La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas
Neste artigo são apresentados os resultados parciais de um estudo das ferramentas, procedimentos e dificuldades dos professores de francês como língua estrangeira no ensino de relações espaciais estáticas. Comparativamente e qualitativamente, analisamos: 1) os procedimentos pedagógicos aplicados por...
- Autores:
-
Ríos Martínez, Jhon Fredy
Ramírez Osorio, José Fernando
Loaiza Trujillo, Nolbert Alberto
- Tipo de recurso:
- Fecha de publicación:
- 2021
- Institución:
- Universidad Santo Tomás
- Repositorio:
- Repositorio Institucional USTA
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.usta.edu.co:11634/41914
- Acceso en línea:
- https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/6639
http://hdl.handle.net/11634/41914
- Palabra clave:
- Spatial relations
didactic resources and procedures
pedagogy
mother tongue
foreign language
relaciones espaciales
recursos y procedimientos didácticos
pedagogía
lengua materna
lengua extranjera
relações espaciais
recursos e procedimentos didáticos
pedagogia
língua materna
língua estrangeira
- Rights
- License
- Derechos de autor 2021 Autores/as
id |
SANTTOMAS2_9c2e1a4bc21f627f23b1408676ce4686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.usta.edu.co:11634/41914 |
network_acronym_str |
SANTTOMAS2 |
network_name_str |
Repositorio Institucional USTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Ríos Martínez, Jhon FredyRamírez Osorio, José FernandoLoaiza Trujillo, Nolbert Alberto2022-01-18T22:03:19Z2022-01-18T22:03:19Z2021-07-01https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/663910.15332/25005421.6639http://hdl.handle.net/11634/41914Neste artigo são apresentados os resultados parciais de um estudo das ferramentas, procedimentos e dificuldades dos professores de francês como língua estrangeira no ensino de relações espaciais estáticas. Comparativamente e qualitativamente, analisamos: 1) os procedimentos pedagógicos aplicados por um grupo de professores; 2) a proposta metodológica apresentada pelos manuais para o ensino do espaço; 3) a observação da ação pedagógica relacionada às relações espaciais e 4) a literatura sobre espaço estático. A abordagem descritiva para as ciências humanas, baseada no contraste e na sistematização da informação, foi utilizada como método. Os resultados mostram propriedades que caracterizam as representações conceituais do espaço.This paper presents the partial results of a study about the tools, procedures, and difficulties French as a foreign language teachers face when teaching static spatial relations. A comparative and qualitative analysis included 1) some pedagogical procedures followed by a group of teachers, 2) the methodological proposal for spacial teaching presented by different textbooks, 3) the observation of the pedagogical application regarding spatial relations, and 4) the literature review about static space. The method used in the investigation was the descriptive approach method for Human Sciences, based on the contrast and systematization of information. The results show the characteristics that define the conceptual representations of space.En el presente artículo, se muestran los resultados parciales de un estudio sobre las herramientas, los procedimientos y las dificultades que los profesores de francés como lengua extranjera enfrentan a la hora de enseñar las relaciones espaciales estáticas. El análisis comparativo y cualitativo incluyó 1) los procedimientos pedagógicos aplicados por un grupo de docentes, 2) la propuesta metodológica presentada por los manuales para la enseñanza del espacio, 3) la observación de la acción pedagógica en cuanto a las relaciones espaciales y 4) la literatura sobre espacio estático. El método empleado fue el enfoque descriptivo para las ciencias humanas apoyado en el contraste y la sistematización de la información. Los resultados ponen en evidencia las características que definen las representaciones conceptuales del espacio.application/pdfspaCoedición Universidad Nacional Abierta y a Distancia y Universidad Santo Tomáshttps://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/6639/6314Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; Vol. 14 Núm. 2 (2021); 277-297Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; v. 14 n. 2 (2021); 277-297Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; Vol. 14 No. 2 (2021); 277-2972500-54211657-107XDerechos de autor 2021 Autores/ashttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_abf2La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadasO ensino do espaço estático: um estudo descritivo em línguas relacionadasStatic Space Teaching: A Descriptive Study in Related Languagesinfo:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1Spatial relationsdidactic resources and procedurespedagogymother tongueforeign languagerelaciones espacialesrecursos y procedimientos didácticospedagogíalengua maternalengua extranjerarelações espaciaisrecursos e procedimentos didáticospedagogialíngua maternalíngua estrangeira11634/41914oai:repository.usta.edu.co:11634/419142023-07-14 16:16:50.745metadata only accessRepositorio Universidad Santo Tomásnoreply@usta.edu.co |
dc.title.spa.fl_str_mv |
La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas |
dc.title.alternative.por.fl_str_mv |
O ensino do espaço estático: um estudo descritivo em línguas relacionadas |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Static Space Teaching: A Descriptive Study in Related Languages |
title |
La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas |
spellingShingle |
La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas Spatial relations didactic resources and procedures pedagogy mother tongue foreign language relaciones espaciales recursos y procedimientos didácticos pedagogía lengua materna lengua extranjera relações espaciais recursos e procedimentos didáticos pedagogia língua materna língua estrangeira |
title_short |
La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas |
title_full |
La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas |
title_fullStr |
La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas |
title_full_unstemmed |
La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas |
title_sort |
La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas |
dc.creator.fl_str_mv |
Ríos Martínez, Jhon Fredy Ramírez Osorio, José Fernando Loaiza Trujillo, Nolbert Alberto |
dc.contributor.author.none.fl_str_mv |
Ríos Martínez, Jhon Fredy Ramírez Osorio, José Fernando Loaiza Trujillo, Nolbert Alberto |
dc.subject.proposal.eng.fl_str_mv |
Spatial relations didactic resources and procedures pedagogy mother tongue foreign language |
topic |
Spatial relations didactic resources and procedures pedagogy mother tongue foreign language relaciones espaciales recursos y procedimientos didácticos pedagogía lengua materna lengua extranjera relações espaciais recursos e procedimentos didáticos pedagogia língua materna língua estrangeira |
dc.subject.proposal.spa.fl_str_mv |
relaciones espaciales recursos y procedimientos didácticos pedagogía lengua materna lengua extranjera |
dc.subject.proposal.por.fl_str_mv |
relações espaciais recursos e procedimentos didáticos pedagogia língua materna língua estrangeira |
description |
Neste artigo são apresentados os resultados parciais de um estudo das ferramentas, procedimentos e dificuldades dos professores de francês como língua estrangeira no ensino de relações espaciais estáticas. Comparativamente e qualitativamente, analisamos: 1) os procedimentos pedagógicos aplicados por um grupo de professores; 2) a proposta metodológica apresentada pelos manuais para o ensino do espaço; 3) a observação da ação pedagógica relacionada às relações espaciais e 4) a literatura sobre espaço estático. A abordagem descritiva para as ciências humanas, baseada no contraste e na sistematização da informação, foi utilizada como método. Os resultados mostram propriedades que caracterizam as representações conceituais do espaço. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv |
2022-01-18T22:03:19Z |
dc.date.available.none.fl_str_mv |
2022-01-18T22:03:19Z |
dc.type.coarversion.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
dc.type.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1 |
dc.type.drive.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/6639 10.15332/25005421.6639 |
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11634/41914 |
url |
https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/6639 http://hdl.handle.net/11634/41914 |
identifier_str_mv |
10.15332/25005421.6639 |
dc.language.iso.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/6639/6314 |
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv |
Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; Vol. 14 Núm. 2 (2021); 277-297 |
dc.relation.citationissue.por.fl_str_mv |
Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; v. 14 n. 2 (2021); 277-297 |
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv |
Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; Vol. 14 No. 2 (2021); 277-297 |
dc.relation.citationissue.none.fl_str_mv |
2500-5421 1657-107X |
dc.rights.spa.fl_str_mv |
Derechos de autor 2021 Autores/as |
dc.rights.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
dc.rights.uri.spa.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
rights_invalid_str_mv |
Derechos de autor 2021 Autores/as https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
dc.format.mimetype.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.spa.fl_str_mv |
Coedición Universidad Nacional Abierta y a Distancia y Universidad Santo Tomás |
institution |
Universidad Santo Tomás |
repository.name.fl_str_mv |
Repositorio Universidad Santo Tomás |
repository.mail.fl_str_mv |
noreply@usta.edu.co |
_version_ |
1782026209650016256 |