Metodologias ativas na aprendizagem da cartografia escolar.
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a contribuição da aprendizagem baseadas em jogos digitais, pode trazer para a Geografia. Na Educação Geográfica e, em especial, na Cartografia Escolar esta nova perspectiva de ensino e aprendizagem possibilita a criação de ambientes inovadores e...
- Autores:
-
Batista Munhoz, Gislaine
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2011
- Institución:
- Universidad Pedagógica Nacional
- Repositorio:
- Repositorio Institucional UPN
- Idioma:
- por
- OAI Identifier:
- oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/8325
- Acceso en línea:
- https://revistas.upn.edu.co/index.php/anekumene/article/view/7199
http://hdl.handle.net/20.500.12209/8325
- Palabra clave:
- Jogos digitais
Cartografia escolar
Relações espaciais
Aprendizagem baseada em jogos digitais
Games
Digital games
School cartography
Spatial relations
Digital game-based learning
- Rights
- openAccess
- License
- http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Summary: | Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a contribuição da aprendizagem baseadas em jogos digitais, pode trazer para a Geografia. Na Educação Geográfica e, em especial, na Cartografia Escolar esta nova perspectiva de ensino e aprendizagem possibilita a criação de ambientes inovadores e podem proporcionar uma aprendizagem mais significativa, na medida em que professores e alunos podem criar simulações, trabalhar com situações-problema, criar espaços imaginários e/ou fictícios em processos cujo desenrolar leva os alunos a tomar decisões e desenvolver relações e habilidades que em outras contextos seriam mais difíceis de serem adquiridos. A prática desta abordagem educativa com alunos dos ensinos fundamental, médio e superior e de pesquisas que vêm sendo feitas em torno deste tema, tem demonstrado a importância da inserção destes recursos na sala de aula. Acima de tudo, porém, percebe-se a necessidade de considerar de forma mais atenta e investigativa a atual cultura juvenil, na qual os games e/ou jogos digitais são parte do cotidiano, bem como a formação do professor de Geografia neste contexto. |
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