La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica

O Movimento Pedagógico Colombiano que emergiu na década de 1980, lançou uma luta pela recuperação da Pedagogia como espaço identificador do ofício de mestre, e acunhou dois conceitos: saber pedagógico e prática pe- dagógica, como instrumentos e objetos es- tratégicos de tal luta. Após quarenta anos...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2016
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27009
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17715
http://hdl.handle.net/10554/27009
Palabra clave:
null
Saber pedagógico; práctica pedagógica; Movimiento Pedagógico Colombiano; oficio de maestro; Michel Foucault; Michel de Certeau
null
Pedagogical Knowledge; Pedagogical Practice; Colombian Pedagogical Movement; Teaching; Michel Foucault; Michel de Certeau
null
Saber pedagógico; prática pedagógica; Movimento Pedagógico Colombiano; ofício de mestre; Michel Foucault; Michel de Certeau
Rights
openAccess
License
Copyright (c) 2016 Óscar Saldarriaga
id JAVERIANA_69d1b5d0bc2b02629ddce7a096c67889
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27009
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.none.fl_str_mv La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica
A «escola estourada»: diálogos entre duas noções de prática pedagógica
«An Exploded school»: Dialogues Between two Concepts of Pedagogical Practice
title La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica
spellingShingle La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica
Saldarriaga Vélez, Óscar; Pontificia Universidad Javeriana
null
Saber pedagógico; práctica pedagógica; Movimiento Pedagógico Colombiano; oficio de maestro; Michel Foucault; Michel de Certeau
null
Pedagogical Knowledge; Pedagogical Practice; Colombian Pedagogical Movement; Teaching; Michel Foucault; Michel de Certeau
null
Saber pedagógico; prática pedagógica; Movimento Pedagógico Colombiano; ofício de mestre; Michel Foucault; Michel de Certeau
title_short La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica
title_full La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica
title_fullStr La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica
title_full_unstemmed La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica
title_sort La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógica
dc.creator.none.fl_str_mv Saldarriaga Vélez, Óscar; Pontificia Universidad Javeriana
author Saldarriaga Vélez, Óscar; Pontificia Universidad Javeriana
author_facet Saldarriaga Vélez, Óscar; Pontificia Universidad Javeriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
dc.subject.none.fl_str_mv null
Saber pedagógico; práctica pedagógica; Movimiento Pedagógico Colombiano; oficio de maestro; Michel Foucault; Michel de Certeau
null
Pedagogical Knowledge; Pedagogical Practice; Colombian Pedagogical Movement; Teaching; Michel Foucault; Michel de Certeau
null
Saber pedagógico; prática pedagógica; Movimento Pedagógico Colombiano; ofício de mestre; Michel Foucault; Michel de Certeau
topic null
Saber pedagógico; práctica pedagógica; Movimiento Pedagógico Colombiano; oficio de maestro; Michel Foucault; Michel de Certeau
null
Pedagogical Knowledge; Pedagogical Practice; Colombian Pedagogical Movement; Teaching; Michel Foucault; Michel de Certeau
null
Saber pedagógico; prática pedagógica; Movimento Pedagógico Colombiano; ofício de mestre; Michel Foucault; Michel de Certeau
description O Movimento Pedagógico Colombiano que emergiu na década de 1980, lançou uma luta pela recuperação da Pedagogia como espaço identificador do ofício de mestre, e acunhou dois conceitos: saber pedagógico e prática pe- dagógica, como instrumentos e objetos es- tratégicos de tal luta. Após quarenta anos do processo, o primeiro conceito já foi bem apro- priado pelos professores, entanto o segundo é usado sobre todo por funcionários do sistema educativo. Para lidar com tal paradoxo, abre- -se o diálogo e debate de duas perspectivas de compreensão da noção de prática pedagógica: uma de inspiração foucaultiana, desenvolvida por Olga Zuluaga (Colômbia), e outra de ins- piração decertoniana, proposta por Anne-Ma- rie Chartier (Franca). Um diálogo figurado entre o autor e esta pesquisadora serve como cenário para apresentar os elementos conver- gentes e divergentes destas duas perspectivas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21
2018-02-24T15:33:47Z
2018-02-24T15:33:47Z
2020-04-15T20:37:58Z
2020-04-15T20:37:58Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
Artículo revisado por pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17715
10.11144/Javeriana.mys20-41.eedn
2248-6992
0122-5197
http://hdl.handle.net/10554/27009
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17715
http://hdl.handle.net/10554/27009
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.mys20-41.eedn
2248-6992
0122-5197
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17715/13976
Memoria y Sociedad; Vol. 20, Núm. 41 (2016)
Memoria y Sociedad; Vol. 20, Núm. 41 (2016)
dc.rights.none.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Óscar Saldarriaga
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Óscar Saldarriaga
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712896407961600
spelling La «escuela estallada»: diálogos entre dos nociones de práctica pedagógicaA «escola estourada»: diálogos entre duas noções de prática pedagógica«An Exploded school»: Dialogues Between two Concepts of Pedagogical PracticeSaldarriaga Vélez, Óscar; Pontificia Universidad JaveriananullSaber pedagógico; práctica pedagógica; Movimiento Pedagógico Colombiano; oficio de maestro; Michel Foucault; Michel de CerteaunullPedagogical Knowledge; Pedagogical Practice; Colombian Pedagogical Movement; Teaching; Michel Foucault; Michel de CerteaunullSaber pedagógico; prática pedagógica; Movimento Pedagógico Colombiano; ofício de mestre; Michel Foucault; Michel de CerteauO Movimento Pedagógico Colombiano que emergiu na década de 1980, lançou uma luta pela recuperação da Pedagogia como espaço identificador do ofício de mestre, e acunhou dois conceitos: saber pedagógico e prática pe- dagógica, como instrumentos e objetos es- tratégicos de tal luta. Após quarenta anos do processo, o primeiro conceito já foi bem apro- priado pelos professores, entanto o segundo é usado sobre todo por funcionários do sistema educativo. Para lidar com tal paradoxo, abre- -se o diálogo e debate de duas perspectivas de compreensão da noção de prática pedagógica: uma de inspiração foucaultiana, desenvolvida por Olga Zuluaga (Colômbia), e outra de ins- piração decertoniana, proposta por Anne-Ma- rie Chartier (Franca). Um diálogo figurado entre o autor e esta pesquisadora serve como cenário para apresentar os elementos conver- gentes e divergentes destas duas perspectivas. El Movimiento Pedagógico Colombiano que emergió en la década de 1980 lanzó una lucha por la recuperación de la Pedagogía como espacio identificador del oficio de maestro, y acuñó dos conceptos: el de saber pedagógico y el de práctica pedagógica, como instrumentos y objetos estratégicos de tal lucha. Tras cuarenta años del proceso, el primer concepto ha sido bien apropiado por los profesores, mientras que el segundo es usado sobre todo por los funcionarios del sistema  educativo. Para abordar esta paradoja, se ponen en diálogo y debate dos perspectivas de comprensión de la noción de práctica pedagógica: una de inspiración foucaultiana, desarrollada por Olga Zuluaga (Colombia), y otra de inspiración decertoniana, propuesta por Anne-Marie Chartier (Francia). Un diálogo figurado entre el autor y esta investigadora sirve como escenario para presentar los elementos convergentes y divergentes de estas dos perspectivas.The Colombian Pedagogical Movement that emerged in the 1980s launched a struggle for the recovery of the Pedagogy as a source of identity for teachers as professionals. It also coined two concepts: pedagogical knowledge and teaching practice as both instruments and strategic objects in this struggle. After forty years of this process, teachers have appropriat- ed the former, while officials in the educational system have mainly made use of latter concept. To address this paradox, this article dialogues and debates two perspectives of the compre- hension of the very notion of pedagogical practice: one, inspired by Foucauldian Archae- ology of Knowledge and has been developed by Olga Zuluaga (Colombia), while the oth- er was inspired by Michel de Certeau’s cultural criticism and has been proposed by Anne-Ma- rie Chartier (France). An imagined dialogue between the author and Ms. Chartier serves as stage for presenting the convergent and diver- gent elements of these two perspectives. Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:33:47Z2020-04-15T20:37:58Z2018-02-24T15:33:47Z2020-04-15T20:37:58Z2016-11-21http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/1771510.11144/Javeriana.mys20-41.eedn2248-69920122-5197http://hdl.handle.net/10554/27009spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17715/13976Memoria y Sociedad; Vol. 20, Núm. 41 (2016)Memoria y Sociedad; Vol. 20, Núm. 41 (2016)Copyright (c) 2016 Óscar SaldarriagaAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:16:26Z