Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica
A pesquisa transita pelo singular, o particular e o universal. Não parte de um extremo para chegar ao outro (como no clássico arranjo indução vs. dedução). Nesse contexto, a ciência tem como horizonte o universal, para o qual realiza uma exclusão da dimensão subjetiva. Por sua parte, a psicanálise m...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2012
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26363
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3382
http://hdl.handle.net/10554/26363
- Palabra clave:
- Investigación; psicoanálisis; subjetividad; teoría de la información en ciencias sociales
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA_b522545bbfe169bc74ab37e63f20c75a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26363 |
network_acronym_str |
JAVERIANA |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológicaPesquisa, psicanálise, educação - Parte I: posição metodológica e epistemológicaResearch, psychoanalysis and education - Part I: methodological and epistemological positionBustamante Zamudio, Guillermo; Universidad Pedagógica NacionalInvestigación; psicoanálisis; subjetividad; teoría de la información en ciencias socialesA pesquisa transita pelo singular, o particular e o universal. Não parte de um extremo para chegar ao outro (como no clássico arranjo indução vs. dedução). Nesse contexto, a ciência tem como horizonte o universal, para o qual realiza uma exclusão da dimensão subjetiva. Por sua parte, a psicanálise mantém com a ciência uma relação complexa: pesquisa ‑como ela‑ sob a pretensão de conseguir afirmações válidas para uma comunidade de trabalho; mas, por outro lado, tem como horizonte a radicalização do singular, sob o imperativo de restituir a subjetividade excluída na operação da ciência.La investigación transita lo singular, lo particular y lo universal. No parte de un extremo para llegar al otro (como en el clásico arreglo inducción vs. deducción). En ese contexto, la ciencia tiene como horizonte lo universal, para lo cual realiza una exclusión de la dimensión subjetiva. Por su parte, el psicoanálisis mantiene con la ciencia una relación compleja: investiga –como ella– bajo la pretensión de conseguir asertos válidos para una comunidad de trabajo; pero, de otro lado, tiene como horizonte la radicalización de lo singular, bajo el imperativo de restituir la subjetividad excluida en la operación de la ciencia.Research goes through singularity, particularity and universality. It does not depart from an extreme to arrive into the other one (like in the classic agreement induction vs. deduction). In this context, universality is the horizon of science, to achieve this, a subjective dimension is excluded. On the one hand, psychoanalysis has a complex relationship with science: it researches, like science, under the pretension of getting valid assertions for a work community, but, on the other hand, psychoanalysis has its horizon on the radicalization of singularity, under the mandate of putting back the subjectivity excluded on science operations.Editorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:24:41Z2020-04-16T18:33:00Z2018-02-24T15:24:41Z2020-04-16T18:33:00Z2012-09-18http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/33822027-11822027-1174http://hdl.handle.net/10554/26363spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3382/2571Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 1, Núm. 2International Journal of Research in Education; Vol. 1, Núm. 2Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 1, Núm. 2Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; Vol. 1, Núm. 2nullnullnullAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:40:32Z |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica Pesquisa, psicanálise, educação - Parte I: posição metodológica e epistemológica Research, psychoanalysis and education - Part I: methodological and epistemological position |
title |
Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica |
spellingShingle |
Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica Bustamante Zamudio, Guillermo; Universidad Pedagógica Nacional Investigación; psicoanálisis; subjetividad; teoría de la información en ciencias sociales |
title_short |
Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica |
title_full |
Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica |
title_fullStr |
Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica |
title_full_unstemmed |
Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica |
title_sort |
Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Bustamante Zamudio, Guillermo; Universidad Pedagógica Nacional |
author |
Bustamante Zamudio, Guillermo; Universidad Pedagógica Nacional |
author_facet |
Bustamante Zamudio, Guillermo; Universidad Pedagógica Nacional |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
null null null |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Investigación; psicoanálisis; subjetividad; teoría de la información en ciencias sociales |
topic |
Investigación; psicoanálisis; subjetividad; teoría de la información en ciencias sociales |
description |
A pesquisa transita pelo singular, o particular e o universal. Não parte de um extremo para chegar ao outro (como no clássico arranjo indução vs. dedução). Nesse contexto, a ciência tem como horizonte o universal, para o qual realiza uma exclusão da dimensão subjetiva. Por sua parte, a psicanálise mantém com a ciência uma relação complexa: pesquisa ‑como ela‑ sob a pretensão de conseguir afirmações válidas para uma comunidade de trabalho; mas, por outro lado, tem como horizonte a radicalização do singular, sob o imperativo de restituir a subjetividade excluída na operação da ciência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-18 2018-02-24T15:24:41Z 2018-02-24T15:24:41Z 2020-04-16T18:33:00Z 2020-04-16T18:33:00Z |
dc.type.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 Artículo de revista http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 info:eu-repo/semantics/article Artículo revisado por pares info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3382 2027-1182 2027-1174 http://hdl.handle.net/10554/26363 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3382 http://hdl.handle.net/10554/26363 |
identifier_str_mv |
2027-1182 2027-1174 |
dc.language.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3382/2571 Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 1, Núm. 2 International Journal of Research in Education; Vol. 1, Núm. 2 Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 1, Núm. 2 Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; Vol. 1, Núm. 2 |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
null null null |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editorial Pontificia Universidad Javeriana |
publisher.none.fl_str_mv |
Editorial Pontificia Universidad Javeriana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositorio Universidad Javeriana instname:Pontificia Universidad Javeriana instacron:Pontificia Universidad Javeriana |
instname_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
instacron_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
reponame_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
collection |
Repositorio Universidad Javeriana |
_version_ |
1803712871720288256 |