Responsabilidade social corporativa e a teoría clásica da empresa: são ambas as teorias irreconciliaveis?

Nas últimas décadas tem havido um grande debate sobra a Responsabilidade Social das Empresas (RSC). Os autores Neoclássicos apoiam a ideia de que a RSC não e compatível com o objetivo da maximização do beneficio enquanto que os defensores da RSC argumentam que, na era da globalização e as economias...

Full description

Autores:
García-de-Madariaga, Jesus
Rodríguez-de-Rivera-Cremades, Fernando
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2010
Institución:
Universidad Nacional de Colombia
Repositorio:
Universidad Nacional de Colombia
Idioma:
spa
OAI Identifier:
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Acceso en línea:
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corporate social responsibility
classical theory of firms
stakeholders and market value
Responsabilidad Social Empresarial
Teoría Clásica de la Empresa
stakeholders y valor de mercado
responsabilité Sociale Corporative
Théorie Classique de l'Entreprise
stakeholders et valeur du marché
Responsabilidade Social Corporativa
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description Nas últimas décadas tem havido um grande debate sobra a Responsabilidade Social das Empresas (RSC). Os autores Neoclássicos apoiam a ideia de que a RSC não e compatível com o objetivo da maximização do beneficio enquanto que os defensores da RSC argumentam que, na era da globalização e as economias de redes, a ideia de uma empresa gerida unicamente para satisfazer os Interesses dos acionistas não se sustenta. Sem embargo, mais além do debate, como a RSC afeta o valor de mercado das empresas? Se encontrássemos    uma relação positiva entre ambas variáveis, poderíamos   concluir que ambas as teorias são reconciliáveis e que o objetivo da maximização do beneficio,    talvez  satisfizesse     não só interesses dos acionistas, mas de todos os stakeholders. Revisamos a literatura anterior e propomos um modelo para analisar como a RSC afeta o valor de mercado das empresas.
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Sem embargo, mais além do debate, como a RSC afeta o valor de mercado das empresas? Se encontrássemos    uma relação positiva entre ambas variáveis, poderíamos   concluir que ambas as teorias são reconciliáveis e que o objetivo da maximização do beneficio,    talvez  satisfizesse     não só interesses dos acionistas, mas de todos os stakeholders. Revisamos a literatura anterior e propomos um modelo para analisar como a RSC afeta o valor de mercado das empresas.Un débat important a eu lieu dans Ies dernières décades sur la Responsabilité Sociale des Entreprises (RSC). Les auteurs néoclassiques appuient l´idée que la RSC est incompatible avec l'objectif de maximisation du bénéfice tandis que les défenseurs de la RSC considèrent qu’á  I ‘époque de la globalisation et des économies de réseaux, l'idée d'une entreprise gérée seulement pour satisfaire Ies intérêts des actionnaires est insoutenable, Cependant, au-delà du débat, une question se pose: comment la valeur du marché des entreprises est-elle affectée par la RSC ? Si nous trouvions un rapport positif entre ces deux variables, nous pourrions conclure que Ies deux théories sont réconciliables et que l’objectif de la maximisation du bénéfice pourrait probablement satisfaire non seulement les intérêts des actionnaires mais aussi de tous les stakeholders. Les publications antérieurs ont été revues et un modèle est proposé pour analyser comment la RSC affecte la valeur de marche des entreprises.Ha habido mucha discusión acerca de la responsabilidad social  empresarial (RSE) durante las últimas décadas. Autores neoclásicos apoyan la idea de que la RSE es incompatible con el objetivo de maximización del beneficio, mientras los defensores de la RSE argumentan que, en estos tiempos de globalización y economías de red, la idea de una compañía manejada únicamente para suplir las necesidades de los accionistas no es sustentable. Más allá de esta discusión, sin embargo, ¿cómo puede la RSE afectar el valor de mercado de la empresa? Si encontráramos una relación positiva entre estas variables, podríamos concluir que las dos teorías no son irreconciliables y que el objetivo de la maximización del beneficio debe quizás satisfacer no solamente los intereses de los accionistas, sino también los de los, stakeholders. Revisamos la literatura anterior y proponemos un modelo para analizar cómo la RSE afecta el valor de mercado de la empresa.There has been a lot of discussion about corporate social responsibility (CSR) during these last decades. Neoclassical authors support the idea that CSR is not compatible with the objective of profit maximization, and defenders of CSR argue that, in these times of globalization and network economies, the idea of a company managed just to meet shareholders' interests does not support itself. However, beyond this discussion, how can CSR affect firms' market value? If we found a positive relationship between these variables, we could conclude that the two theories are reconcilable and the objective of profit maximization, perhaps, should satisfy not only shareholders' interests, but also stakeholders'. We review previous literature and propose a model to analyze how CSR affects firms' market value.application/pdfspaUniversidad Nacional de Colombia - Sede Bogotáhttp://revistas.unal.edu.co/index.php/innovar/article/view/29267Universidad Nacional de Colombia Revistas electrónicas UN Revista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas y SocialesRevista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas y SocialesRevista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas y Sociales; Vol. 20, núm. 37 (2010); 5-19 2248-6968 0121-5051García-de-Madariaga, Jesus and Rodríguez-de-Rivera-Cremades, Fernando (2010) Responsabilidade social corporativa e a teoría clásica da empresa: são ambas as teorias irreconciliaveis? Revista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas y Sociales; Vol. 20, núm. 37 (2010); 5-19 2248-6968 0121-5051 .Responsabilidade social corporativa e a teoría clásica da empresa: são ambas as teorias irreconciliaveis?Artículo de revistainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Texthttp://purl.org/redcol/resource_type/ARTcorporate social responsibilityclassical theory of firmsstakeholders and market valueResponsabilidad Social EmpresarialTeoría Clásica de la Empresastakeholders y valor de mercadoresponsabilité Sociale CorporativeThéorie Classique de l'Entreprisestakeholders et valeur du marchéResponsabilidade Social CorporativaTeoria Clássica da Empresastakeholders e valor de mercadoORIGINAL29267-105146-1-PB.pdfapplication/pdf7665637https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/unal/40356/1/29267-105146-1-PB.pdf6b4712a3ec12ee9a0ddf50335aeef993MD51THUMBNAIL29267-105146-1-PB.pdf.jpg29267-105146-1-PB.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg7911https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/unal/40356/2/29267-105146-1-PB.pdf.jpg057b6a24bff4a6b78ced6819abf5a497MD52unal/40356oai:repositorio.unal.edu.co:unal/403562023-01-28 23:04:33.056Repositorio Institucional Universidad Nacional de Colombiarepositorio_nal@unal.edu.co