A experiência da nomeação das crianças Guarani como educação espiritual.
O presente artigo traz recortes reflexivos extraídos da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida com os povos indígenas da etnia Guarani que vivem no Rio Grande do Sul, região sul do Brasil. Este tem como proposta refletir sobre a educação e a constituição do humano a partir das cosmologias desse povo...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2021
- Institución:
- Universidad Pedagógica Nacional
- Repositorio:
- Repositorio Institucional UPN
- Idioma:
- por
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- Palabra clave:
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O presente artigo traz recortes reflexivos extraídos da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida com os povos indígenas da etnia Guarani que vivem no Rio Grande do Sul, região sul do Brasil. Este tem como proposta refletir sobre a educação e a constituição do humano a partir das cosmologias desse povo, buscando compreender esses processos desde o ritual de nomeação da criança Guarani, do xamanismo e dos processos que levam à transformação da pessoa em animal, segundo a concepção ameríndia. Com base nessas compreensões, podemos ampliar a noção de espiritualidade no contexto da educação ameríndia, bem como aprofundar as investigações acerca da epistemologia xamânica e da vivência das infâncias, com aportes da Psicologia Junguiana. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva dos estudos autoetnográficos com lideranças e professores Guarani. |
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A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva dos estudos autoetnográficos com lideranças e professores Guarani.This article presents some reflective sections extracted from the postdoctoral research developed with the indigenous peoples of the Guarani ethnic group, who live in the Rio Grande do Sul, in southern Brazil. It is proposed to reflect on the education and constitution of the human being from the cosmologies of this people, seeking to understand these processes from the ritual of naming the Guarani child, shamanism, and the processes that lead to the transformation of the person into an animal, according to the Amerindian conception. Based on these understandings, we can broaden the notion of spirituality in the context of Amerindian education, and deepen the research on shamanic epistemology and childhood experience, with contributions from Jungian Psychology. The research was developed from the autoethnographic perspective in studies with Guarani leaders and teachers.Submitted by María Paula Cruz Ramírez (mpcruzr@upn.edu.co) on 2024-06-05T14:42:51Z No. of bitstreams: 1 redaca,+NyN+51+1+artes-29-40.pdf: 2915795 bytes, checksum: 9e2fb18db82d2877b31807c0b7d59bbd (MD5)Made available in DSpace on 2024-06-05T14:42:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 redaca,+NyN+51+1+artes-29-40.pdf: 2915795 bytes, checksum: 9e2fb18db82d2877b31807c0b7d59bbd (MD5)application/pdfapplication/pdfporEditorial Universidad Pedagógica Nacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Nodos y Nudos; Vol.7 Núm. 51 (2021); 29-40Nomeação Mbya-GuaraniCriançasEducaçãoEspiritualidadeMbya-Guaraní namingChildrenEducationSpiritualityA experiência da nomeação das crianças Guarani como educação espiritual.info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Clastres, P. (1990). A fala sagrada: mitos e cantos sagrados dos índios Guarani. PapirusGutiérrez, L. M. e Torres, M. A. (2011). Vuelo Mágico de Orión y Los animales mitológicos. Um estúdio del arte simbólico précolombiano de Colômbia. Ventos Ediciones.Hillman, J. (2001). O código do ser: uma busca do caráter e da vocação pessoal. Objetiva.Jung, C. G. (2011). Seminários sobre sonhos de crianças: sobre o método da interpretação dos sonhos; Interpretaçãio psicológica de sonhos de crianças.Vozes.Jung, C. G. (2014). O livro Vermelho. Liber Novus. Vozes.Kusch, R. (2012). Geocultura del hombre americano. Fundación Ross.Latour, B. (2000). Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Editora 34.Meliá, B. (1991). El Guarani. Experiência religiosa.CEADUC.Meliá, B. (2010). Educação Guarani segundo os Guarani. Em D. R. Streck, Fontes da pedagogia latino americana: uma ontologia. Autêntica Editora.Meliá, B. (2016). Una nación, dos culturas. 4ª ed. CEPAG.Menezes, A., Richter, S. e Silveira, V. F. (2015). Nhandereko Kue Kyringue’í Reko Rã: nossa história para as crianças.Imprensa Livre.Poty, V. (2015). Entrevista. Em M. A. Bergamaschi e A. Menezes, Educação Ameríndia: a dança e a escola amerín-dia. 2 ed. edunisc.Poty, V. (2016). Curso de biodança e educação Guarani. Editora Pallottinos.Franco, J. (2019). Depoimento oral. [Roda de conversa]. Estudantes da Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Barra do Ribeiro, RS.Santos, J. G. dos. (2012). Entre homens e diabos: uma etnogrfia dos Guarani Nhandéva acometidos pelo Jepotá. [Dissertação Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais]. Universidade do Oeste do Paraná.Souza, F. R. S. (2019). A Lei n. 11.645/2008 e a experiência formativa de professores na escola. [Tese do Programa de Pós-Graduação em Educação]. Universidade de Santa Cruz do Sul (rs)Viveiros, de C. E. (2002). A inconstância da alma selvagem e outros ensaios. 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