Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.

Este artigo foca-se no ‘imaginário’ dominante (Castoriadis, 1987) de pesquisa acerca do escrever e considera, em particular, como os regímenes de avaliação exercem orientações analíticas sobre tal fenômeno. Utilizando extratos de três projetos de pesquisa diferentes: o escrever académico dos alunos...

Full description

Autores:
Lillis, Theresa
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2018
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28668
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21092
http://hdl.handle.net/10554/28668
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_3684ccbd90570796754a2622854da109
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28668
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.spa.fl_str_mv Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.
dc.title.por.fl_str_mv Resistir regímenes de avaliação no estudo do escrever: para um imaginário enriquecido.
dc.title.english.eng.fl_str_mv Resisting Regimes of Evaluation in the Study of Writing: Towards a Richer Imaginary.
title Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.
spellingShingle Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.
title_short Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.
title_full Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.
title_fullStr Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.
title_full_unstemmed Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.
title_sort Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.
dc.creator.fl_str_mv Lillis, Theresa
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Lillis, Theresa
description Este artigo foca-se no ‘imaginário’ dominante (Castoriadis, 1987) de pesquisa acerca do escrever e considera, em particular, como os regímenes de avaliação exercem orientações analíticas sobre tal fenômeno. Utilizando extratos de três projetos de pesquisa diferentes: o escrever académico dos alunos (ej. Lillis, 2001); o escrever dos académicos para publicações (ej. Lillis e Curry, 2010) e o escrever profissional dos assistentes sociais (ej. Lillis, 2017), este artigo tem três objetivos: 1) ilustrar a abordagem avaliativa-normativa sobre o escrever evidente nas práticas de assunção dentro dos regímenes de avaliação, ou seja, pelo professor, o avaliador, o inspetor; 2) indicar que algumas categorias analíticas utilizadas frequentemente na pesquisa sobre o escrever podem refletir características dos regímenes de avaliação e levar a um reconhecimento errado em lugar de iluminar o que está acontecendo 3) ilustrar o valor de uma abordagem de orientação etnográfica, em particular, um que remarca trajetórias (de textos e de pessoas), para abrir os imaginários de pesquisa e para fazer visíveis dimensões chave dos fenômenos que estamos explorando.
publishDate 2018
dc.date.created.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:14:18Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:14:18Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21092
10.11144/Javeriana.syp36-71.rree
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/28668
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21092
http://hdl.handle.net/10554/28668
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.syp36-71.rree
2027-2731
0120-4823
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21092/17002
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol 36 No 71 (2017); 66 - 81
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol. 36 Núm. 71 (2017); 66 - 81
dc.rights.spa.fl_str_mv Derechos de autor 2018 Theresa Lillis
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.uri.spa.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Derechos de autor 2018 Theresa Lillis
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1808389566390861824
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalDerechos de autor 2018 Theresa Lillishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Lillis, Theresa2020-04-15T19:14:18Z2020-04-15T19:14:18Z2018-04-17http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2109210.11144/Javeriana.syp36-71.rree2027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/28668Este artigo foca-se no ‘imaginário’ dominante (Castoriadis, 1987) de pesquisa acerca do escrever e considera, em particular, como os regímenes de avaliação exercem orientações analíticas sobre tal fenômeno. Utilizando extratos de três projetos de pesquisa diferentes: o escrever académico dos alunos (ej. Lillis, 2001); o escrever dos académicos para publicações (ej. Lillis e Curry, 2010) e o escrever profissional dos assistentes sociais (ej. Lillis, 2017), este artigo tem três objetivos: 1) ilustrar a abordagem avaliativa-normativa sobre o escrever evidente nas práticas de assunção dentro dos regímenes de avaliação, ou seja, pelo professor, o avaliador, o inspetor; 2) indicar que algumas categorias analíticas utilizadas frequentemente na pesquisa sobre o escrever podem refletir características dos regímenes de avaliação e levar a um reconhecimento errado em lugar de iluminar o que está acontecendo 3) ilustrar o valor de uma abordagem de orientação etnográfica, em particular, um que remarca trajetórias (de textos e de pessoas), para abrir os imaginários de pesquisa e para fazer visíveis dimensões chave dos fenômenos que estamos explorando.Este artículo se enfoca en el imaginario (Castoriadis, 1987) predominante en la investigación sobre el escribir y se pregunta, en particular, cómo los regímenes de evaluación ejercen orientaciones analíticas sobre este fenómeno. El artículo retoma algunos extractos de tres proyectos de investigación: uno sobre el escribir académico de los estudiantes (Lillis, 2001); otro sobre el escribir de los académicos para la publicación (Lillis y Curry, 2010) y un último sobre el escribir profesional de los asistentes sociales (Lillis, 2017). Los objetivos del artículo son, primero, ilustrar el enfoque evaluativo-normativo sobre el escribir que se hace evidente en las prácticas de asunción en de los regímenes de evaluación, por parte del profesor, del evaluador y del inspector. En un segundo momento, argumentar que algunas categorías analíticas utilizadas a menudo en la investigación sobre el escribir pueden reflejar características de los regímenes de evaluación y llevar a un reconocimiento equivocado en lugar de iluminar lo que está pasando. Por último, el artículo busca defender el valor de un enfoque de orientación etnográfico particularmente de un enfoque que resalta trayectorias de textos y personas⎯a la hora de ‘abrir’ los imaginarios de la investigación y de hacer visibles dimensiones clave de los fenómenos que estamos explorando.This paper puts the spotlight on the dominant ‘imaginary’ (Castoriadis 1987) governing writing research, focusing in particular on the way in which evaluation regimes shape analytic orientations towards writing as a phenomenon. Drawing on data from three different research projects- student writing ( e.g. Lillis 2001), scholars’ writing for publication (e.g. Lillis and Curry 2010) , writing in professional social work (e.g. Lillis, 2017)-the paper has three objectives: 1) to illustrate the normative evaluative approach towards writing evident in practises of uptake within the evaluation regimes, that is by teacher, reviewer, manager/inspector; 2) to signal that some widely used analytic categories/frames used across writing research traditions may mirror features of evaluation regimes and lead to a misrecognition, rather than an illumination of what is going on; 3) to illustrate the value of ethnographically oriented approaches, in particular work which explores writing through a focus on trajectories (of texts and of people) for opening up our research imaginaries and for making visible key dimensions to the phenomena we are exploring.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguajehttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/21092/17002Signo y Pensamiento; Vol 36 No 71 (2017); 66 - 81Signo y Pensamiento; Vol. 36 Núm. 71 (2017); 66 - 81Resistir regímenes de evaluación en el estudio del escribir: hacia un imaginario enriquecido.Resistir regímenes de avaliação no estudo do escrever: para um imaginário enriquecido.Resisting Regimes of Evaluation in the Study of Writing: Towards a Richer Imaginary.http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/28668oai:repository.javeriana.edu.co:10554/286682023-03-29 14:11:34.671Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co