Antropologia física na primeira metade do século xx e a proposta tipológica de Earnest A. Hooton.
Apesar de ser considerado um dos fundadores da antropologia física, Earnest A. Hooton é uma figura pouco referenciada no contexto sul-americano. Suas contribuições para a bioarqueologia e estudo da variabilidade biológica das populações não foram isentas de críticas. Considerado por alguns como um r...
- Autores:
-
Gómez Mejía, Juliana
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2020
- Institución:
- Universidad de Caldas
- Repositorio:
- Repositorio Institucional U. Caldas
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
- https://doi.org/10.17151/rasv.2020.22.2.11
- Palabra clave:
- racism
eugenics
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Apesar de ser considerado um dos fundadores da antropologia física, Earnest A. Hooton é uma figura pouco referenciada no contexto sul-americano. Suas contribuições para a bioarqueologia e estudo da variabilidade biológica das populações não foram isentas de críticas. Considerado por alguns como um representante claro do racismo e da eugenia, e por outros como um acadêmico e mentor que treinou toda uma geração de antropólogos físicos, ele fez importantes contribuições para a antropologia do período entre-guerras. Portanto, é interessante discutir o perfil desse cientista no contexto de seu tempo. O objetivo deste artigo é revisar a proposta metodológica de Earnest A. Hooton para a análise e classificação de grupos humanos, como parte dos debates científicos que ocorreram na Antropologia Física do final do século XIX e início do século XX os quais tentavam, sem muito sucesso, superar o interesse pela classificação tipológica das populações que dominou nas décadas anteriores e que teve influencia na América do Sul durante a primeira metade do século XX, especialmente porque estavam em curso estudos somatológicos que buscavam explicar a grande heterogeneidade biológica e cultural. |
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Hooton para a análise e classificação de grupos humanos, como parte dos debates científicos que ocorreram na Antropologia Física do final do século XIX e início do século XX os quais tentavam, sem muito sucesso, superar o interesse pela classificação tipológica das populações que dominou nas décadas anteriores e que teve influencia na América do Sul durante a primeira metade do século XX, especialmente porque estavam em curso estudos somatológicos que buscavam explicar a grande heterogeneidade biológica e cultural.Despite being considered one of the founders of physical anthropology, Earnest A. Hooton is a poorly referenced figure in the South American context. His contributions to bioarcheology and the study of the biological variability of populations have not been exempt of criticism. Considered by some to be a clear representative of racism and eugenics, and by others as an academic and mentor who trained a whole generation of physical anthropologists, he made important contributions to anthropology in the interwar period. Therefore, it is interesting to discuss the profile of this scientist in the context of his time. The purpose of this article is to review Earnest A. Hooton’s methodological proposal for the analysis and classification of human groups as part of the scientific debates that took place in physical anthropology in the late 19th and the early 20th centuries and which attempted, without much success, to overcome the interest in the typological classification of human groups that dominated in previous decades and that had an influence in South America during the first half of the 20th century, especially since somatological studies were being carried out that sought to explain the great biological and cultural diversity.application/pdfspaUniversidad de CaldasDerechos de autor 2020 Juliana Gómez Mejíahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEsta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.http://purl.org/coar/access_right/c_abf2https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/virajes/article/view/2312racismeugenicsphysical anthropologyhuman biological variabilitysomatologyracismoeugeniaantropologia físicavariabilidade biológica humanasomatologiaAntropologia física na primeira metade do século xx e a proposta tipológica de Earnest A. Hooton.Physical anthropology in the first half of the 20th century and the typological proposal of Earnest A. Hooton.Artículo de revistaSección MisceláneoJournal Articlehttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1Textinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85252224122Revista de Antropología y Sociología: VirajesAmerican Anthropological Association. (2007). Race: Are We So Different? Retrieved from http://www.understandingrace.orgArmelagos, G. y Van Gerven, D. (2003). A Century of Skeletal Biology and Paleopathology: Contrasts, Contradictions, and Conflicts. American Anthropologist, 105(1), 53-64.Boas, F. (1912). Changes in the bodily form of descendants of immigrants. American Anthropologist, 14(3), 530-562.Boas, F. (1930). Observations on the growth of children. Science, 72(1854), 44-48.Buikstra, J. y Beck, L. (2006). Bioarchaeology The Contextual Analysis of Human Remains. Elsevier Inc.Giles, E. (2010). Principal Figures in Physical Anthropology Before and During World War II. En M. Little y K. Kennedy (eds.), Histories of American Physical Anthropology in the Twentieth Century (pp. 141-154). United Kingdom: Lexington Books.Giles, E. (2012). Two faces of earnest A. Hooton. American Journal of Physical Anthropology, 149, 105-113. https://doi.org/10.1002/ajpa.22162Goodman, A. (1993). On the Interpretation of Health From Skeletal Remains. Current Anthropology, 34(3), 281-288.Hooton, E.A. (1925). The ancient inhabitants of the Canary Islands (Vol. 7). Corinthian Press.Hooton, E.A. (1926). Methods of racial analysis. Science, LXIII(1621), 75–81.Hooton, E.A. (1930). The Indians of Pecos Pueblo: a study of their skeletal remains. Department of Archaeology, Phillips Academy, Andover, Mass.Hooton, E.A. (1931). Up from the Ape. New York: Macmillan.Hooton, E.A. (1937). Apes, Men and Morons. New York: G. P. 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Essentials of Physical Anthropology. Wadsworth Cenage Learning.Little, M. (2010). Franz Boas’s Place in American Physical Anthropology and Its Institutions. En M. Little & K.A.R. Kennedy (eds.), Histories of American Physical Anthropology in the Twentieth Century (pp. 55-85). United Kingdom: Lexington Books.Little, M. y Kennedy, K. (2010). Histories of American Physical Anthropology in the Twentieth Century. United Kingdom: Lexington Books.Ribeiro, D. (1995). O povo brasileiro: a formação eo sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.Sánchez, M. (2018). Sexo, eugenesia y política: Waldemar Coutts (Chile, 1895-1959). Revista de Historia, 25(1), 109-130.Shapiro, H.L. (1954). Earnest Albert Hooton 1887-1954. American Anthropologist, 56(6), 1081-1084. https://doi.org/10.1525/aa.1954.56.6.02a00090Sheldon, W.H., Stevens, S.S. y Tucker, W.B. (1940). The varieties of human physique. New York: Harper.Souza, V.S. de, y Santos, R.V. (2012). Corpos, medidas e nação: antropologia física na capital da República brasileira na primeira metade do século XX. Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 7(3), 639-643.Vallejo, G., y Miranda, M. (2004). Los sabores del poder: eugenesia y biotipología en la Argentina del siglo XX. Revista de Indias, 64(231), 425-444.Núm. 2 , Año 2020 : Julio - Diciembrehttps://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/virajes/article/download/2312/2214OREORE.xmltext/xml2609https://repositorio.ucaldas.edu.co/bitstream/ucaldas/14664/1/ORE.xml69f46b60ed699613819df8b71be995f4MD51ucaldas/14664oai:repositorio.ucaldas.edu.co:ucaldas/146642022-04-03 10:04:36.225Repositorio Digital de la Universidad de Caldasbdigital@metabiblioteca.com |