La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas

Neste artigo são apresentados os resultados parciais de um estudo das ferramentas, procedimentos e dificuldades dos professores de francês como língua estrangeira no ensino de relações espaciais estáticas. Comparativamente e qualitativamente, analisamos: 1) os procedimentos pedagógicos aplicados por...

Full description

Autores:
Ríos Martínez, Jhon Fredy
Ramírez Osorio, José Fernando
Loaiza Trujillo, Nolbert Alberto
Tipo de recurso:
Fecha de publicación:
2021
Institución:
Universidad Santo Tomás
Repositorio:
Repositorio Institucional USTA
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.usta.edu.co:11634/41914
Acceso en línea:
https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/6639
http://hdl.handle.net/11634/41914
Palabra clave:
Spatial relations
didactic resources and procedures
pedagogy
mother tongue
foreign language
relaciones espaciales
recursos y procedimientos didácticos
pedagogía
lengua materna
lengua extranjera
relações espaciais
recursos e procedimentos didáticos
pedagogia
língua materna
língua estrangeira
Rights
License
Derechos de autor 2021 Autores/as
id SANTOTOMAS_9c2e1a4bc21f627f23b1408676ce4686
oai_identifier_str oai:repository.usta.edu.co:11634/41914
network_acronym_str SANTOTOMAS
network_name_str Repositorio Institucional USTA
repository_id_str
spelling Ríos Martínez, Jhon FredyRamírez Osorio, José FernandoLoaiza Trujillo, Nolbert Alberto2022-01-18T22:03:19Z2022-01-18T22:03:19Z2021-07-01https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/663910.15332/25005421.6639http://hdl.handle.net/11634/41914Neste artigo são apresentados os resultados parciais de um estudo das ferramentas, procedimentos e dificuldades dos professores de francês como língua estrangeira no ensino de relações espaciais estáticas. Comparativamente e qualitativamente, analisamos: 1) os procedimentos pedagógicos aplicados por um grupo de professores; 2) a proposta metodológica apresentada pelos manuais para o ensino do espaço; 3) a observação da ação pedagógica relacionada às relações espaciais e 4) a literatura sobre espaço estático. A abordagem descritiva para as ciências humanas, baseada no contraste e na sistematização da informação, foi utilizada como método. Os resultados mostram propriedades que caracterizam as representações conceituais do espaço.This paper presents the partial results of a study about the tools, procedures, and difficulties French as a foreign language teachers face when teaching static spatial relations. A comparative and qualitative analysis included 1) some pedagogical procedures followed by a group of teachers, 2) the methodological proposal for spacial teaching presented by different textbooks, 3) the observation of the pedagogical application regarding spatial relations, and 4) the literature review about static space. The method used in the investigation was the descriptive approach method for Human Sciences, based on the contrast and systematization of information. The results show the characteristics that define the conceptual representations of space.En el presente artículo, se muestran los resultados parciales de un estudio sobre las herramientas, los procedimientos y las dificultades que los profesores de francés como lengua extranjera enfrentan a la hora de enseñar las relaciones espaciales estáticas. El análisis comparativo y cualitativo incluyó 1) los procedimientos pedagógicos aplicados por un grupo de docentes, 2) la propuesta metodológica presentada por los manuales para la enseñanza del espacio, 3) la observación de la acción pedagógica en cuanto a las relaciones espaciales y 4) la literatura sobre espacio estático. El método empleado fue el enfoque descriptivo para las ciencias humanas apoyado en el contraste y la sistematización de la información. Los resultados ponen en evidencia las características que definen las representaciones conceptuales del espacio.application/pdfspaCoedición Universidad Nacional Abierta y a Distancia y Universidad Santo Tomáshttps://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/6639/6314Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; Vol. 14 Núm. 2 (2021); 277-297Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; v. 14 n. 2 (2021); 277-297Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; Vol. 14 No. 2 (2021); 277-2972500-54211657-107XDerechos de autor 2021 Autores/ashttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_abf2La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadasO ensino do espaço estático: um estudo descritivo em línguas relacionadasStatic Space Teaching: A Descriptive Study in Related Languagesinfo:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1Spatial relationsdidactic resources and procedurespedagogymother tongueforeign languagerelaciones espacialesrecursos y procedimientos didácticospedagogíalengua maternalengua extranjerarelações espaciaisrecursos e procedimentos didáticospedagogialíngua maternalíngua estrangeira11634/41914oai:repository.usta.edu.co:11634/419142023-07-14 16:16:50.745metadata only accessRepositorio Universidad Santo Tomásnoreply@usta.edu.co
dc.title.spa.fl_str_mv La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas
dc.title.alternative.por.fl_str_mv O ensino do espaço estático: um estudo descritivo em línguas relacionadas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Static Space Teaching: A Descriptive Study in Related Languages
title La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas
spellingShingle La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas
Spatial relations
didactic resources and procedures
pedagogy
mother tongue
foreign language
relaciones espaciales
recursos y procedimientos didácticos
pedagogía
lengua materna
lengua extranjera
relações espaciais
recursos e procedimentos didáticos
pedagogia
língua materna
língua estrangeira
title_short La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas
title_full La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas
title_fullStr La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas
title_full_unstemmed La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas
title_sort La enseñanza del espacio estático: un estudio descriptivo en lenguas emparentadas
dc.creator.fl_str_mv Ríos Martínez, Jhon Fredy
Ramírez Osorio, José Fernando
Loaiza Trujillo, Nolbert Alberto
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Ríos Martínez, Jhon Fredy
Ramírez Osorio, José Fernando
Loaiza Trujillo, Nolbert Alberto
dc.subject.proposal.eng.fl_str_mv Spatial relations
didactic resources and procedures
pedagogy
mother tongue
foreign language
topic Spatial relations
didactic resources and procedures
pedagogy
mother tongue
foreign language
relaciones espaciales
recursos y procedimientos didácticos
pedagogía
lengua materna
lengua extranjera
relações espaciais
recursos e procedimentos didáticos
pedagogia
língua materna
língua estrangeira
dc.subject.proposal.spa.fl_str_mv relaciones espaciales
recursos y procedimientos didácticos
pedagogía
lengua materna
lengua extranjera
dc.subject.proposal.por.fl_str_mv relações espaciais
recursos e procedimentos didáticos
pedagogia
língua materna
língua estrangeira
description Neste artigo são apresentados os resultados parciais de um estudo das ferramentas, procedimentos e dificuldades dos professores de francês como língua estrangeira no ensino de relações espaciais estáticas. Comparativamente e qualitativamente, analisamos: 1) os procedimentos pedagógicos aplicados por um grupo de professores; 2) a proposta metodológica apresentada pelos manuais para o ensino do espaço; 3) a observação da ação pedagógica relacionada às relações espaciais e 4) a literatura sobre espaço estático. A abordagem descritiva para as ciências humanas, baseada no contraste e na sistematização da informação, foi utilizada como método. Os resultados mostram propriedades que caracterizam as representações conceituais do espaço.
publishDate 2021
dc.date.issued.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2022-01-18T22:03:19Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2022-01-18T22:03:19Z
dc.type.coarversion.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.drive.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.identifier.none.fl_str_mv https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/6639
10.15332/25005421.6639
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11634/41914
url https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/6639
http://hdl.handle.net/11634/41914
identifier_str_mv 10.15332/25005421.6639
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/6639/6314
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; Vol. 14 Núm. 2 (2021); 277-297
dc.relation.citationissue.por.fl_str_mv Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; v. 14 n. 2 (2021); 277-297
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Revista Interamericana de Investigación Educación y Pedagogía RIIEP; Vol. 14 No. 2 (2021); 277-297
dc.relation.citationissue.none.fl_str_mv 2500-5421
1657-107X
dc.rights.spa.fl_str_mv Derechos de autor 2021 Autores/as
dc.rights.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.rights.uri.spa.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
rights_invalid_str_mv Derechos de autor 2021 Autores/as
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.format.mimetype.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Coedición Universidad Nacional Abierta y a Distancia y Universidad Santo Tomás
institution Universidad Santo Tomás
repository.name.fl_str_mv Repositorio Universidad Santo Tomás
repository.mail.fl_str_mv noreply@usta.edu.co
_version_ 1800800467435913216