Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra

Além da arquitetura, outras disciplinas têm se interessado pelos aspectos intangíveis, simbólicos ou socioculturais do espaço edificado, buscando ferramentas teóricas para seu estudo. Neste documento, questiona-se o alcance do Modernismo como uma mudança de teorias e conceitos sobre o espaço e o tem...

Full description

Autores:
Fuentes-Farías, Francisco Javier
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2019
Institución:
Universidad Católica de Colombia
Repositorio:
RIUCaC - Repositorio U. Católica
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.ucatolica.edu.co:10983/23078
Acceso en línea:
https://hdl.handle.net/10983/23078
Palabra clave:
MOVIMIENTO MODERNO
PAISAJE CULTURAL
REPRESENTACIÓN SOCIAL
SIMBOLISMO
TEORÍA ARQUITECTÓNICA
MODERN MOVEMENT
CULTURAL LANDSCAPE
SOCIAL REPRESENTATION
SYMBOLISM
ARCHITECTURAL THEORY
MOVIMENTO MODERNO
PAISAGEM CULTURAL
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
SIMBOLISMO
TEORIA ARQUITETÔNICA
Rights
openAccess
License
Derechos Reservados - Universidad Católica de Colombia, 2019
id UCATOLICA2_b9cadb248282a3f79001007aeb45f21f
oai_identifier_str oai:repository.ucatolica.edu.co:10983/23078
network_acronym_str UCATOLICA2
network_name_str RIUCaC - Repositorio U. Católica
repository_id_str
dc.title.spa.fl_str_mv Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra
dc.title.translated.eng.fl_str_mv Complexity and constructivism in the new tradition of post-war architecture
title Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra
spellingShingle Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra
MOVIMIENTO MODERNO
PAISAJE CULTURAL
REPRESENTACIÓN SOCIAL
SIMBOLISMO
TEORÍA ARQUITECTÓNICA
MODERN MOVEMENT
CULTURAL LANDSCAPE
SOCIAL REPRESENTATION
SYMBOLISM
ARCHITECTURAL THEORY
MOVIMENTO MODERNO
PAISAGEM CULTURAL
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
SIMBOLISMO
TEORIA ARQUITETÔNICA
title_short Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra
title_full Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra
title_fullStr Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra
title_full_unstemmed Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra
title_sort Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra
dc.creator.fl_str_mv Fuentes-Farías, Francisco Javier
dc.contributor.author.spa.fl_str_mv Fuentes-Farías, Francisco Javier
dc.subject.proposal.spa.fl_str_mv MOVIMIENTO MODERNO
PAISAJE CULTURAL
REPRESENTACIÓN SOCIAL
SIMBOLISMO
TEORÍA ARQUITECTÓNICA
MODERN MOVEMENT
CULTURAL LANDSCAPE
SOCIAL REPRESENTATION
SYMBOLISM
ARCHITECTURAL THEORY
MOVIMENTO MODERNO
PAISAGEM CULTURAL
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
SIMBOLISMO
TEORIA ARQUITETÔNICA
topic MOVIMIENTO MODERNO
PAISAJE CULTURAL
REPRESENTACIÓN SOCIAL
SIMBOLISMO
TEORÍA ARQUITECTÓNICA
MODERN MOVEMENT
CULTURAL LANDSCAPE
SOCIAL REPRESENTATION
SYMBOLISM
ARCHITECTURAL THEORY
MOVIMENTO MODERNO
PAISAGEM CULTURAL
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
SIMBOLISMO
TEORIA ARQUITETÔNICA
description Além da arquitetura, outras disciplinas têm se interessado pelos aspectos intangíveis, simbólicos ou socioculturais do espaço edificado, buscando ferramentas teóricas para seu estudo. Neste documento, questiona-se o alcance do Modernismo como uma mudança de teorias e conceitos sobre o espaço e o tempo, categorias que são comparadas com outros conceitos-chave referentes ao significado que se dá aos lugares habitados e à experiência humana e corporal destes. Quais conquistas há na tentativa de expressar ou manifestar as experiências sensíveis, emocionais, subjetivas e simbólicas do espaço urbano e arquitetônico? Foram observadas concepções referentes à vida subjetiva ou mental das pessoas em sua interação com o espaço urbano e arquitetônico, tais como: habitar, imaginários, espacialidade, significado etc., que podem ser examinados como processos cognitivos, segundo diferentes correntes em arquitetura, que integram neurociências, ciências cognitivas e fenomenologia, entre outras, a partir de uma visão construtivista, distinta do dualismo cartesiano.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.spa.fl_str_mv 2019-05-22T20:11:05Z
dc.date.available.spa.fl_str_mv 2019-05-22T20:11:05Z
dc.date.issued.spa.fl_str_mv 2019-01
dc.type.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.coarversion.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.content.spa.fl_str_mv Text
dc.type.driver.spa.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.redcol.spa.fl_str_mv http://purl.org/redcol/resource_type/ART
dc.type.version.spa.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.spa.fl_str_mv Fuentes-Farías, F. J. (2019). Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra. Revista de Arquitectura (Bogotá), 21(I), 34-43. doi: http://dx.doi.org/10.14718/RevArq.2019.21.1.1496
dc.identifier.issn.spa.fl_str_mv 2248-6046
2357-626X
dc.identifier.uri.spa.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10983/23078
identifier_str_mv Fuentes-Farías, F. J. (2019). Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra. Revista de Arquitectura (Bogotá), 21(I), 34-43. doi: http://dx.doi.org/10.14718/RevArq.2019.21.1.1496
2248-6046
2357-626X
url https://hdl.handle.net/10983/23078
dc.language.iso.spa.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.spa.fl_str_mv Revista Arquitectura, Vol. 21, no. 1 (ene. – jun.); p. 34-43.
dc.relation.references.spa.fl_str_mv Alexander, C. (1981). El modo intemporal de construir. Barcelona: Gustavo Gili.
Alexander, C. (2003). New concepts in complexity theory. Arising from studies in the field of architecture. An overview of the four books of The Nature of Order. Katarxis, 3: New Science, New Urbanism, New Architecture. Recuperado de www.natureoforder. com/library/scientific-introduction.pdf
Alexander, C. (2012). The battle for the life and beauty of the earth. A struggle between two world-systems. New York: Oxford University Press.
Davies, C. (2011). Reflexiones sobra la arquitectura. Introducción a la teoría arquitectónica. Barcelona: Reverté.
Quinzani, D. (2008). Le case danzanti di Praga, altrimenti note come “Ginger e Fred” oppure come Tančící dům. [Fotografía] CC BY-SA 2.0. Recuperado de https://www.flickr.com/ photos/37978960@N00/2784812940
Eisenmann, P. (2011). Diez edificios canónicos 1950-2000. Barcelona: Gustavo Gili.
Epfll Alain Herzog (2009). Rolex Learning Center. [Fotografía]. Dominio público. Recuperado de https://es.m.wikipedia.org/wiki/ Archivo:Rolex_Learning_Center_07-2009. jpg
Frampton, K. (1999). Estudios sobre tectónica. Poéticas de la construcción en la arquitectura de los siglos XIX y XX. Madrid: Akal Arquitectura.
Fuentes Farías, F. (2008). Paisajes e itinerarios culturales en Michoacán. Conservación y desarrollo. México: UNAM.
Fuentes Farías, F. (2011). La experiencia cualitativa en el paisaje y el patrimonio construido. Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural, 24(2), 166-177. Recuperado de http://revistas.javeriana.edu.co/index. php/revApuntesArq/article/view/8850
Fuentes Farías, F. (2017). Constructos y paisajes de una ciudad histórica. Contexto, 9(10). Recuperado de http://contexto.uanl.mx/ index.php/contexto/article/view/45
Fuentes Farías, F. (2018). Corporalidad y experiencia como factores de cambio en Arquitectura. De los años 60 a 80 siglo XX. Estoa, 7(12), 113-120. https://doi.org/10.18537/ est.v007.n012.a10
García, R. (2013). Sistemas complejos. Conceptos, método y fundamentación epistemológica de la investigación interdisciplinaria. Barcelona: Gedisa.
Giedion, S. (2009). Espacio, tiempo y arquitectura. Origen y desarrollo de una nueva tradición. Barcelona: Reverté.
Heiddegger, M. (1997). Building, dwelling, thinking. En N. Leach (ed.), Rethinking Architecture (pp. 100-124). London-New York: Routledge.
Highsmith, C. M. Archive (1989). Library of Congress Prints and Photographs Division Washington, D.C. 20540 USA. Vanna Venturi House in Chestnut Hill, Philadelphia. [Fotografía] C0. Recuperado de https:// www.loc.gov/pictures/collection/highsm/ item/2011631329/
Jencks, Ch. (1977). El lenguaje de la arquitectura posmoderna. Barcelona: Gustavo Gili.
Jencks, Ch. (2003a). The Volcano and the Tablet. En CH. Jencks y K. Kropf (eds.), Theories and manifestoes of Contemporary Architecture (pp. 6-13). West Sussex: Wiley-Academy.
Jencks, Ch. (2003b). Semiology and Architecture. En CH. Jencks y K. Kropf (eds.), Theories and manifestoes of Contemporary Architecture (pp. 43-46). Chichester: Academy Editions.
Jencks, Ch. (2011). The Story of Post-Modernism. West Sussex: Wiley.
Lindón, A. (2012). La concurrencia de lo especial y lo social. En E. de la Garza Toledo y G. Leyva (coords.). Tratado de metodología de las ciencias sociales: perspectivas actuales (pp. 585-622). México: Fondo de Cultura Económica-UAM.
Lindón, A. (2014). El habitar la ciudad, las redes topológicas del urbanista y la figura del transeúnte. En D. Sánchez y L. A. Domínguez (coords.). Identidad y espacio público. Ampliando ámbitos y prácticas (pp. 55-76). Barcelona: Gedisa. Recuperado de https:// dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo= 562576
López, R. (2014). Hacia una conceptualización del diseño basada en el pensamiento complejo. En R. López, F. Platas López, G. Romero Fernández y J. U. Salceda Salinas, La complejidad y la participación en la producción de arquitectura y ciudad. (pp. 15-59). México: UNAM.
López, R. (2015). Una visión compleja de los procesos de urbanización de la capital de la República. En R. López Rangel y R. A. Tena Núñez (coord.), Los nuevos paradigmas en los análisis urbanos. Complejidad y urbanización sociocultural en la Ciudad de México (pp. 15-51). México: UAM-IPN.
Mallgrave, F. H. (2013). Architecture and Embodiment. The implications of the New Sciences and Humanities for Design. London-New York: Routledge.
Mallgrave, H. F. y Goodman, D. (2011). An Introduction to Architectural Theory. 1968 to the present. Oxford: Wiley-Blackwell.
Montaner, J. M. (2010). Arquitectura y crítica (2 ed.). Barcelona: Gustavo Gili.
Montaner, J. M. (2013). Sistemas arquitectónicos contemporáneos (2 ed.) Barcelona: Gustavo Gili.
Montaner, J. M. (2014). Del diagrama a las experiencias, hacia una arquitectura de la acción. Barcelona: Gustavo Gili.
Montaner, J. M. (2015). La condición contemporánea de la arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili.
Norberg-Schulz, C. (1998). Intenciones en arquitectura (2 ed.). Barcelona: Gustavo Gilli.
Norberg-Schulz, C. (2005). Los principios de la arquitectura moderna. Barcelona: Reverté.
Otero-Pailos, J. (2010). Architecture’s Historical Turn. Fenomenology and the rise of Postmodern. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Pallasmaa, J. (2011). The Embodied Image. Imagination and Imagery in Architecture. West Sussex: John Wiley & Sons.
Pallasmaa, J. (2016). Habitar. Barcelona: Gustavo Gili.
Pauortizsat (2013). Planta baja Casa Vanna Venturi. [Plano]. CC BY-SA 3.0. Recuperado de https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Casa_ Vanna_Venturi_Planos_2.jpg
Pérez-Gómez, A. (2016). Attunement. Architectural Meaning after the crisis of Modern Science. Cambridge: The MIT Press.
Ricoeur, P. (2003). Teoría de la interpretación. Discurso y excedente de sentido. México: Siglo XXI.
Schaefer, H. P. (1999). Barcelona, Deutscher Weltausstellungspavillon 1929 (Rekonstruktion), Detail 2, Architekt: Mies van der Rohe. [Fotografía]. CC BY-SA 3.0. Recuperado de https://es.wikipedia.org/wiki/ Ludwig_Mies_van_der_Rohe#/media/File:- Barcelona_mies_v_d_rohe_pavillon_weltausstellung1999_ 03.jpg
Summerson, J. (1963). El lenguaje clásico de la arquitectura: de L. B. Alberti a Le Corbusier. Barcelona: Gustavo Gili.
Venturi, R. (1995 [1966]). Complejidad y contradicción en la arquitectura (2a ed). Barcelona: Gustavo Gili.
Zevi, B. (2010 [1973]). El lenguaje moderno de la arquitectura. Barcelona: Apóstrofe.
dc.rights.spa.fl_str_mv Derechos Reservados - Universidad Católica de Colombia, 2019
dc.rights.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.rights.accessrights.spa.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.creativecommons.spa.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
dc.rights.uri.spa.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
rights_invalid_str_mv Derechos Reservados - Universidad Católica de Colombia, 2019
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Universidad Católica de Colombia. Facultad de Diseño
institution Universidad Católica de Colombia
bitstream.url.fl_str_mv https://repository.ucatolica.edu.co/bitstreams/d951d02c-59a1-4283-a37c-00a2c7d74262/download
https://repository.ucatolica.edu.co/bitstreams/7569ef80-364a-45b3-961d-fb4ba264d93b/download
https://repository.ucatolica.edu.co/bitstreams/7fbb4fe5-4e83-48c5-95ac-9d08ca3f14dd/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 749095cb2173d8cb6adeaf3ef7b8940f
3926a94ef1d0538e2a0a731a476fd8f3
7b3a43c8dd458e976dd4c5bb25db2a8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional Universidad Católica de Colombia - RIUCaC
repository.mail.fl_str_mv bdigital@metabiblioteca.com
_version_ 1814256197316902912
spelling Fuentes-Farías, Francisco Javier9f934e93-df4f-4203-a0b7-9d24e3a37f05-12019-05-22T20:11:05Z2019-05-22T20:11:05Z2019-01Além da arquitetura, outras disciplinas têm se interessado pelos aspectos intangíveis, simbólicos ou socioculturais do espaço edificado, buscando ferramentas teóricas para seu estudo. Neste documento, questiona-se o alcance do Modernismo como uma mudança de teorias e conceitos sobre o espaço e o tempo, categorias que são comparadas com outros conceitos-chave referentes ao significado que se dá aos lugares habitados e à experiência humana e corporal destes. Quais conquistas há na tentativa de expressar ou manifestar as experiências sensíveis, emocionais, subjetivas e simbólicas do espaço urbano e arquitetônico? Foram observadas concepções referentes à vida subjetiva ou mental das pessoas em sua interação com o espaço urbano e arquitetônico, tais como: habitar, imaginários, espacialidade, significado etc., que podem ser examinados como processos cognitivos, segundo diferentes correntes em arquitetura, que integram neurociências, ciências cognitivas e fenomenologia, entre outras, a partir de uma visão construtivista, distinta do dualismo cartesiano.In addition to architecture, other disciplines have been interested in the intangible, symbolic, or socio-cultural aspects of built space, looking for theoretical tools for their study. This paper questions the scope of modernism as a change of theories and concepts about space and time, categories that are compared with other key concepts regarding the meaning given to inhabited places, as well as human and corporal experiences in them. What are the achievements in attempting to express or manifest sensitive, emotional, subjective, and symbolic experiences in urban and architectural spaces? The paper identifies concepts referring to the subjective or mental life of people in their interaction with urban and architectural spaces, such as the act of inhabiting, imaginaries, spatiality, meaning, etc., which can be examined as cognitive processes, according to different currents in architecture, which integrate neurosciences, cognitive sciences, and phenomenology, among others, from a constructivist perspective, different from Cartesian dualism.Además de la arquitectura, otras disciplinas se han interesado por los aspectos intangibles, simbólicos o socioculturales del espacio edificado, buscando herramientas teóricas para su estudio. En este documento se cuestiona el alcance del Modernismo como un cambio de teorías y conceptos sobre el espacio y el tiempo, categorías que se comparan con otros conceptos clave referentes al significado que se da a los lugares habitados, y a la experiencia humana y corporal de los mismos. ¿Qué logros hay en el intento de expresar o manifestar las experiencias sensibles, emocionales, subjetivas y simbólicas del espacio urbano y arquitectónico? Se observan concepciones referentes a la vida subjetiva o mental de las personas en su interacción con el espacio urbano y arquitectónico, tales como: habitar, imaginarios, espacialidad, significado, etc., que pueden ser examinados como procesos cognitivos, según distintas corrientes en arquitectura, que integran neurociencias, ciencias cognitivas y fenomenología, entre otras, desde una visión constructivista, distinta al dualismo cartesiano.application/pdfFuentes-Farías, F. J. (2019). Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra. Revista de Arquitectura (Bogotá), 21(I), 34-43. doi: http://dx.doi.org/10.14718/RevArq.2019.21.1.14962248-60462357-626Xhttps://hdl.handle.net/10983/23078spaUniversidad Católica de Colombia. Facultad de DiseñoRevista Arquitectura, Vol. 21, no. 1 (ene. – jun.); p. 34-43.Alexander, C. (1981). El modo intemporal de construir. Barcelona: Gustavo Gili.Alexander, C. (2003). New concepts in complexity theory. Arising from studies in the field of architecture. An overview of the four books of The Nature of Order. Katarxis, 3: New Science, New Urbanism, New Architecture. Recuperado de www.natureoforder. com/library/scientific-introduction.pdfAlexander, C. (2012). The battle for the life and beauty of the earth. A struggle between two world-systems. New York: Oxford University Press.Davies, C. (2011). Reflexiones sobra la arquitectura. Introducción a la teoría arquitectónica. Barcelona: Reverté.Quinzani, D. (2008). Le case danzanti di Praga, altrimenti note come “Ginger e Fred” oppure come Tančící dům. [Fotografía] CC BY-SA 2.0. Recuperado de https://www.flickr.com/ photos/37978960@N00/2784812940Eisenmann, P. (2011). Diez edificios canónicos 1950-2000. Barcelona: Gustavo Gili.Epfll Alain Herzog (2009). Rolex Learning Center. [Fotografía]. Dominio público. Recuperado de https://es.m.wikipedia.org/wiki/ Archivo:Rolex_Learning_Center_07-2009. jpgFrampton, K. (1999). Estudios sobre tectónica. Poéticas de la construcción en la arquitectura de los siglos XIX y XX. Madrid: Akal Arquitectura.Fuentes Farías, F. (2008). Paisajes e itinerarios culturales en Michoacán. Conservación y desarrollo. México: UNAM.Fuentes Farías, F. (2011). La experiencia cualitativa en el paisaje y el patrimonio construido. Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural, 24(2), 166-177. Recuperado de http://revistas.javeriana.edu.co/index. php/revApuntesArq/article/view/8850Fuentes Farías, F. (2017). Constructos y paisajes de una ciudad histórica. Contexto, 9(10). Recuperado de http://contexto.uanl.mx/ index.php/contexto/article/view/45Fuentes Farías, F. (2018). Corporalidad y experiencia como factores de cambio en Arquitectura. De los años 60 a 80 siglo XX. Estoa, 7(12), 113-120. https://doi.org/10.18537/ est.v007.n012.a10García, R. (2013). Sistemas complejos. Conceptos, método y fundamentación epistemológica de la investigación interdisciplinaria. Barcelona: Gedisa.Giedion, S. (2009). Espacio, tiempo y arquitectura. Origen y desarrollo de una nueva tradición. Barcelona: Reverté.Heiddegger, M. (1997). Building, dwelling, thinking. En N. Leach (ed.), Rethinking Architecture (pp. 100-124). London-New York: Routledge.Highsmith, C. M. Archive (1989). Library of Congress Prints and Photographs Division Washington, D.C. 20540 USA. Vanna Venturi House in Chestnut Hill, Philadelphia. [Fotografía] C0. Recuperado de https:// www.loc.gov/pictures/collection/highsm/ item/2011631329/Jencks, Ch. (1977). El lenguaje de la arquitectura posmoderna. Barcelona: Gustavo Gili.Jencks, Ch. (2003a). The Volcano and the Tablet. En CH. Jencks y K. Kropf (eds.), Theories and manifestoes of Contemporary Architecture (pp. 6-13). West Sussex: Wiley-Academy.Jencks, Ch. (2003b). Semiology and Architecture. En CH. Jencks y K. Kropf (eds.), Theories and manifestoes of Contemporary Architecture (pp. 43-46). Chichester: Academy Editions.Jencks, Ch. (2011). The Story of Post-Modernism. West Sussex: Wiley.Lindón, A. (2012). La concurrencia de lo especial y lo social. En E. de la Garza Toledo y G. Leyva (coords.). Tratado de metodología de las ciencias sociales: perspectivas actuales (pp. 585-622). México: Fondo de Cultura Económica-UAM.Lindón, A. (2014). El habitar la ciudad, las redes topológicas del urbanista y la figura del transeúnte. En D. Sánchez y L. A. Domínguez (coords.). Identidad y espacio público. Ampliando ámbitos y prácticas (pp. 55-76). Barcelona: Gedisa. Recuperado de https:// dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo= 562576López, R. (2014). Hacia una conceptualización del diseño basada en el pensamiento complejo. En R. López, F. Platas López, G. Romero Fernández y J. U. Salceda Salinas, La complejidad y la participación en la producción de arquitectura y ciudad. (pp. 15-59). México: UNAM.López, R. (2015). Una visión compleja de los procesos de urbanización de la capital de la República. En R. López Rangel y R. A. Tena Núñez (coord.), Los nuevos paradigmas en los análisis urbanos. Complejidad y urbanización sociocultural en la Ciudad de México (pp. 15-51). México: UAM-IPN.Mallgrave, F. H. (2013). Architecture and Embodiment. The implications of the New Sciences and Humanities for Design. London-New York: Routledge.Mallgrave, H. F. y Goodman, D. (2011). An Introduction to Architectural Theory. 1968 to the present. Oxford: Wiley-Blackwell.Montaner, J. M. (2010). Arquitectura y crítica (2 ed.). Barcelona: Gustavo Gili.Montaner, J. M. (2013). Sistemas arquitectónicos contemporáneos (2 ed.) Barcelona: Gustavo Gili.Montaner, J. M. (2014). Del diagrama a las experiencias, hacia una arquitectura de la acción. Barcelona: Gustavo Gili.Montaner, J. M. (2015). La condición contemporánea de la arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili.Norberg-Schulz, C. (1998). Intenciones en arquitectura (2 ed.). Barcelona: Gustavo Gilli.Norberg-Schulz, C. (2005). Los principios de la arquitectura moderna. Barcelona: Reverté.Otero-Pailos, J. (2010). Architecture’s Historical Turn. Fenomenology and the rise of Postmodern. Minneapolis: University of Minnesota Press.Pallasmaa, J. (2011). The Embodied Image. Imagination and Imagery in Architecture. West Sussex: John Wiley & Sons.Pallasmaa, J. (2016). Habitar. Barcelona: Gustavo Gili.Pauortizsat (2013). Planta baja Casa Vanna Venturi. [Plano]. CC BY-SA 3.0. Recuperado de https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Casa_ Vanna_Venturi_Planos_2.jpgPérez-Gómez, A. (2016). Attunement. Architectural Meaning after the crisis of Modern Science. Cambridge: The MIT Press.Ricoeur, P. (2003). Teoría de la interpretación. Discurso y excedente de sentido. México: Siglo XXI.Schaefer, H. P. (1999). Barcelona, Deutscher Weltausstellungspavillon 1929 (Rekonstruktion), Detail 2, Architekt: Mies van der Rohe. [Fotografía]. CC BY-SA 3.0. Recuperado de https://es.wikipedia.org/wiki/ Ludwig_Mies_van_der_Rohe#/media/File:- Barcelona_mies_v_d_rohe_pavillon_weltausstellung1999_ 03.jpgSummerson, J. (1963). El lenguaje clásico de la arquitectura: de L. B. Alberti a Le Corbusier. Barcelona: Gustavo Gili.Venturi, R. (1995 [1966]). Complejidad y contradicción en la arquitectura (2a ed). Barcelona: Gustavo Gili.Zevi, B. (2010 [1973]). El lenguaje moderno de la arquitectura. Barcelona: Apóstrofe.Derechos Reservados - Universidad Católica de Colombia, 2019info:eu-repo/semantics/openAccessAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_abf2MOVIMIENTO MODERNOPAISAJE CULTURALREPRESENTACIÓN SOCIALSIMBOLISMOTEORÍA ARQUITECTÓNICAMODERN MOVEMENTCULTURAL LANDSCAPESOCIAL REPRESENTATIONSYMBOLISMARCHITECTURAL THEORYMOVIMENTO MODERNOPAISAGEM CULTURALREPRESENTAÇÃO SOCIALSIMBOLISMOTEORIA ARQUITETÔNICAComplejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerraComplexity and constructivism in the new tradition of post-war architectureArtículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1Textinfo:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/redcol/resource_type/ARTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85PublicationORIGINAL3Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra.pdf3Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra.pdfapplication/pdf2782443https://repository.ucatolica.edu.co/bitstreams/d951d02c-59a1-4283-a37c-00a2c7d74262/download749095cb2173d8cb6adeaf3ef7b8940fMD51TEXT3Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra.pdf.txt3Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra.pdf.txtExtracted texttext/plain102653https://repository.ucatolica.edu.co/bitstreams/7569ef80-364a-45b3-961d-fb4ba264d93b/download3926a94ef1d0538e2a0a731a476fd8f3MD52THUMBNAIL3Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra.pdf.jpg3Complejidad y constructivismo en la nueva tradición de la arquitectura de la posguerra.pdf.jpgRIUCACimage/jpeg25873https://repository.ucatolica.edu.co/bitstreams/7fbb4fe5-4e83-48c5-95ac-9d08ca3f14dd/download7b3a43c8dd458e976dd4c5bb25db2a8fMD5310983/23078oai:repository.ucatolica.edu.co:10983/230782023-03-24 14:39:32.223https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Derechos Reservados - Universidad Católica de Colombia, 2019https://repository.ucatolica.edu.coRepositorio Institucional Universidad Católica de Colombia - RIUCaCbdigital@metabiblioteca.com