Representaciones sociales de profesores universitarios afectados por un proceso de fusión académico-administrativo. Caso Universidad Autónoma de Entre Ríos
Nosso propósito consiste em informar à comunidade latino-americana sobre os resultados do estudo do caso de fusão de institutos terciários na Universidade Autônoma de Entre Ríos e sobre as representações sociais dos docentes. Abordamos o estudo desde uma perspectiva que integra três propostas teóric...
- Autores:
-
Bartolini, Ana María; Pontificia Universidad Católica Argentina Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER)
D’Angelo Gallino, Virginia Ester; Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER)
Vivas, Daniela Roxana; Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER)
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2012
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29775
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2093
http://hdl.handle.net/10554/29775
- Palabra clave:
- merger, social representations; UADER; institute transferral; faculty
fusión; representaciones sociales; UADER; institutos transferidos; docentes
fusão, representações sociais; UADER; institutos transferidos; docentes
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA2_36aea79e87989d1b62c1b9e9ec085e7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29775 |
network_acronym_str |
JAVERIANA2 |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.spa.fl_str_mv |
Representaciones sociales de profesores universitarios afectados por un proceso de fusión académico-administrativo. Caso Universidad Autónoma de Entre Ríos |
dc.title.por.fl_str_mv |
Representações sociais de professores universitários afetados por um processo de fusão acadêmico-administrativo. Caso da Universidade Autônoma de Entre Ríos |
dc.title.english.eng.fl_str_mv |
Social representations among university professors affected by a process of academic-administrative fusion. The case of Universidad Autónoma de Entre Ríos |
title |
Representaciones sociales de profesores universitarios afectados por un proceso de fusión académico-administrativo. Caso Universidad Autónoma de Entre Ríos |
spellingShingle |
Representaciones sociales de profesores universitarios afectados por un proceso de fusión académico-administrativo. Caso Universidad Autónoma de Entre Ríos merger, social representations; UADER; institute transferral; faculty fusión; representaciones sociales; UADER; institutos transferidos; docentes fusão, representações sociais; UADER; institutos transferidos; docentes |
title_short |
Representaciones sociales de profesores universitarios afectados por un proceso de fusión académico-administrativo. Caso Universidad Autónoma de Entre Ríos |
title_full |
Representaciones sociales de profesores universitarios afectados por un proceso de fusión académico-administrativo. Caso Universidad Autónoma de Entre Ríos |
title_fullStr |
Representaciones sociales de profesores universitarios afectados por un proceso de fusión académico-administrativo. Caso Universidad Autónoma de Entre Ríos |
title_full_unstemmed |
Representaciones sociales de profesores universitarios afectados por un proceso de fusión académico-administrativo. Caso Universidad Autónoma de Entre Ríos |
title_sort |
Representaciones sociales de profesores universitarios afectados por un proceso de fusión académico-administrativo. Caso Universidad Autónoma de Entre Ríos |
dc.creator.fl_str_mv |
Bartolini, Ana María; Pontificia Universidad Católica Argentina Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER) D’Angelo Gallino, Virginia Ester; Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER) Vivas, Daniela Roxana; Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER) |
dc.contributor.author.none.fl_str_mv |
Bartolini, Ana María; Pontificia Universidad Católica Argentina Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER) D’Angelo Gallino, Virginia Ester; Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER) Vivas, Daniela Roxana; Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER) |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
null null null |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
merger, social representations; UADER; institute transferral; faculty |
topic |
merger, social representations; UADER; institute transferral; faculty fusión; representaciones sociales; UADER; institutos transferidos; docentes fusão, representações sociais; UADER; institutos transferidos; docentes |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
fusión; representaciones sociales; UADER; institutos transferidos; docentes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fusão, representações sociais; UADER; institutos transferidos; docentes |
description |
Nosso propósito consiste em informar à comunidade latino-americana sobre os resultados do estudo do caso de fusão de institutos terciários na Universidade Autônoma de Entre Ríos e sobre as representações sociais dos docentes. Abordamos o estudo desde uma perspectiva que integra três propostas teóricas: o internismo de Burton Clark, a dinâmica institucional de Lidia Fernández e as contribuições sobre fusão de Brown, Delhom, Clark e Lang. Partindo de 22 entrevistas focalizadas realizamos um estudo de caráter descritivo. Para analisar os dados qualitativos combinamos o modo ilustrativo mediante fragmentos textuais, e o analítico através da construção de categorias que permitem interpretar o processo vivido tais como: estrutura do trabalho docente, significados sobre a fusão, desmembramento da identidade, modalidades e estratégias, e processo comunicacional. Conhecer rigorosamente estes processos pessoais e institucionais contribui para fazer inteligíveis as “caixas pretas” geradoras de conflitos, contribuindo com novos elementos para outras fusões. |
publishDate |
2012 |
dc.date.created.none.fl_str_mv |
2012-04-11 |
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv |
2018-02-24T15:51:25Z 2020-04-15T18:45:22Z |
dc.date.available.none.fl_str_mv |
2018-02-24T15:51:25Z 2020-04-15T18:45:22Z |
dc.type.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1 |
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
dc.type.local.spa.fl_str_mv |
Artículo de revista |
dc.type.coar.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2093 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2011-2734 0120-4807 |
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10554/29775 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2093 http://hdl.handle.net/10554/29775 |
identifier_str_mv |
2011-2734 0120-4807 |
dc.language.iso.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.uri.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2093/1352 |
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv |
Universitas Humanística; Vol. 70, Núm. 70 (2010) |
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv |
Universitas Humanística; Vol. 70, Núm. 70 (2010) |
dc.relation.citationissue.por.fl_str_mv |
Universitas Humanística; Vol. 70, Núm. 70 (2010) |
dc.rights.licence.*.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional |
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.spa.fl_str_mv |
PDF |
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.spa.fl_str_mv |
Editorial Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
repository.name.fl_str_mv |
Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@javeriana.edu.co |
_version_ |
1814337718616850432 |
spelling |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2nullnullnullBartolini, Ana María; Pontificia Universidad Católica Argentina Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER)D’Angelo Gallino, Virginia Ester; Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER)Vivas, Daniela Roxana; Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER)2018-02-24T15:51:25Z2020-04-15T18:45:22Z2018-02-24T15:51:25Z2020-04-15T18:45:22Z2012-04-11http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/20932011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29775Nosso propósito consiste em informar à comunidade latino-americana sobre os resultados do estudo do caso de fusão de institutos terciários na Universidade Autônoma de Entre Ríos e sobre as representações sociais dos docentes. Abordamos o estudo desde uma perspectiva que integra três propostas teóricas: o internismo de Burton Clark, a dinâmica institucional de Lidia Fernández e as contribuições sobre fusão de Brown, Delhom, Clark e Lang. Partindo de 22 entrevistas focalizadas realizamos um estudo de caráter descritivo. Para analisar os dados qualitativos combinamos o modo ilustrativo mediante fragmentos textuais, e o analítico através da construção de categorias que permitem interpretar o processo vivido tais como: estrutura do trabalho docente, significados sobre a fusão, desmembramento da identidade, modalidades e estratégias, e processo comunicacional. Conhecer rigorosamente estes processos pessoais e institucionais contribui para fazer inteligíveis as “caixas pretas” geradoras de conflitos, contribuindo com novos elementos para outras fusões.Nuestro propósito consiste en informar a la comunidad latinoamericana sobre los resultados del estudio del caso de fusión de institutos terciarios en la Universidad Autónoma de Entre Ríos y sobre las representacionessociales de los docentes. Abordamos el estudio desde una perspectiva que integra tres propuestas teóricas: el internismo de Burton Clark, la dinámica institucional de Lidia Fernández y los aportes sobre fusión de Brown, Delhom, Clark y Lang. A partir de 22 entrevistas focalizadas realizamos un estudio de carácter descriptivo. Para analizar los datos cualitativos combinamos el modo ilustrativo mediante fragmentos textuales, y el analítico a través de la construcción de categorías que permiten interpretar el proceso vivido tales como: estructura del trabajo docente, significados sobre la fusión, desmembramiento de la identidad, modalidades y estrategias, y proceso comunicacional. Conocer rigurosamente estos procesos personales e institucionales contribuye a hacer inteligibles las “cajas negras” generadoras de conflictos, aportando nuevos elementos para otras fusionesOur aim is to socialize the case study results on the merger of tertiary institutes at Universidad Autónoma de Entre Ríos (Argentina) and the faculty’s social representations among the Latin American community. For this study, we follow three theoretical approaches: Burton Clark’s internism, Lidia Fernández’s institutional dynamics and Brown, Delhom, Clark and Lang’s contributions on mergers. Based on 22 focused interviews, a descriptive study was carried out. In order to examine qualitative data, the illustrative mode, through textual excerpts, was combined to the analytical mode, through category building. This allows interpreting the process in the: teaching work structure, fusion-related meanings, dismemberment of identity, modalities and strategies, and the communicative process aspects. A thoroughful study of these personal and institutional processes helps understand conflict generating “black boxes”, thus bringing new elements in to further mergers.PDFapplication/pdfspaEditorial Pontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2093/1352Universitas Humanística; Vol. 70, Núm. 70 (2010)Universitas Humanística; Vol. 70, Núm. 70 (2010)Universitas Humanística; Vol. 70, Núm. 70 (2010)merger, social representations; UADER; institute transferral; facultyfusión; representaciones sociales; UADER; institutos transferidos; docentesfusão, representações sociais; UADER; institutos transferidos; docentesRepresentaciones sociales de profesores universitarios afectados por un proceso de fusión académico-administrativo. Caso Universidad Autónoma de Entre RíosRepresentações sociais de professores universitários afetados por um processo de fusão acadêmico-administrativo. Caso da Universidade Autônoma de Entre RíosSocial representations among university professors affected by a process of academic-administrative fusion. The case of Universidad Autónoma de Entre Ríoshttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/article10554/29775oai:repository.javeriana.edu.co:10554/297752023-03-29 12:54:15.702Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |