Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.
Este artigo foca-se no ‘imaginário’ dominante (Castoriadis, 1987) de pesquisa acerca do escrever e considera, em particular, como os regímenes de avaliação exercem orientações analíticas sobre tal fenômeno. Utilizando extratos de três projetos de pesquisa diferentes: o escrever académico dos alunos...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2018
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28668
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21092
http://hdl.handle.net/10554/28668
- Palabra clave:
- Rights
- openAccess
- License
- Derechos de autor 2018 Theresa Lillis
id |
JAVERIANA_3684ccbd90570796754a2622854da109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28668 |
network_acronym_str |
JAVERIANA |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.none.fl_str_mv |
Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido. Resistir regímenes de avaliação no estudo do escrever: para um imaginário enriquecido. Resisting Regimes of Evaluation in the Study of Writing: Towards a Richer Imaginary. |
title |
Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido. |
spellingShingle |
Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido. Lillis, Theresa |
title_short |
Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido. |
title_full |
Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido. |
title_fullStr |
Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido. |
title_full_unstemmed |
Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido. |
title_sort |
Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido. |
dc.creator.none.fl_str_mv |
Lillis, Theresa |
author |
Lillis, Theresa |
author_facet |
Lillis, Theresa |
author_role |
author |
description |
Este artigo foca-se no ‘imaginário’ dominante (Castoriadis, 1987) de pesquisa acerca do escrever e considera, em particular, como os regímenes de avaliação exercem orientações analíticas sobre tal fenômeno. Utilizando extratos de três projetos de pesquisa diferentes: o escrever académico dos alunos (ej. Lillis, 2001); o escrever dos académicos para publicações (ej. Lillis e Curry, 2010) e o escrever profissional dos assistentes sociais (ej. Lillis, 2017), este artigo tem três objetivos: 1) ilustrar a abordagem avaliativa-normativa sobre o escrever evidente nas práticas de assunção dentro dos regímenes de avaliação, ou seja, pelo professor, o avaliador, o inspetor; 2) indicar que algumas categorias analíticas utilizadas frequentemente na pesquisa sobre o escrever podem refletir características dos regímenes de avaliação e levar a um reconhecimento errado em lugar de iluminar o que está acontecendo 3) ilustrar o valor de uma abordagem de orientação etnográfica, em particular, um que remarca trajetórias (de textos e de pessoas), para abrir os imaginários de pesquisa e para fazer visíveis dimensões chave dos fenômenos que estamos explorando. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-17 2020-04-15T19:14:18Z 2020-04-15T19:14:18Z |
dc.type.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 Artículo de revista http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 info:eu-repo/semantics/article Artículo revisado por pares info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21092 10.11144/Javeriana.syp36-71.rree 2027-2731 0120-4823 http://hdl.handle.net/10554/28668 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21092 http://hdl.handle.net/10554/28668 |
identifier_str_mv |
10.11144/Javeriana.syp36-71.rree 2027-2731 0120-4823 |
dc.language.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21092/17002 Signo y Pensamiento; Vol 36 No 71 (2017); 66 - 81 Signo y Pensamiento; Vol. 36 Núm. 71 (2017); 66 - 81 |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Derechos de autor 2018 Theresa Lillis Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Derechos de autor 2018 Theresa Lillis Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositorio Universidad Javeriana instname:Pontificia Universidad Javeriana instacron:Pontificia Universidad Javeriana |
instname_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
instacron_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
reponame_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
collection |
Repositorio Universidad Javeriana |
_version_ |
1803712878978531328 |
spelling |
Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.Resistir regímenes de avaliação no estudo do escrever: para um imaginário enriquecido.Resisting Regimes of Evaluation in the Study of Writing: Towards a Richer Imaginary.Lillis, TheresaEste artigo foca-se no ‘imaginário’ dominante (Castoriadis, 1987) de pesquisa acerca do escrever e considera, em particular, como os regímenes de avaliação exercem orientações analíticas sobre tal fenômeno. Utilizando extratos de três projetos de pesquisa diferentes: o escrever académico dos alunos (ej. Lillis, 2001); o escrever dos académicos para publicações (ej. Lillis e Curry, 2010) e o escrever profissional dos assistentes sociais (ej. Lillis, 2017), este artigo tem três objetivos: 1) ilustrar a abordagem avaliativa-normativa sobre o escrever evidente nas práticas de assunção dentro dos regímenes de avaliação, ou seja, pelo professor, o avaliador, o inspetor; 2) indicar que algumas categorias analíticas utilizadas frequentemente na pesquisa sobre o escrever podem refletir características dos regímenes de avaliação e levar a um reconhecimento errado em lugar de iluminar o que está acontecendo 3) ilustrar o valor de uma abordagem de orientação etnográfica, em particular, um que remarca trajetórias (de textos e de pessoas), para abrir os imaginários de pesquisa e para fazer visíveis dimensões chave dos fenômenos que estamos explorando.Este artículo se enfoca en el imaginario (Castoriadis, 1987) predominante en la investigación sobre el escribir y se pregunta, en particular, cómo los regímenes de evaluación ejercen orientaciones analíticas sobre este fenómeno. El artículo retoma algunos extractos de tres proyectos de investigación: uno sobre el escribir académico de los estudiantes (Lillis, 2001); otro sobre el escribir de los académicos para la publicación (Lillis y Curry, 2010) y un último sobre el escribir profesional de los asistentes sociales (Lillis, 2017). Los objetivos del artículo son, primero, ilustrar el enfoque evaluativo-normativo sobre el escribir que se hace evidente en las prácticas de asunción en de los regímenes de evaluación, por parte del profesor, del evaluador y del inspector. En un segundo momento, argumentar que algunas categorías analíticas utilizadas a menudo en la investigación sobre el escribir pueden reflejar características de los regímenes de evaluación y llevar a un reconocimiento equivocado en lugar de iluminar lo que está pasando. Por último, el artículo busca defender el valor de un enfoque de orientación etnográfico particularmente de un enfoque que resalta trayectorias de textos y personas⎯a la hora de ‘abrir’ los imaginarios de la investigación y de hacer visibles dimensiones clave de los fenómenos que estamos explorando.This paper puts the spotlight on the dominant ‘imaginary’ (Castoriadis 1987) governing writing research, focusing in particular on the way in which evaluation regimes shape analytic orientations towards writing as a phenomenon. Drawing on data from three different research projects- student writing ( e.g. Lillis 2001), scholars’ writing for publication (e.g. Lillis and Curry 2010) , writing in professional social work (e.g. Lillis, 2017)-the paper has three objectives: 1) to illustrate the normative evaluative approach towards writing evident in practises of uptake within the evaluation regimes, that is by teacher, reviewer, manager/inspector; 2) to signal that some widely used analytic categories/frames used across writing research traditions may mirror features of evaluation regimes and lead to a misrecognition, rather than an illumination of what is going on; 3) to illustrate the value of ethnographically oriented approaches, in particular work which explores writing through a focus on trajectories (of texts and of people) for opening up our research imaginaries and for making visible key dimensions to the phenomena we are exploring.Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje2020-04-15T19:14:18Z2020-04-15T19:14:18Z2018-04-17http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2109210.11144/Javeriana.syp36-71.rree2027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/28668spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21092/17002Signo y Pensamiento; Vol 36 No 71 (2017); 66 - 81Signo y Pensamiento; Vol. 36 Núm. 71 (2017); 66 - 81Derechos de autor 2018 Theresa LillisAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:11:34Z |