“quando ser ‘povo’ envergonha” – o cinema popular de teixeirinha na ótica de fãs e de críticos
Este artigo trata das diferentes formas através das quais produções cinematográficas ligadas à cultura popular são recepcionadas, avaliadas e interpretadas. Partindo do caso dos filmes produzidos por Victor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, cantor brasileiro de grande popularidade nas décadas do sesse...
- Autores:
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Dos Reis, Nicole Isabel
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2009
- Institución:
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- Repositorio:
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- Palabra clave:
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Este artigo trata das diferentes formas através das quais produções cinematográficas ligadas à cultura popular são recepcionadas, avaliadas e interpretadas. Partindo do caso dos filmes produzidos por Victor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, cantor brasileiro de grande popularidade nas décadas do sessenta ao oitenta, propõe-se analisar o contraste entre a maneira como tais obras eram percebidas pelos críticos cinematográficos e pelos fãs do artista, cujas cartas demonstram o quanto tais filmes faziam sentido em seu universo simbólico. Relaciona-se o cinema popular de Teixeirinha com a tradição latino-americana do melodrama, afirmando que, apesar de não serem freqüentemente citados nas histórias oficiais do cinema brasileiro e serem considerados massificados e alienantes pela crítica, tais filmes foram importantes não só na constituição da relação de Teixeirinha com seus fãs mas para a própria formação de um público cinematográfico no interior do Brasil, com gostos, valores e preferências distantes e estranhas à crítica que partia dos grandes centros urbanos. |
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