Artes performativas como presencia compartida: la potencia del afecto en la imprevisibilidad del encuentro de los cuerpos
Este artigo aborda a presença do artista como relação, problematizando a ideia de previsibilidade da recepção na experiência artística presencial. Pesquisas sobre o corpo e seus modos de percepção se apoiam na noção de embodiment (mente incorporada), e de corpo poroso, diante de estudos advindos da...
- Autores:
-
Lopes Duenha, Milene
- Tipo de recurso:
- Fecha de publicación:
- 2020
- Institución:
- Universidad Santo Tomás
- Repositorio:
- Repositorio Institucional USTA
- Idioma:
- por
- OAI Identifier:
- oai:repository.usta.edu.co:11634/40065
- Acceso en línea:
- https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/rccm/article/view/5963
http://hdl.handle.net/11634/40065
- Palabra clave:
- scenic presence
performing practices
spectator
expectation
body in relation
presencia escénica
prácticas performativas
espectador
expectativa
cuerpo en relación
presença cênica
práticas performativas
espectador
expectativa
corpo em relação
- Rights
- License
- http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
Summary: | Este artigo aborda a presença do artista como relação, problematizando a ideia de previsibilidade da recepção na experiência artística presencial. Pesquisas sobre o corpo e seus modos de percepção se apoiam na noção de embodiment (mente incorporada), e de corpo poroso, diante de estudos advindos da arte, da filosofia e das neurociências que permitem um percurso cartográfico acerca do tema. Noções de partilha e afeto são apresentadas com referência em escritos de Jacques Rancière e Benedictus de Spinoza respectivamente. O relato de uma das experiências do coletivo brasileiro ‘Mapas e Hipertextos’ exemplifica, na prática, via metodologia hipotético-dedutiva, a ideia de imprevisibilidade dos efeitos no encontro entre os corpos, e a possibilidade de uma produção artística cuja potência de afeto emerge entre os corpos presentes que compõem no ambiente. |
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