Experiências da Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil, no campo da pós-graduação stricto sensu, na produção da interculturalidade com povos indígenas
8 p.
- Autores:
-
Nascimento-Adir, Casaro
Queiroz-de Medeiros, Heitor
- Tipo de recurso:
- Part of book
- Fecha de publicación:
- 2017
- Institución:
- Universidad Católica de Colombia
- Repositorio:
- RIUCaC - Repositorio U. Católica
- Idioma:
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- OAI Identifier:
- oai:repository.ucatolica.edu.co:10983/19732
- Acceso en línea:
- https://hdl.handle.net/10983/19732
- Palabra clave:
- INTERCULTURALIDADE
PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
POVOS INDÍGENAS
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
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Backes, J. L. e Nascimento, A. C. (2011). Aprender a ouvir as vozes dos que vivem nas fronteiras étnico-culturais e da exclusão: um exercício cotidiano e decolonial. Revista Série Estudos - Periódico do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB, 31 (jan.-jun.), 25-34. Bhabha, H. (1998). O local da cultura. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Benites, E. (2014). Oguata Pyahu (uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da educação escolar indígena da Aldeia Te’Yikue (Dissertação de mestrado em Educação). Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco. Candau, V. M. (org.) (2009). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras. Cusicanqui, S. R. e Souza Santos, B. de. (2013). Sobre a busca por “un otro mundo posible”. Conversaciones del Mundo. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=xjgHfSrLnpU Escobar, A. (2005). O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? Em E. Lander (org.), A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas (pp. 133-168). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO. Grümberg, G. (2005). Las experiencias con una maestría en Antropología social en un contexto multiétnico y con una amplia participación indígena: MAS de URACCAN, Bilwi, Región Autónoma del Atlántico Norte (RAAN), Nicarágua. Revista Tellus, ano 5 (8-9), 73-78. Hall, S. (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, 22(2), 15-46. Mato, D. (2010). Monocultural universities offer very few possibilities of integrating teaching personnel and research within the community. Bulletin Iesalc Reports On Righer Education, 201, 1-7. Recuperado de http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_content&view=article&id=1474:entrevista Nascimento, A. C. (2006). Populações indígenas, universidade e diferença. Em F. M. de A. Monteiro e M. L. R. Müller (orgs.), Educação na interface da relação Estado-Sociedade. v. 1 (pp. 171-181). Cuiabá: EduUFMT. Nascimento, A. C. (2014). Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e o diálogo com as culturas ancestrais: uma construção difícil, mas possível. Série Estudos - Periódico do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB, 37(jan.-jun.), 33-46. Nascimento, A. C., Brand. A. J. e Aguilera Urquiza, A. H. (2011). Acadêmicos. Indígenas em Mato Grosso do Sul: negociação entre saberes para a construção da autonomia. Em A. Siss, A. Monteiro e L. Dupret (orgs.), Educação e debates etnicorraciais (pp. 39-52). Rio de Janeiro-RJ: Quartet. Oliveira, L. F. e Candau, V. M. F. (2010). Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, 26(1), 15-40. Pavan, R., Lopes, M. C. L. P. e Backes, J. L. (2014). A construção de um diálogo intercultural com indígenas por meio da pesquisa-ação não convencional. Acta Scientiarum. Education, 36(1), 163-173. Pereira, L. M. (2012). Contribuições de Antonio Brand para a história indígena, para o indigenismo e para a consolidação das instituições de pesquisa em Mato Grosso do Sul. Tellus, ano 12, 23(jul.-dez.), 235-241. Silva, T. T. da. (2000). A produção social da identidade e da diferença. Em T. T. da Silva (org.), Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais (pp. 74-91). Petrópolis: Vozes. Walsh, C. (2009). Interculturalidade, crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. Em V. M. Cadau (org.), Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas (pp. 12-43). Rio de Janeiro: 7Letras. Walsh, C. (2010). Estudos (inter)culturais na chave descolonial. Tabula Rasa, 12(jan.-jun.), 209-227. Walsh, C. (2012). Interculturalid y (de)colonialidad: perspectivas críticas y políticas. Visão Global, 15(1-2), 23-36. |
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O programa também permite a apresentação do texto e da defesa dele na língua indígena, com tradução, além de realizar as bancas de defesas nas aldeias para o acesso de toda a comunidade, bem como para a participação de membros da comunidade indígena como parte efetiva da banca.El artículo aborda de manera sucinta las experiencias del Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB), en Campo Grande (Mato Grosso do Sul, Brasil), vivenciadas con la presencia de los académicos indígenas en este programa, tanto en la maestría como en el doctorado. La presencia de estos académicos en el programa infiltra sus saberes, aun hibridizados, en un espacio considerado “sagrado” de la academia e intenta subvertir la cristalización, la normatividad de la academia, hemos osado, específicamente en relación con las investigaciones de posgrado. Asimismo, permite la presentación de la tesis y de su defensa en lengua indígena, con traducción, además de realizar las defensas en las aldeas para el acceso de toda la comunidad, así como para la participación de miembros de ella como parte efectiva del jurado.application/pdfNascimento-Adir, C. & Queiroz-de Medeiros, H. (2017). Experiências da Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil, no campo da pós-graduação stricto sensu, na produção da interculturalidade com povos indígenas. En Primer Congreso Internacional de Interculturalidad: Desde Adentro y Desde Afuera (pp. 79-86). Bogotá: Universidad Católica de Colombiahttps://hdl.handle.net/10983/19732spaBogotá: Universidad Católica de Colombia, 2017Daher, A., Salas-Astrain, R., Vergara-Henríquez, F. J, Arbeláez-Rojas, O. L., Martín-Cabrejos-Fernández, C. E... Simbaña-Pillajo, F. E. (2017). Primer Congreso Internacional de Interculturalidad: Desde Adentro y Desde Afuera. Bogotá: Universidad Católica de ColombiaColección memoria y compromiso;no. 1Backes, J. L. e Nascimento, A. C. (2011). Aprender a ouvir as vozes dos que vivem nas fronteiras étnico-culturais e da exclusão: um exercício cotidiano e decolonial. Revista Série Estudos - Periódico do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB, 31 (jan.-jun.), 25-34.Bhabha, H. (1998). O local da cultura. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.Benites, E. (2014). Oguata Pyahu (uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da educação escolar indígena da Aldeia Te’Yikue (Dissertação de mestrado em Educação). Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco.Candau, V. M. (org.) (2009). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras.Cusicanqui, S. R. e Souza Santos, B. de. (2013). Sobre a busca por “un otro mundo posible”. Conversaciones del Mundo. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=xjgHfSrLnpUEscobar, A. (2005). O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? Em E. Lander (org.), A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas (pp. 133-168). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO.Grümberg, G. (2005). Las experiencias con una maestría en Antropología social en un contexto multiétnico y con una amplia participación indígena: MAS de URACCAN, Bilwi, Región Autónoma del Atlántico Norte (RAAN), Nicarágua. Revista Tellus, ano 5 (8-9), 73-78.Hall, S. (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, 22(2), 15-46.Mato, D. (2010). Monocultural universities offer very few possibilities of integrating teaching personnel and research within the community. Bulletin Iesalc Reports On Righer Education, 201, 1-7. Recuperado de http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_content&view=article&id=1474:entrevistaNascimento, A. C. (2006). Populações indígenas, universidade e diferença. Em F. M. de A. Monteiro e M. L. R. Müller (orgs.), Educação na interface da relação Estado-Sociedade. v. 1 (pp. 171-181). Cuiabá: EduUFMT.Nascimento, A. C. (2014). Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e o diálogo com as culturas ancestrais: uma construção difícil, mas possível. Série Estudos - Periódico do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB, 37(jan.-jun.), 33-46.Nascimento, A. C., Brand. A. J. e Aguilera Urquiza, A. H. (2011). Acadêmicos. Indígenas em Mato Grosso do Sul: negociação entre saberes para a construção da autonomia. Em A. Siss, A. Monteiro e L. Dupret (orgs.), Educação e debates etnicorraciais (pp. 39-52). Rio de Janeiro-RJ: Quartet.Oliveira, L. F. e Candau, V. M. F. (2010). Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, 26(1), 15-40.Pavan, R., Lopes, M. C. L. P. e Backes, J. L. (2014). 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