“quando ser ‘povo’ envergonha” – o cinema popular de teixeirinha na ótica de fãs e de críticos

Este artigo trata das diferentes formas através das quais produções cinematográficas ligadas à cultura popular são recepcionadas, avaliadas e interpretadas. Partindo do caso dos filmes produzidos por Victor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, cantor brasileiro de grande popularidade nas décadas do sesse...

Full description

Autores:
Dos Reis, Nicole Isabel
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2009
Institución:
Universidad Nacional de Colombia
Repositorio:
Universidad Nacional de Colombia
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repositorio.unal.edu.co:unal/28981
Acceso en línea:
https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/28981
http://bdigital.unal.edu.co/19029/
Palabra clave:
Teixeirinha
cinema
cultura popular
crítica cinematográfica
fãs
correspondência de fãs.
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial 4.0 Internacional
Description
Summary:Este artigo trata das diferentes formas através das quais produções cinematográficas ligadas à cultura popular são recepcionadas, avaliadas e interpretadas. Partindo do caso dos filmes produzidos por Victor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, cantor brasileiro de grande popularidade nas décadas do sessenta ao oitenta, propõe-se analisar o contraste entre a maneira como tais obras eram percebidas pelos críticos cinematográficos e pelos fãs do artista, cujas cartas demonstram o quanto tais filmes faziam sentido em seu universo simbólico. Relaciona-se o cinema popular de Teixeirinha com a tradição latino-americana do melodrama, afirmando que, apesar de não serem freqüentemente citados nas histórias oficiais do cinema brasileiro e serem considerados massificados e alienantes pela crítica, tais filmes foram importantes não só na constituição da relação de Teixeirinha com seus fãs mas para a própria formação de um público cinematográfico no interior do Brasil, com gostos, valores e preferências distantes e estranhas à crítica que partia dos grandes centros urbanos.