Aprendizagem criativa na construção de jogos digitais: uma proposta educativa no ensino de ciências para crianças

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (tdic) podem ser im-portantes aliadas no Ensino de Ciências para crianças, já que possibilitam um trabalho diversificado. A partir desta perspectiva, relatamos uma experiência de criação de jogos digitais por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamen...

Full description

Autores:
Rocha Sobreira, Elaine Silva
Aparecida Viveiro, Alessandra
Viegas d’Abreu, João Vilhete
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2018
Institución:
Universidad Pedagógica Nacional
Repositorio:
Repositorio Institucional UPN
Idioma:
por
spa
OAI Identifier:
oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/16005
Acceso en línea:
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8990
http://hdl.handle.net/20.500.12209/16005
Palabra clave:
Energía
juegos digitales
Construcionismo
Alfabetização científica
Digital games
Energy
Constructionism
Scientific literacy
Rights
openAccess
License
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Description
Summary:As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (tdic) podem ser im-portantes aliadas no Ensino de Ciências para crianças, já que possibilitam um trabalho diversificado. A partir desta perspectiva, relatamos uma experiência de criação de jogos digitais por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública brasileira. Nela, o professor teve um importante papel de designer da atividade, promovendo a criação de um ambiente construcionista por meio de um projeto que envolveu a aprendizagem criativa na construção de jogos digitais com interação física. A temática escolhida para esta investigação abrangeu o conteúdo de Energia e o uso do Scratch para programação dos jogos digitais, assim como a utilização de placas de prototipagem e outros recursos de interação física. As análises revelaram indícios de que a proposta favoreceu a aprendizagem dos conteúdos de Ciências, bem como suas in-terações com as tecnologias. Observamos essas aprendizagens a partir da reelaboração de conhecimentos prévios em direção aos conhecimentos cien-tíficos, aquisição de vocabulário e maior autonomia na tomada de decisões. Os estudantes envolveram-se em ações que favoreceram tanto o letramento científico quanto o digital, reconhecendo-se como produtores de jogos, ricos em contexto e propostas atrativas e significativas.