Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.

A educação científica busca continuadamente novas metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, trazemos o Alternate Reality Game (ARG) como sugestão viável para o ensino de química, uma vez que este jogo apresenta algumas características que são fundamentais pa...

Full description

Autores:
Chechi, Aline
Cleophas, Maria das Graças
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2018
Institución:
Universidad Pedagógica Nacional
Repositorio:
Repositorio Institucional UPN
Idioma:
por
OAI Identifier:
oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/15970
Acceso en línea:
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934
http://hdl.handle.net/20.500.12209/15970
Palabra clave:
Alternate reality game
Formação de professores
Aprendizagem baseada em problemas
Gamificação
Inteligência coletiva
Rights
openAccess
License
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Description
Summary:A educação científica busca continuadamente novas metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, trazemos o Alternate Reality Game (ARG) como sugestão viável para o ensino de química, uma vez que este jogo apresenta algumas características que são fundamentais para a educação científica do século XXI, tais como, motivação, engajamento, criatividade, resolução de problemas, alto grau de imersão, da colaboração e cooperação. Há várias formas para elaborar um ARG, contudo, uma narrativa deve ser elaborada para conter os conteúdos pedagógicos que farão parte do jogo. O ARG elaborado foi aplicado a 32 discentes em formação inicial em ciências da natureza. Os resultados desse trabalho apontam para uma boa aceitação do jogo por parte dos alunos, manifestações de habilidade e competências, aquisição de múltiplos letramentos, etc.