O trabalho de músicos no Brasil: tensões identitárias e arranjos domésticos
O mercado de trabalho de músicos no Brasil é heterogêneo sob diversos aspectos. Caracteriza-se pela informalidade e pela precarização, além da segmentação de gênero, tanto no sentido de formas musicais como no de relações sociais de sexo e construção de representações sociais correlatas. O objetivo...
- Autores:
-
Horta Nunes, Jordão
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2017
- Institución:
- Universidad Nacional de Colombia
- Repositorio:
- Universidad Nacional de Colombia
- Idioma:
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- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
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- Palabra clave:
- 3 Ciencias sociales / Social sciences
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O mercado de trabalho de músicos no Brasil é heterogêneo sob diversos aspectos. Caracteriza-se pela informalidade e pela precarização, além da segmentação de gênero, tanto no sentido de formas musicais como no de relações sociais de sexo e construção de representações sociais correlatas. O objetivo deste texto é analisar o trabalho de músicos no Brasil destacando o recente deslocamento ocupacional que afeta as identidades profissionais e as práticas de conciliação e os arranjos domésticos em domicílios onde vivem músicos. A metodologia emprega uma aproximação quali-quantitativa e triangulação de fontes: bases de dados governamentais, survey que emprega perfis na internet selecionados por web scraping e entrevistas. A análise fatorial exploratória com base em variáveis relacionadas ao trabalho doméstico e ao trabalho musical identificou cinco fatores: arranjo tradicional de delegação, trabalho musical competitivo, arranjo de conciliação societária, conciliação interna, conciliação comunitária. Constatou-se que o tipo de delegação tradicional, com emprego doméstico, não é explicável somente pela relação entre o trabalho reprodutivo e o produtivo, com a tradicional desvalorização ou subalternização do primeiro, mas por uma construção de gênero que acaba destinando as mulheres, minoritárias na ocupação, às atividades de ensino em nível superior e à colocação em formações estáveis, geralmente com rendimentos mais altos e formas de contratação menos flexibilizadas. As estratégias de conciliação que envolvem o trabalho musical refletem a distinção, num contexto de traços culturais e sociais específicos, entre orientar-se por uma assistência disponível no mercado de serviços, pelo Estado ou por arranjos familiares, vistas como tipos ideais, já que essas práticas se interpenetram. Entretanto, o panorama atual, se considerado a partir dos fatores extraídos, revela um descompasso em relação à experiência e à teorização em países com políticas públicas de conciliação entre família e trabalho mais consolidadas, como uma articulação que seria indicada, por exemplo, na combinação, num mesmo fator, de práticas conciliatórias internas ou comunitárias e recurso a instituições societárias de serviços sociais. |
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Horta Nunes, Jordão (2017) O trabalho de músicos no Brasil: tensões identitárias e arranjos domésticos. Revista Colombiana de Sociología, 40 (2). pp. 107-128. ISSN 2256-5485 |
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A metodologia emprega uma aproximação quali-quantitativa e triangulação de fontes: bases de dados governamentais, survey que emprega perfis na internet selecionados por web scraping e entrevistas. A análise fatorial exploratória com base em variáveis relacionadas ao trabalho doméstico e ao trabalho musical identificou cinco fatores: arranjo tradicional de delegação, trabalho musical competitivo, arranjo de conciliação societária, conciliação interna, conciliação comunitária. Constatou-se que o tipo de delegação tradicional, com emprego doméstico, não é explicável somente pela relação entre o trabalho reprodutivo e o produtivo, com a tradicional desvalorização ou subalternização do primeiro, mas por uma construção de gênero que acaba destinando as mulheres, minoritárias na ocupação, às atividades de ensino em nível superior e à colocação em formações estáveis, geralmente com rendimentos mais altos e formas de contratação menos flexibilizadas. As estratégias de conciliação que envolvem o trabalho musical refletem a distinção, num contexto de traços culturais e sociais específicos, entre orientar-se por uma assistência disponível no mercado de serviços, pelo Estado ou por arranjos familiares, vistas como tipos ideais, já que essas práticas se interpenetram. Entretanto, o panorama atual, se considerado a partir dos fatores extraídos, revela um descompasso em relação à experiência e à teorização em países com políticas públicas de conciliação entre família e trabalho mais consolidadas, como uma articulação que seria indicada, por exemplo, na combinação, num mesmo fator, de práticas conciliatórias internas ou comunitárias e recurso a instituições societárias de serviços sociais.El mercado de trabajo de músicos en Brasil es heterogéneo en diversos aspectos. Se caracteriza por la informalidad y la precarización, además de la segmentación de género, tanto en sentido de formas musicales como en el de relaciones sociales de sexo y construcción de representaciones sociales correlativas. El propósito del texto es analizar el trabajo de músicos en Brasil destacando el reciente desplazamiento ocupacional que afecta las identidades profesionales y las prácticas de conciliación y los arreglos domésticos en domicilios donde viven los músicos. La metodología utiliza una aproximación cuali-cuantitativa y triangulación de fuentes: bases de datos gubernamentales, survey que emplea perfiles en internet seleccionados por web scraping y entrevistas. El análisis factorial exploratorio con base en variables relacionadas al trabajo doméstico y al trabajo musical identificó cinco factores: arreglo tradicional de delegación, trabajo musical competitivo, arreglo de conciliación societaria, conciliación interna, conciliación comunitaria. Se encontró que el tipo de delegación tradicional, con empleo doméstico, no se explica solo por la relación entre el trabajo reproductivo y el productivo, con la tradicional desvaloración o subalternización del primero, pero por una construcción de género que resulta destinando a las mujeres, minoritarias en la ocupación, a las actividades de enseñanza en educación superior y a la ubicación en formaciones estables, generalmente con rendimientos más altos y formas de contratación menos flexibilizadas. Las estrategias de conciliación que involucran el trabajo musical refleten la distinción, en un contexto de rasgos culturales y sociales específicos, entre orientarse por una asistencia disponible en el mercado de servicios, por el Estado o por arreglos familiares, vistas como tipos ideales, ya que estas prácticas se interpenetran. Sin embargo, el panorama actual, si considerado desde los factores extraídos, revela un desequilibrio en relación con la experiencia y la teorización en países con políticas públicas de conciliación entre familia y trabajo más consolidadas, como una articulación que sería indicada, por ejemplo, en la combinación, en un mismo factor, de prácticas conciliatorias internas o comunitarias y recurso a instituciones societarias de servicios sociales.The musicians’ job market in Brazil is heterogeneous in various senses. It is characterized by informality and job insecurity, in addition to being segmented by gender, both with respect to musical forms and to social relations between the sexes and the construction of correlative social representations. The purpose of this article is to analyze the work of musicians in Brazil, highlighting the recent occupational displacement that affects professional identities and the conciliation practices and domestic arrangements in households where musicians live. The methodology used was a quali-quantitative approach and the triangulation of sources: government databases, and surveys using Internet profiles selected through web scraping and interviews. The exploratory factor analysis based on variables related to domestic work and musical work identified five factors: traditional delegation arrangement, competitive musical work, societal conciliation arrangement, internal conciliation, and community conciliation. Findings showed that traditional delegation in the case of domestic work is not only explained by the relation between reproductive and productive work, with the traditional devaluation or subalternization of the former, but also by a gender construction that ends up assigning women–who are a minority in terms of employment–to teaching activities in the field of higher education and to their placement in stable formations, generally with higher performance and less flexible forms of hiring. Conciliation strategies involving musical work reflect the distinction, in the context of specific cultural and social characteristics, among orienting oneself through the assistance available in the services market, the State, or family arrangements, seen as ideal types, since these practices overlap. However, on the basis of the abovementioned factors, the current outlook reveals an imbalance with respect to the experience and theorization in countries with more consolidated public policies on conciliation between family and work, as an articulation that could result from combining internal and community conciliation practices with societal social services institutions into a single factor.application/pdfspaUniversidad Nacional de Colombia - Sede Bogotá - Facultad de Ciencias Humanas - Departamento de Sociologíahttps://revistas.unal.edu.co/index.php/recs/article/view/66387Universidad Nacional de Colombia Revistas electrónicas UN Revista Colombiana de SociologíaRevista Colombiana de SociologíaHorta Nunes, Jordão (2017) O trabalho de músicos no Brasil: tensões identitárias e arranjos domésticos. Revista Colombiana de Sociología, 40 (2). pp. 107-128. ISSN 2256-54853 Ciencias sociales / Social sciencesarranjos domésticosBrasilgêneroidentidadeprofissãotrabalho musicalarreglos domésticosBrasilgéneroidentidadprofesióntrabajo musical.Brazildomestic arrangementsgenderidentitymusical workprofessionO trabalho de músicos no Brasil: tensões identitárias e arranjos domésticosArtículo de revistainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Texthttp://purl.org/redcol/resource_type/ARTORIGINAL66387-340545-2-PB.pdfapplication/pdf5265731https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/unal/66155/1/66387-340545-2-PB.pdf87352ba82bc70a31cbdf13b8d3cf4b1cMD51THUMBNAIL66387-340545-2-PB.pdf.jpg66387-340545-2-PB.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5000https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/unal/66155/2/66387-340545-2-PB.pdf.jpg9027c4ff31aa728f179cc15d92db7e09MD52unal/66155oai:repositorio.unal.edu.co:unal/661552024-05-14 23:09:21.352Repositorio Institucional Universidad Nacional de Colombiarepositorio_nal@unal.edu.co |