Artes performativas como presencia compartida: la potencia del afecto en la imprevisibilidad del encuentro de los cuerpos
Este artigo aborda a presença do artista como relação, problematizando a ideia de previsibilidade da recepção na experiência artística presencial. Pesquisas sobre o corpo e seus modos de percepção se apoiam na noção de embodiment (mente incorporada), e de corpo poroso, diante de estudos advindos da...
- Autores:
-
Lopes Duenha, Milene
- Tipo de recurso:
- Fecha de publicación:
- 2020
- Institución:
- Universidad Santo Tomás
- Repositorio:
- Repositorio Institucional USTA
- Idioma:
- por
- OAI Identifier:
- oai:repository.usta.edu.co:11634/40065
- Acceso en línea:
- https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/rccm/article/view/5963
http://hdl.handle.net/11634/40065
- Palabra clave:
- scenic presence
performing practices
spectator
expectation
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presencia escénica
prácticas performativas
espectador
expectativa
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Este artigo aborda a presença do artista como relação, problematizando a ideia de previsibilidade da recepção na experiência artística presencial. Pesquisas sobre o corpo e seus modos de percepção se apoiam na noção de embodiment (mente incorporada), e de corpo poroso, diante de estudos advindos da arte, da filosofia e das neurociências que permitem um percurso cartográfico acerca do tema. Noções de partilha e afeto são apresentadas com referência em escritos de Jacques Rancière e Benedictus de Spinoza respectivamente. O relato de uma das experiências do coletivo brasileiro ‘Mapas e Hipertextos’ exemplifica, na prática, via metodologia hipotético-dedutiva, a ideia de imprevisibilidade dos efeitos no encontro entre os corpos, e a possibilidade de uma produção artística cuja potência de afeto emerge entre os corpos presentes que compõem no ambiente. |
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Lopes Duenha, Milene2022-01-18T16:33:29Z2022-01-18T16:33:29Z2020-01-31https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/rccm/article/view/596310.15332/2422474x/5963http://hdl.handle.net/11634/40065Este artigo aborda a presença do artista como relação, problematizando a ideia de previsibilidade da recepção na experiência artística presencial. Pesquisas sobre o corpo e seus modos de percepção se apoiam na noção de embodiment (mente incorporada), e de corpo poroso, diante de estudos advindos da arte, da filosofia e das neurociências que permitem um percurso cartográfico acerca do tema. Noções de partilha e afeto são apresentadas com referência em escritos de Jacques Rancière e Benedictus de Spinoza respectivamente. O relato de uma das experiências do coletivo brasileiro ‘Mapas e Hipertextos’ exemplifica, na prática, via metodologia hipotético-dedutiva, a ideia de imprevisibilidade dos efeitos no encontro entre os corpos, e a possibilidade de uma produção artística cuja potência de afeto emerge entre os corpos presentes que compõem no ambiente. This article addresses the artist's presence as a relationship, problematizing the idea of predictability of reception in the face-to-face artistic experience. Research on the body and its modes of perception are supported by the notion of embodiment (embodied mind), and porous body, in the face of studies from art, philosophy and neurosciences that allow a cartographic path on the subject. Notions of sharing and affection are presented with reference in the writings of Jacques Rancière and Benedictus de Spinoza respectively. The account of one of the experiences of the Brazilian collective 'Maps and Hypertext' exemplifies, in practice, via hypothetical-deductive methodology, the idea of unpredictability of the effects on the encounter between bodies, and the possibility of an artistic production whose power of affection emerges between the bodies present in the environment.Este artículo aborda la presencia del artista como una relación, problematizando la idea de la previsibilidad de la recepción en la experiencia artística cara a cara. La investigación sobre el cuerpo y sus modos de percepción se apoya en la noción de encarnación (mente encarnada) y cuerpo poroso, frente a los estudios de arte, filosofía y neurociencias que permiten un camino cartográfico sobre el tema. Las nociones de compartir y afecto se presentan con referencia en los escritos de Jacques Rancière y Benedictus de Spinoza, respectivamente. El relato de una de las experiencias del colectivo brasileño 'Maps and Hypertext' ejemplifica, en la práctica, a través de una metodología hipotética-deductiva, la idea de la imprevisibilidad de los efectos en el encuentro entre cuerpos, y la posibilidad de una producción artística cuyo poder de afecto emerge entre Los cuerpos presentes en el medio ambiente.application/pdfporUniversidad Santo Tomás, Bogotáhttps://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/rccm/article/view/5963/5779Cuerpo, Cultura y Movimiento; Vol. 10 Núm. 1 (2020): El sentido del juego en el ocio y la recreación Latinoamericana ; 89-109Cuerpo, Cultura y Movimiento; Vol. 10 No. 1 (2020): The sense of game in leisure and Latin American recreation; 89-1092422-474X2248-4418Artes performativas como presencia compartida: la potencia del afecto en la imprevisibilidad del encuentro de los cuerposArtes performativas como presença compartilhada: a potência de afeto na imprevisibilidade do encontro entre corposPerforming arts such as shared presence: a power of affect in the unpredictability of what it found among bodiesArtículo evaluado por paresinfo:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1scenic presenceperforming practicesspectatorexpectationbody in relationpresencia escénicaprácticas performativasespectadorexpectativacuerpo en relaciónpresença cênicapráticas performativasespectadorexpectativacorpo em relaçãohttp://purl.org/coar/access_right/c_abf211634/40065oai:repository.usta.edu.co:11634/400652023-07-14 16:00:22.469metadata only accessRepositorio Universidad Santo Tomásnoreply@usta.edu.co |