Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.

A educação científica busca continuadamente novas metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, trazemos o Alternate Reality Game (ARG) como sugestão viável para o ensino de química, uma vez que este jogo apresenta algumas características que são fundamentais pa...

Full description

Autores:
Chechi, Aline
Cleophas, Maria das Graças
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2018
Institución:
Universidad Pedagógica Nacional
Repositorio:
Repositorio Institucional UPN
Idioma:
por
OAI Identifier:
oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/15970
Acceso en línea:
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934
http://hdl.handle.net/20.500.12209/15970
Palabra clave:
Alternate reality game
Formação de professores
Aprendizagem baseada em problemas
Gamificação
Inteligência coletiva
Rights
openAccess
License
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
id RPEDAGO2_f146a10f375ac86f9abedf99911ec9cc
oai_identifier_str oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/15970
network_acronym_str RPEDAGO2
network_name_str Repositorio Institucional UPN
repository_id_str
dc.title.por.fl_str_mv Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.
title Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.
spellingShingle Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.
Alternate reality game
Formação de professores
Aprendizagem baseada em problemas
Gamificação
Inteligência coletiva
title_short Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.
title_full Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.
title_fullStr Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.
title_full_unstemmed Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.
title_sort Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.
dc.creator.fl_str_mv Chechi, Aline
Cleophas, Maria das Graças
dc.contributor.author.spa.fl_str_mv Chechi, Aline
Cleophas, Maria das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv Alternate reality game
Formação de professores
Aprendizagem baseada em problemas
Gamificação
Inteligência coletiva
topic Alternate reality game
Formação de professores
Aprendizagem baseada em problemas
Gamificação
Inteligência coletiva
description A educação científica busca continuadamente novas metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, trazemos o Alternate Reality Game (ARG) como sugestão viável para o ensino de química, uma vez que este jogo apresenta algumas características que são fundamentais para a educação científica do século XXI, tais como, motivação, engajamento, criatividade, resolução de problemas, alto grau de imersão, da colaboração e cooperação. Há várias formas para elaborar um ARG, contudo, uma narrativa deve ser elaborada para conter os conteúdos pedagógicos que farão parte do jogo. O ARG elaborado foi aplicado a 32 discentes em formação inicial em ciências da natureza. Os resultados desse trabalho apontam para uma boa aceitação do jogo por parte dos alunos, manifestações de habilidade e competências, aquisição de múltiplos letramentos, etc.
publishDate 2018
dc.date.issued.none.fl_str_mv 2018-11-15
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2021-08-02T16:54:04Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2021-08-02T16:54:04Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.coarversion.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.eng.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.eng.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2323-0126
2665-3184
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12209/15970
url https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934
http://hdl.handle.net/20.500.12209/15970
identifier_str_mv 2323-0126
2665-3184
dc.language.iso.none.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934/6713
dc.relation.references.por.fl_str_mv Alves, L. R. G., Minho, M.R. da S., & Diniz, M. V. C. (2014). Gamificação: Diálogos com a Educação. In. L. M. Fadel., V. R. Ulbricht., C. R. Batista., & VanzinT (Orgs.), Gamificação na Educação(p.74-97). São Paulo, SP: Pimenta Cultural.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70
Cleophas, M. G., Cavalcanti, E. L. D., Souza, F. N. de., & Leão, M. B. C. (2014). Alternate Reality Game (ARG):Uma Proposta Didática para o Ensino de Química. Revista Tecnologias na Educação, 6(11), p. 1-14.
Costa, R. (2005). Por um novo Conceito de Comunidade: Redes Sociais, Comunidades Pessoais, Inteligência Coletiva. Comunic, Saúde, Educ, 9(17), p. 235-248.
Jenkins, H. (2009). Cultura da Convergência. São Paulo, SP: Aleph
McGonigal, J. (2012). A Realidade em Jogo. Rio de Janeiro, RJ: Best Seller.
Sakai, M. H., & Lima, G. Z. (1996). PBL: uma visão geral do método. Olho Mágico, 2(5/6).
dc.relation.references.eng.fl_str_mv Frau-Meigs, D. (2012). Transliteracy as the New Research Horizon for Media and Information Literacy. Meduske Studije, 3(6), p. 14-27.
HOLMNER, M., & BEER, K. D. (2013). The design of an alternate reality game as capstone course in a multimedia post-graduate degree. In: Proceedings of the 34th IATUL Conference, pp. 32-40. Purdue University;
Hu, X., Zhang, H., & Ma Rhea, Z.(2016).Alternate reality game in education: A literature review. In M. Baguley (Ed.),AARE 2016: Transforming educational research: Proceedings of the Conference for the Australian Association for Research in Education: Transforming Education Research(p. 1-16). Australian Association for Research in Education.
ones, B. F., Valdez, G., Nowakowski, J., & Rausmussen, C. (1994). Designing Learning and Technology for Educational Reform. Oak Brook, USA: NCREL.
dc.relation.references.spa.fl_str_mv Rodríguez, N. L., & Jareda, M. E. M. (2016). Juegos de Realidad Alternativa para la Educación Civica. Elementos de Diseño: Narrativa, Juego y Discurso. Revista de Comunicación y Ciudadanía Digital, 5(2), p.177-202.
Piñeiro-Otero, T., & Costa-Sánchez, C. (2015). ARG (Juego de Realidad Alternativa). Contribuciones, Limitaciones y potencialidades para la Docencia Universitaria. Comunicar, 22(44), p. 141-148.
Scolari, C. A. (2016). Estrategias de Aprendizaje Informal y Competencias Mediáticas en la Nueva Ecología de la Comunicación. Revista TELOS, p. 1-9.
dc.rights.uri.none.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.rights.creativecommons.none.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
Attribution-NonCommercial 4.0 International
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Editorial Universidad Pedagógica Nacional
dc.source.spa.fl_str_mv Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias
Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias
Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias
institution Universidad Pedagógica Nacional
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacional
repository.mail.fl_str_mv repositorio@pedagogica.edu.co
_version_ 1814445183298699264
spelling Chechi, AlineCleophas, Maria das Graças2021-08-02T16:54:04Z2021-08-02T16:54:04Z2018-11-15https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/89342323-01262665-3184http://hdl.handle.net/20.500.12209/15970A educação científica busca continuadamente novas metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, trazemos o Alternate Reality Game (ARG) como sugestão viável para o ensino de química, uma vez que este jogo apresenta algumas características que são fundamentais para a educação científica do século XXI, tais como, motivação, engajamento, criatividade, resolução de problemas, alto grau de imersão, da colaboração e cooperação. Há várias formas para elaborar um ARG, contudo, uma narrativa deve ser elaborada para conter os conteúdos pedagógicos que farão parte do jogo. O ARG elaborado foi aplicado a 32 discentes em formação inicial em ciências da natureza. Os resultados desse trabalho apontam para uma boa aceitação do jogo por parte dos alunos, manifestações de habilidade e competências, aquisição de múltiplos letramentos, etc.Made available in DSpace on 2021-08-02T16:54:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0Item created via OAI harvest from source: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/oai on 2021-08-02T16:54:04Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:pedagogica.edu.co-REVISTAS-UPN-CO:article/8934application/pdfporEditorial Universidad Pedagógica Nacionalhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934/6713Alves, L. R. G., Minho, M.R. da S., & Diniz, M. V. C. (2014). Gamificação: Diálogos com a Educação. In. L. M. Fadel., V. R. Ulbricht., C. R. Batista., & VanzinT (Orgs.), Gamificação na Educação(p.74-97). São Paulo, SP: Pimenta Cultural.Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70Cleophas, M. G., Cavalcanti, E. L. D., Souza, F. N. de., & Leão, M. B. C. (2014). Alternate Reality Game (ARG):Uma Proposta Didática para o Ensino de Química. Revista Tecnologias na Educação, 6(11), p. 1-14.Costa, R. (2005). Por um novo Conceito de Comunidade: Redes Sociais, Comunidades Pessoais, Inteligência Coletiva. Comunic, Saúde, Educ, 9(17), p. 235-248.Jenkins, H. (2009). Cultura da Convergência. São Paulo, SP: AlephMcGonigal, J. (2012). A Realidade em Jogo. Rio de Janeiro, RJ: Best Seller.Sakai, M. H., & Lima, G. Z. (1996). PBL: uma visão geral do método. Olho Mágico, 2(5/6).Frau-Meigs, D. (2012). Transliteracy as the New Research Horizon for Media and Information Literacy. Meduske Studije, 3(6), p. 14-27.HOLMNER, M., & BEER, K. D. (2013). The design of an alternate reality game as capstone course in a multimedia post-graduate degree. In: Proceedings of the 34th IATUL Conference, pp. 32-40. Purdue University;Hu, X., Zhang, H., & Ma Rhea, Z.(2016).Alternate reality game in education: A literature review. In M. Baguley (Ed.),AARE 2016: Transforming educational research: Proceedings of the Conference for the Australian Association for Research in Education: Transforming Education Research(p. 1-16). Australian Association for Research in Education.ones, B. F., Valdez, G., Nowakowski, J., & Rausmussen, C. (1994). Designing Learning and Technology for Educational Reform. Oak Brook, USA: NCREL.Rodríguez, N. L., & Jareda, M. E. M. (2016). Juegos de Realidad Alternativa para la Educación Civica. Elementos de Diseño: Narrativa, Juego y Discurso. Revista de Comunicación y Ciudadanía Digital, 5(2), p.177-202.Piñeiro-Otero, T., & Costa-Sánchez, C. (2015). ARG (Juego de Realidad Alternativa). Contribuciones, Limitaciones y potencialidades para la Docencia Universitaria. Comunicar, 22(44), p. 141-148.Scolari, C. A. (2016). Estrategias de Aprendizaje Informal y Competencias Mediáticas en la Nueva Ecología de la Comunicación. Revista TELOS, p. 1-9.https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Attribution-NonCommercial 4.0 InternationalTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de CienciasTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de CienciasTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de CienciasAlternate reality gameFormação de professoresAprendizagem baseada em problemasGamificaçãoInteligência coletivaAlternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a8520.500.12209/15970oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/159702024-04-11 05:59:19.391Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacionalrepositorio@pedagogica.edu.co