Indústria cultural e esporte devem se interligar pela publicidade
O presente trabalho objetiva estabelecer um elo entre esporte e indústriacultural, a partir do instante em que ambos norteiam seus procedimentos.O assunto será abordado dentro de uma visão moderna e realista, sem mascaramentos e hipocrisia, por princípios de comercialização e lucro, naturalmente obe...
- Autores:
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Capinussú de Souza, José Maurício
Gaspar Perestrello de Menezes, Nathalia
- Tipo de recurso:
- Fecha de publicación:
- 2017
- Institución:
- Universidad Santo Tomás
- Repositorio:
- Repositorio Institucional USTA
- Idioma:
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- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
- http://revistas.usta.edu.co/index.php/rccm/article/view/3664
- Palabra clave:
- Sociología del deporte
cultura, esporte, publicidade, mídia, comunicação
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- Copyright (c) 2017 Cuerpo, Cultura y Movimiento
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Universidade Salgado de OliveiraCapinussú de Souza, José MaurícioGaspar Perestrello de Menezes, Nathalia2017-07-05http://revistas.usta.edu.co/index.php/rccm/article/view/366410.15332/s2248-4418.2015.0001.04O presente trabalho objetiva estabelecer um elo entre esporte e indústriacultural, a partir do instante em que ambos norteiam seus procedimentos.O assunto será abordado dentro de uma visão moderna e realista, sem mascaramentos e hipocrisia, por princípios de comercialização e lucro, naturalmente obedecendo a princípios éticos e morais. Tendo origem na década de 40 (1947) na Alemanha, a indústria cultural teve no berlinense Theodor Adorno o seu grande apologista. Segundo ele, representa-se o estudo da comunicação sob o enfoque dos efeitos sociais de caráter ideológico dos meios de comunicação, efeitos esses que subordinam a ideologia ao princípio de comercialização da informação. A influência da indústria cultural, segundo opiniões de intelectuais que se aprofundaram no estudo do problema, pode ser prejudicial para o esporte, exigindo providências capazes de neutralizar este lado negativo, utilizando-se o recurso da publicidade como uma espécie de antídoto, cuja aplicação viria beneficiar o esporte. A representação da indústria cultural através da publicidade, desde que bem elaborada e realmente levando mensagens procedentes a qualquer tipo de clientela, vem a ser um considerável avanço para o esporte, levando em conta a evolução de sua prática em conformidade com a aplicação de modernas técnicas dotadas da mais completa cientificidade. É oportuno afirmar que a influência da indústria cultural na produção intelectual dos especialistas em esporte, sejamtécnicos, professores, psicólogos ou sociólogos, veio motivar um maior apuro nos trabalhos escritos por eles, cada um contribuindo com seus conhecimentos nas pesquisas levadas a efeito em benefício do esporte.application/pdfspaUniversidad Santo Tomás, Bogotáhttp://revistas.usta.edu.co/index.php/rccm/article/view/3664/3577Cuerpo, Cultura y Movimiento; Vol. 5, Núm. 1 (2015): Revista de Investigación Cuerpo, Cultura y Movimiento; 83-97Cuerpo, Cultura y Movimiento; Vol. 5, Núm. 1 (2015): Revista de Investigación Cuerpo, Cultura y Movimiento; 83-972422-474X2248-4418Copyright (c) 2017 Cuerpo, Cultura y Movimientohttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Indústria cultural e esporte devem se interligar pela publicidadeArtículo evaluado por paresCualitativoinfo:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1Sociología del deportecultura, esporte, publicidade, mídia, comunicação11634/6550oai:repository.usta.edu.co:11634/65502023-07-14 16:31:40.258metadata only accessRepositorio Universidad Santo Tomásnoreply@usta.edu.co |
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O presente trabalho objetiva estabelecer um elo entre esporte e indústriacultural, a partir do instante em que ambos norteiam seus procedimentos.O assunto será abordado dentro de uma visão moderna e realista, sem mascaramentos e hipocrisia, por princípios de comercialização e lucro, naturalmente obedecendo a princípios éticos e morais. Tendo origem na década de 40 (1947) na Alemanha, a indústria cultural teve no berlinense Theodor Adorno o seu grande apologista. Segundo ele, representa-se o estudo da comunicação sob o enfoque dos efeitos sociais de caráter ideológico dos meios de comunicação, efeitos esses que subordinam a ideologia ao princípio de comercialização da informação. A influência da indústria cultural, segundo opiniões de intelectuais que se aprofundaram no estudo do problema, pode ser prejudicial para o esporte, exigindo providências capazes de neutralizar este lado negativo, utilizando-se o recurso da publicidade como uma espécie de antídoto, cuja aplicação viria beneficiar o esporte. A representação da indústria cultural através da publicidade, desde que bem elaborada e realmente levando mensagens procedentes a qualquer tipo de clientela, vem a ser um considerável avanço para o esporte, levando em conta a evolução de sua prática em conformidade com a aplicação de modernas técnicas dotadas da mais completa cientificidade. É oportuno afirmar que a influência da indústria cultural na produção intelectual dos especialistas em esporte, sejamtécnicos, professores, psicólogos ou sociólogos, veio motivar um maior apuro nos trabalhos escritos por eles, cada um contribuindo com seus conhecimentos nas pesquisas levadas a efeito em benefício do esporte. |
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