La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica
O Movimento Pedagógico Colombiano que emergiu na década de 1980, lançou uma luta pela recuperação da Pedagogia como espaço identificador do ofício de mestre, e acunhou dois conceitos: saber pedagógico e prática pe- dagógica, como instrumentos e objetos es- tratégicos de tal luta. Após quarenta anos...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27009
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17715
http://hdl.handle.net/10554/27009
- Palabra clave:
- null
Saber pedagógico; práctica pedagógica; Movimiento Pedagógico Colombiano; oficio de maestro; Michel Foucault; Michel de Certeau
null
Pedagogical Knowledge; Pedagogical Practice; Colombian Pedagogical Movement; Teaching; Michel Foucault; Michel de Certeau
null
Saber pedagógico; prática pedagógica; Movimento Pedagógico Colombiano; ofício de mestre; Michel Foucault; Michel de Certeau
- Rights
- openAccess
- License
- Copyright (c) 2016 Óscar Saldarriaga
id |
JAVERIANA_69d1b5d0bc2b02629ddce7a096c67889 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27009 |
network_acronym_str |
JAVERIANA |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.none.fl_str_mv |
La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica A «escola estourada»: diálogos entre duas noções de prática pedagógica «An Exploded school»: Dialogues Between two Concepts of Pedagogical Practice |
title |
La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica |
spellingShingle |
La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica Saldarriaga Vélez, Óscar; Pontificia Universidad Javeriana null Saber pedagógico; práctica pedagógica; Movimiento Pedagógico Colombiano; oficio de maestro; Michel Foucault; Michel de Certeau null Pedagogical Knowledge; Pedagogical Practice; Colombian Pedagogical Movement; Teaching; Michel Foucault; Michel de Certeau null Saber pedagógico; prática pedagógica; Movimento Pedagógico Colombiano; ofício de mestre; Michel Foucault; Michel de Certeau |
title_short |
La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica |
title_full |
La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica |
title_fullStr |
La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica |
title_full_unstemmed |
La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica |
title_sort |
La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Saldarriaga Vélez, Óscar; Pontificia Universidad Javeriana |
author |
Saldarriaga Vélez, Óscar; Pontificia Universidad Javeriana |
author_facet |
Saldarriaga Vélez, Óscar; Pontificia Universidad Javeriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
null null null |
dc.subject.none.fl_str_mv |
null Saber pedagógico; práctica pedagógica; Movimiento Pedagógico Colombiano; oficio de maestro; Michel Foucault; Michel de Certeau null Pedagogical Knowledge; Pedagogical Practice; Colombian Pedagogical Movement; Teaching; Michel Foucault; Michel de Certeau null Saber pedagógico; prática pedagógica; Movimento Pedagógico Colombiano; ofício de mestre; Michel Foucault; Michel de Certeau |
topic |
null Saber pedagógico; práctica pedagógica; Movimiento Pedagógico Colombiano; oficio de maestro; Michel Foucault; Michel de Certeau null Pedagogical Knowledge; Pedagogical Practice; Colombian Pedagogical Movement; Teaching; Michel Foucault; Michel de Certeau null Saber pedagógico; prática pedagógica; Movimento Pedagógico Colombiano; ofício de mestre; Michel Foucault; Michel de Certeau |
description |
O Movimento Pedagógico Colombiano que emergiu na década de 1980, lançou uma luta pela recuperação da Pedagogia como espaço identificador do ofício de mestre, e acunhou dois conceitos: saber pedagógico e prática pe- dagógica, como instrumentos e objetos es- tratégicos de tal luta. Após quarenta anos do processo, o primeiro conceito já foi bem apro- priado pelos professores, entanto o segundo é usado sobre todo por funcionários do sistema educativo. Para lidar com tal paradoxo, abre- -se o diálogo e debate de duas perspectivas de compreensão da noção de prática pedagógica: uma de inspiração foucaultiana, desenvolvida por Olga Zuluaga (Colômbia), e outra de ins- piração decertoniana, proposta por Anne-Ma- rie Chartier (Franca). Um diálogo figurado entre o autor e esta pesquisadora serve como cenário para apresentar os elementos conver- gentes e divergentes destas duas perspectivas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-21 2018-02-24T15:33:47Z 2018-02-24T15:33:47Z 2020-04-15T20:37:58Z 2020-04-15T20:37:58Z |
dc.type.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 Artículo de revista http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 info:eu-repo/semantics/article Artículo revisado por pares info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17715 10.11144/Javeriana.mys20-41.eedn 2248-6992 0122-5197 http://hdl.handle.net/10554/27009 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17715 http://hdl.handle.net/10554/27009 |
identifier_str_mv |
10.11144/Javeriana.mys20-41.eedn 2248-6992 0122-5197 |
dc.language.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17715/13976 Memoria y Sociedad; Vol. 20, Núm. 41 (2016) Memoria y Sociedad; Vol. 20, Núm. 41 (2016) |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Óscar Saldarriaga Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Óscar Saldarriaga Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositorio Universidad Javeriana instname:Pontificia Universidad Javeriana instacron:Pontificia Universidad Javeriana |
instname_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
instacron_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
reponame_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
collection |
Repositorio Universidad Javeriana |
_version_ |
1803712896407961600 |
spelling |
La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógicaA «escola estourada»: diálogos entre duas noções de prática pedagógica«An Exploded school»: Dialogues Between two Concepts of Pedagogical PracticeSaldarriaga Vélez, Óscar; Pontificia Universidad JaveriananullSaber pedagógico; práctica pedagógica; Movimiento Pedagógico Colombiano; oficio de maestro; Michel Foucault; Michel de CerteaunullPedagogical Knowledge; Pedagogical Practice; Colombian Pedagogical Movement; Teaching; Michel Foucault; Michel de CerteaunullSaber pedagógico; prática pedagógica; Movimento Pedagógico Colombiano; ofício de mestre; Michel Foucault; Michel de CerteauO Movimento Pedagógico Colombiano que emergiu na década de 1980, lançou uma luta pela recuperação da Pedagogia como espaço identificador do ofício de mestre, e acunhou dois conceitos: saber pedagógico e prática pe- dagógica, como instrumentos e objetos es- tratégicos de tal luta. Após quarenta anos do processo, o primeiro conceito já foi bem apro- priado pelos professores, entanto o segundo é usado sobre todo por funcionários do sistema educativo. Para lidar com tal paradoxo, abre- -se o diálogo e debate de duas perspectivas de compreensão da noção de prática pedagógica: uma de inspiração foucaultiana, desenvolvida por Olga Zuluaga (Colômbia), e outra de ins- piração decertoniana, proposta por Anne-Ma- rie Chartier (Franca). Um diálogo figurado entre o autor e esta pesquisadora serve como cenário para apresentar os elementos conver- gentes e divergentes destas duas perspectivas. El Movimiento Pedagógico Colombiano que emergió en la década de 1980 lanzó una lucha por la recuperación de la Pedagogía como espacio identificador del oficio de maestro, y acuñó dos conceptos: el de saber pedagógico y el de práctica pedagógica, como instrumentos y objetos estratégicos de tal lucha. Tras cuarenta años del proceso, el primer concepto ha sido bien apropiado por los profesores, mientras que el segundo es usado sobre todo por los funcionarios del sistema educativo. Para abordar esta paradoja, se ponen en diálogo y debate dos perspectivas de comprensión de la noción de práctica pedagógica: una de inspiración foucaultiana, desarrollada por Olga Zuluaga (Colombia), y otra de inspiración decertoniana, propuesta por Anne-Marie Chartier (Francia). Un diálogo figurado entre el autor y esta investigadora sirve como escenario para presentar los elementos convergentes y divergentes de estas dos perspectivas.The Colombian Pedagogical Movement that emerged in the 1980s launched a struggle for the recovery of the Pedagogy as a source of identity for teachers as professionals. It also coined two concepts: pedagogical knowledge and teaching practice as both instruments and strategic objects in this struggle. After forty years of this process, teachers have appropriat- ed the former, while officials in the educational system have mainly made use of latter concept. To address this paradox, this article dialogues and debates two perspectives of the compre- hension of the very notion of pedagogical practice: one, inspired by Foucauldian Archae- ology of Knowledge and has been developed by Olga Zuluaga (Colombia), while the oth- er was inspired by Michel de Certeau’s cultural criticism and has been proposed by Anne-Ma- rie Chartier (France). An imagined dialogue between the author and Ms. Chartier serves as stage for presenting the convergent and diver- gent elements of these two perspectives. Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:33:47Z2020-04-15T20:37:58Z2018-02-24T15:33:47Z2020-04-15T20:37:58Z2016-11-21http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/1771510.11144/Javeriana.mys20-41.eedn2248-69920122-5197http://hdl.handle.net/10554/27009spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17715/13976Memoria y Sociedad; Vol. 20, Núm. 41 (2016)Memoria y Sociedad; Vol. 20, Núm. 41 (2016)Copyright (c) 2016 Óscar SaldarriagaAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:16:26Z |