Presença em Tatsumi Hijikata: Shintai-Nikutai
Neste trabalho transitaremos pelo conceito de presença que é o cerne da pesquisa denominada Por uma poética política: presença e ankoku butô. Tendo em vista alguns pilares que sustentam o entendimento de presença desenvolvido por Hans Ulrich Gumbrecht, o interligaremos mais precisamente à presença c...
- Autores:
-
de Souza Carbogim, Bárbara
- Tipo de recurso:
- Fecha de publicación:
- 2018
- Institución:
- Universidad Santo Tomás
- Repositorio:
- Universidad Santo Tomás
- Idioma:
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- Acceso en línea:
- https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/rccm/article/view/4424
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- Palabra clave:
- Body
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de Souza Carbogim, Bárbara2022-01-18T16:19:45Z2022-01-18T16:19:45Z2018-06-28https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/rccm/article/view/442410.15332/s2248-4418.2016.0002.02http://hdl.handle.net/11634/40020Neste trabalho transitaremos pelo conceito de presença que é o cerne da pesquisa denominada Por uma poética política: presença e ankoku butô. Tendo em vista alguns pilares que sustentam o entendimento de presença desenvolvido por Hans Ulrich Gumbrecht, o interligaremos mais precisamente à presença cênica do dançarino japonês Tatsumi Hijikata. Para tanto, adentraremos mais profundamente no trabalho deste artista, desvendando em sua proposta de pesquisa corporal a chave para a presença. Não por acaso, permearemos as qualidades corpóreas do shintai e nikutai que são possibilidades distintas desse corpo que dança.On this work we are going to travel through the concept of presence which is the core of the research named For a political poetic: presence and ankoku butoh. Observing some pillars that sustain the understanding of presence developed by Hans Ulrich Gumbrecht, we are going to interconnect it more precisely to the scenic presence of the japanese dancer Tatsumi Hijikata. Therefore, we are going into this artist’s work more deeply, uncovering in his proposal of corporeal research the key for the presence. Not by chance, we are going to permeate the corporeal qualities of shintai and nikutai which are distincts possibilities of this body that dances.application/pdfspaUniversidad Santo Tomás, Bogotáhttps://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/rccm/article/view/4424/4149Cuerpo, Cultura y Movimiento; Vol. 6 Núm. 2 (2016): Cuerpo, Cultura y Movimiento; 133-142Cuerpo, Cultura y Movimiento; Vol. 6 No. 2 (2016): Cuerpo, Cultura y Movimiento; 133-1422422-474X2248-4418Presença em Tatsumi Hijikata: Shintai-NikutaiPresence in Tatsumi Hijikata: Shintai-NikutaiArtículo evaluado por paresCualitativoinfo:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1BodypresencebutohTatsumi Hijikata.corpopresençabutôTatsumi Hijikata.http://purl.org/coar/access_right/c_abf211634/40020oai:repository.usta.edu.co:11634/400202023-07-14 16:01:23.906metadata only accessRepositorio Universidad Santo Tomásnoreply@usta.edu.co |
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Neste trabalho transitaremos pelo conceito de presença que é o cerne da pesquisa denominada Por uma poética política: presença e ankoku butô. Tendo em vista alguns pilares que sustentam o entendimento de presença desenvolvido por Hans Ulrich Gumbrecht, o interligaremos mais precisamente à presença cênica do dançarino japonês Tatsumi Hijikata. Para tanto, adentraremos mais profundamente no trabalho deste artista, desvendando em sua proposta de pesquisa corporal a chave para a presença. Não por acaso, permearemos as qualidades corpóreas do shintai e nikutai que são possibilidades distintas desse corpo que dança. |
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