Redes sociales para el aprendizaje de idiomas: un examen a las Teorías de Aprendizaje en espacios semióticos anidados
As redes sociais para aprendizagem de línguas (RESAL) criaram novos modelos de aprendizagem, de interação social e experiências de aprendizado. Este estudo centra-se em Busuu —uma RESAL muito conhecida— e examina as perspectivas de aprendizagem que subjazem no seu design semiótico. O artigo parte da...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- eng
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28541
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17203
http://hdl.handle.net/10554/28541
- Palabra clave:
- Rights
- openAccess
- License
- Derechos de autor 2016 José Aldemar Álvarez Valencia
id |
JAVERIANA_df374ff3d97816be016252a364da0430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28541 |
network_acronym_str |
JAVERIANA |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes sociales para el aprendizaje de idiomas: un examen a las Teorías de Aprendizaje en espacios semióticos anidados Redes sociais para o aprendizado das línguas: uma revisão das teorias de aprendizagem em espaços semióticos aninhados Social Networking Sites for Language Learning: Examining Learning Theories in Nested Semiotic Spaces |
title |
Redes sociales para el aprendizaje de idiomas: un examen a las Teorías de Aprendizaje en espacios semióticos anidados |
spellingShingle |
Redes sociales para el aprendizaje de idiomas: un examen a las Teorías de Aprendizaje en espacios semióticos anidados Álvarez Valencia, José Aldemar |
title_short |
Redes sociales para el aprendizaje de idiomas: un examen a las Teorías de Aprendizaje en espacios semióticos anidados |
title_full |
Redes sociales para el aprendizaje de idiomas: un examen a las Teorías de Aprendizaje en espacios semióticos anidados |
title_fullStr |
Redes sociales para el aprendizaje de idiomas: un examen a las Teorías de Aprendizaje en espacios semióticos anidados |
title_full_unstemmed |
Redes sociales para el aprendizaje de idiomas: un examen a las Teorías de Aprendizaje en espacios semióticos anidados |
title_sort |
Redes sociales para el aprendizaje de idiomas: un examen a las Teorías de Aprendizaje en espacios semióticos anidados |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Álvarez Valencia, José Aldemar |
author |
Álvarez Valencia, José Aldemar |
author_facet |
Álvarez Valencia, José Aldemar |
author_role |
author |
description |
As redes sociais para aprendizagem de línguas (RESAL) criaram novos modelos de aprendizagem, de interação social e experiências de aprendizado. Este estudo centra-se em Busuu —uma RESAL muito conhecida— e examina as perspectivas de aprendizagem que subjazem no seu design semiótico. O artigo parte da premissa segundo a qual a composição semiótica de qualquer meio de comunicação posiciona e promulga certas formas de tratamento, aquisição e aprendizagem dos conteúdos, e baseia-se em fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa etnográfica e a semiótica social multimodal para analisar o site. Um das principais conclusões do estudo é que o Busuu constitui um sistema ecológico de espaços semióticos entrelaçados onde os elementos e princípios pedagógicos das diferentes teorias de aprendizagem de línguas —conductista, cognitiva, construtivista— se amalgamam de maneira conflitante e, por sua vez, complementar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 2020-04-15T19:17:40Z 2020-04-15T19:17:40Z |
dc.type.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 Artículo de revista http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 info:eu-repo/semantics/article Artículo revisado por pares info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17203 10.11144/Javeriana.syp35-68.snsl 2027-2731 0120-4823 http://hdl.handle.net/10554/28541 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17203 http://hdl.handle.net/10554/28541 |
identifier_str_mv |
10.11144/Javeriana.syp35-68.snsl 2027-2731 0120-4823 |
dc.language.none.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17203/13712 Signo y Pensamiento; Vol 35 No 68 (2016); 66-84 Signo y Pensamiento; Vol. 35 Núm. 68 (2016); 66-84 |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Derechos de autor 2016 José Aldemar Álvarez Valencia Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Derechos de autor 2016 José Aldemar Álvarez Valencia Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositorio Universidad Javeriana instname:Pontificia Universidad Javeriana instacron:Pontificia Universidad Javeriana |
instname_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
instacron_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
reponame_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
collection |
Repositorio Universidad Javeriana |
_version_ |
1803712884321026048 |
spelling |
Redes sociales para el aprendizaje de idiomas: un examen a las Teorías de Aprendizaje en espacios semióticos anidadosRedes sociais para o aprendizado das línguas: uma revisão das teorias de aprendizagem em espaços semióticos aninhadosSocial Networking Sites for Language Learning: Examining Learning Theories in Nested Semiotic SpacesÁlvarez Valencia, José AldemarAs redes sociais para aprendizagem de línguas (RESAL) criaram novos modelos de aprendizagem, de interação social e experiências de aprendizado. Este estudo centra-se em Busuu —uma RESAL muito conhecida— e examina as perspectivas de aprendizagem que subjazem no seu design semiótico. O artigo parte da premissa segundo a qual a composição semiótica de qualquer meio de comunicação posiciona e promulga certas formas de tratamento, aquisição e aprendizagem dos conteúdos, e baseia-se em fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa etnográfica e a semiótica social multimodal para analisar o site. Um das principais conclusões do estudo é que o Busuu constitui um sistema ecológico de espaços semióticos entrelaçados onde os elementos e princípios pedagógicos das diferentes teorias de aprendizagem de línguas —conductista, cognitiva, construtivista— se amalgamam de maneira conflitante e, por sua vez, complementar.Las redes sociales para el aprendizaje de lenguas (resal) han creado nuevos modelos de aprendizaje, de interacción social y de experiencias de aprendizaje. Este estudio se centra en Busuu —una resal bastante conocida— y examina las perspectivas de aprendizaje que subyacen al diseño semiótico del mismo. El artículo parte de la premisa según la cual la composición semiótica de cualquier medio de comunicación posiciona y promulga ciertas formas de tratamiento, adquisición y aprendizaje de los contenidos, y se basa en fundamentos teóricos y metodológicos de la investigación etnográfica y la semiótica social multimodal para analizar el sitio web. Una de las principales conclusiones del estudio indica que Busuu constituye un sistema ecológico de espacios semióticos entretejidos, donde los elementos y principios pedagógicos de las diferentes teorías del aprendizaje de lenguas —conductista, cognitiva, constructivista— se amalgaman de manera conflictiva y, al mismo tiempo, complementaria.Social media has given rise to a new generation of participatory online environments, namely, social networking sites for language learning (snsll). snslls have created new patterns of learning languages, social interaction, and learning experiences. This study focuses on Busuu, a well-known snsll, and examines the views of learning that underlie the semiotic design of this virtual environment. I depart from the premise that the semiotic composition of any medium of communication positions and enacts certain ways in which contents must be treated, acquired, or learned. I draw on methodological and theoretical foundations of ethnographic research and multimodal social semiotics to analyze the website. One of the main findings of the study indicates that Busuu constitutes an ecological system of nested semiotic spaces where pedagogical elements and principles from different theories of language learning (behavioristic, cognitive, constructivist) interweave in conflicting but at the same time complementary ways.Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje2020-04-15T19:17:40Z2020-04-15T19:17:40Z2016-06-30http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/1720310.11144/Javeriana.syp35-68.snsl2027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/28541enghttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17203/13712Signo y Pensamiento; Vol 35 No 68 (2016); 66-84Signo y Pensamiento; Vol. 35 Núm. 68 (2016); 66-84Derechos de autor 2016 José Aldemar Álvarez ValenciaAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:11:37Z |