Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.

Este artigo visa pesquisar e analisar criticamente em que medida as políticas de avaliação externa implementadas na Colômbia e no Brasil influem na configuração do trabalho docente. A partir disso, abordamos as percepções dos professores sobre a materialização dessas políticas nas duas realidades, d...

Full description

Autores:
Remolina Caviedes, Juan Francisco
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2019
Institución:
Universidad Pedagógica Nacional
Repositorio:
Repositorio Institucional UPN
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/14121
Acceso en línea:
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497
http://hdl.handle.net/20.500.12209/14121
Palabra clave:
Política educacional
Calidad de la educación
Indicadores educativos
Evaluación de la educación
Responsabilidad del docente
Política educacional
Rights
openAccess
License
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
id RPEDAGO2_c274836e106a98bb1e9244720765373e
oai_identifier_str oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/14121
network_acronym_str RPEDAGO2
network_name_str Repositorio Institucional UPN
repository_id_str
dc.title.spa.fl_str_mv Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.
dc.title.translated.eng.fl_str_mv Teacher’s Work and External Evaluation Policies in Colombia and Brazil.
title Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.
spellingShingle Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.
Política educacional
Calidad de la educación
Indicadores educativos
Evaluación de la educación
Responsabilidad del docente
Política educacional
title_short Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.
title_full Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.
title_fullStr Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.
title_full_unstemmed Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.
title_sort Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.
dc.creator.fl_str_mv Remolina Caviedes, Juan Francisco
dc.contributor.author.spa.fl_str_mv Remolina Caviedes, Juan Francisco
dc.subject.spa.fl_str_mv Política educacional
Calidad de la educación
Indicadores educativos
Evaluación de la educación
Responsabilidad del docente
Política educacional
topic Política educacional
Calidad de la educación
Indicadores educativos
Evaluación de la educación
Responsabilidad del docente
Política educacional
description Este artigo visa pesquisar e analisar criticamente em que medida as políticas de avaliação externa implementadas na Colômbia e no Brasil influem na configuração do trabalho docente. A partir disso, abordamos as percepções dos professores sobre a materialização dessas políticas nas duas realidades, desde a perspectiva dos estudos históricos comparados no âmbito da matriz teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Nesse sentido, realizamos entrevistas semiestruturadas a 30 docentes que trabalhavam em diversas áreas de seis escolas públicas da Colômbia e o Brasil. Os resultados evidenciam que as políticas educacionais criadas e disseminadas por organismos multilaterais ao serviço do capital, como o Banco Mundial, influem na configuração das políticas educacionais dos dois países por meio da ideologia gestocrática, o que contribui progressivamente para a precarização do trabalho docente.
publishDate 2019
dc.date.issued.none.fl_str_mv 2019-02-13
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2021-08-02T16:41:29Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2021-08-02T16:41:29Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.coarversion.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.eng.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.eng.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497
10.17227/rce.num77-6497
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2323-0134
0120-3916
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12209/14121
url https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497
http://hdl.handle.net/20.500.12209/14121
identifier_str_mv 10.17227/rce.num77-6497
2323-0134
0120-3916
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/7350
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/7727
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/8882
dc.relation.references.none.fl_str_mv Alves, T. y De Rezende Pinto, J.M. (2011). Remuneração e características do trabalho docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 41(143), 606-639; Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/105/113
Atlas.ti (version 1.0.46 (208)). [Software]. (2015). Recuperado de https://atlasti.com/product/mac-os-edition/
Banco Mundial (bm) (1996). Prioridades y estrategias para la educación. Washington, D.C.: Banco Internacional de Reconstrucción y Fomen-to/Banco Mundial. Recuperado de http://documentos.bancomun-dial.org/curated/es/715681468329483128/pdf/14948010spanish.pdf
Banco Mundial (bm) (2016). Educación. Panorama general. Recuperado de http://www.bancomundial.org/es/topic/education/overview#1
Bruns, B. y Luque, J. (2014). Docentes excelentes. Resumen. Washington, D.C.: Banco Mundial. Recuperado de https://openknowledge.worl-dbank.org/bitstream/handle/10986/20488/Spanish-excellent-tea-chers-report.pdf?sequence=5
Ciavatta, M. (2009). Estudos comparados. Trab. Educ. Saúde., 7(suple-mento), 129-151. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/tes/v7s1/07.pdf
De Freitas, L.C. (2012). Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., 33(119), 379-404.
Dussel, E. (2012). A produção teórica de Marx. 11a. ed. São Paulo: Ex-pressão Popular.
Franco, M.C. (2000). Quando nós somos o outro. Educ. Soc.,21(72), 197-230; Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4200.pdf
Hayek, F.A. (2006). Los fundamentos de la libertad. Clásicos de la Liber-tad. 71a. ed. Madrid: Unión Editorial.
Hillman, A.L. y Jenkner, E. (2004). La educación de los niños en los países pobres. Temas de Economía 33. Washington, D.C. Recuperado de https://www.imf.org/external/pubs/ft/issues/issues33/esl/issue33s.pdf
Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (icfes) (2016). isce: Guía metodológica. Boletín Saber en Breve, (5), 1-4
Kosík, K. (1995). Dialética do concreto. 21a. ed. Río de Janeiro: Paz e Terra
Lefebvre, H. (1958). Critique de la vie quotidienne. 21a. ed. París: L’Arche Éditeur
Lefebvre, H. (1972). La vida cotidiana en el mundo moderno. Humanida-des. Madrid: Alianza Editorial.
Lefebvre, H. (1975). Lógica formal. Lógica dialéctica. Río de Janeiro: Civi-lização Brasileira
Lefebvre, H. (2006). La presencia y la ausencia: contribución a la teoría de las representaciones. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.
Malaver, C. (2015). Llegó la hora de que colegios pasen al tablero cada año. Eltiempo.com. Recuperado de http://www.eltiempo.com/bogo-ta/nuevo-modelo-de-educacion-en-colombia/15399375; [Fecha de consulta: marzo 16 de 2015]
Marx, K. y Engels, F. (2014). La ideología alemana. Serie Clásicos. Madrid, España: Ediciones Akal.
Popkewitz, T.S. (1992). A Political/Sociological Critique of Teacher Educa-tion Reforms. En Focus on Evaluation and Measurement (pp. 287–314). Tomos 1-2 de Information Analyses – Viewpoints; National Research Symposium on Limited English Proficient Student Issues. Washington, D.C.: EDRS. Recuperado de http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED349818.pdf
Ravitch, D. (2011). Vida e morte do grande sistema escolar americano: Como os Testes Padronizados e o Modelo de Mercado Ameaçam a Educação. Porto Alegre: Sulina.
Remolina, J.F. (2012). La evaluación en el contexto escolar de Francia y Portugal. RLEE; XLII(2), 95–117. Recuperado de http://cee.edu.mx/revista/r2011-2020/r\s\do6(t)exto/t\s\do6(2)012\s\do6(0)4.pdf
Remolina, J.F. (2017). Crítica das políticas de avaliação externa na Colôm-bia e Brasil no contexto da sociedade capitalista. (Tesis Doctoral). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Edu-cação da Universidade Federal de Uberlândia; Uberlândia, MG
Sanchez, C.M. (2015). “Nuestros hijos pueden ser los más educados de Latinoamérica”: Santos. Eltiempo.com. Recuperado de http://www.eltiempo.com/bogota/nuestros-hijos-pueden-ser-los-mas-educa-dos-de-latinoamerica-santos/15460955; [Fecha de consulta: marzo 25 de 2015]
Sistema Informativo del Gobierno (sig) (2014). Colombia debe trazarse hoy una meta: ser la nación más educada de América Latina en el año 2025. Recuperado de http://wsp.presidencia.gov.co/Prensa/2014/Fe-brero/Paginas/20140212_05-Colombia-debe-trazarse-hoy-una-me-ta-ser-la-nacion-mas-educada-de-America-Latina-en-el-2025.aspx; [Fecha de consulta: abril 19 de 2015]
World Bank (2014). Economics of Education. Brief. Recuperado de http://www.worldbank.org/en/topic/education/brief/economics-of-educa-tion
dc.rights.uri.none.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.rights.creativecommons.none.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
Attribution-NonCommercial 4.0 International
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Editorial Universidad Pedagógica Nacional
dc.source.spa.fl_str_mv Revista Colombiana de Educación; Vol. 1 No. 77 (2019): Patrones de aprendizaje
institution Universidad Pedagógica Nacional
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacional
repository.mail.fl_str_mv repositorio@pedagogica.edu.co
_version_ 1814445163146117120
spelling Remolina Caviedes, Juan Francisco2021-08-02T16:41:29Z2021-08-02T16:41:29Z2019-02-13https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/649710.17227/rce.num77-64972323-01340120-3916http://hdl.handle.net/20.500.12209/14121Este artigo visa pesquisar e analisar criticamente em que medida as políticas de avaliação externa implementadas na Colômbia e no Brasil influem na configuração do trabalho docente. A partir disso, abordamos as percepções dos professores sobre a materialização dessas políticas nas duas realidades, desde a perspectiva dos estudos históricos comparados no âmbito da matriz teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Nesse sentido, realizamos entrevistas semiestruturadas a 30 docentes que trabalhavam em diversas áreas de seis escolas públicas da Colômbia e o Brasil. Os resultados evidenciam que as políticas educacionais criadas e disseminadas por organismos multilaterais ao serviço do capital, como o Banco Mundial, influem na configuração das políticas educacionais dos dois países por meio da ideologia gestocrática, o que contribui progressivamente para a precarização do trabalho docente.El presente artículo tiene como objetivo investigar y analizar críticamente en qué medida las políticas de evaluación externa implementadas en Colombia y Brasil influyen en la configuración del trabajo docente. Con base en este interés, nos referimos a las percepciones docentes sobre la materialización de estas políticas en ambas realidades, adoptando la perspectiva de los Estudios Históricos Comparados en el ámbito de la matriz teórico-metodológica del Materialismo Histórico-Dialéctico. De tal manera, se realizaron entrevistas semi-dirigidas con un total de 30 docentes que actuaban en diferentes áreas de seis escuelas públicas de Colombia y Brasil. Los resultados evidenciaron que las políticas educacionales gestadas y diseminadas por organismos multilaterales al servicio del capital, como el Banco Mundial, median en la configuración de las políticas educativas de ambos países por intermedio de la ideología gestiocrática, contribuyendo progresivamente con la precarización del trabajo docente.Made available in DSpace on 2021-08-02T16:41:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0Item created via OAI harvest from source: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/oai on 2021-08-02T16:41:29Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:pedagogica.edu.co-REVISTAS-UPN-CO:article/6497This article aims to provide a critical research and analysis of the extent to which the external evaluation policies implemented in Colombia and Brazil influence the configuration of the teacher’s work. Based on this interest, we refer to teachers’ perceptions about the materialization of these policies in both realities, adopting the perspective of comparative historical studies within the scope of the theoretical-methodological matrix of historical-dialectical materialism. Thus, semi-structured interviews were conducted with a total of 30 teachers who worked in different areas of six public schools in Colombia and Brazil. The results showed that the educational policies developed and disseminated by multilateral organizations in the service of capital, such as the World Bank, mediate in the configuration of the educational policies of both countries through the gestiocratic ideology, contributing progressively to the precarization of teaching work.application/pdftext/xmlapplication/pdfspaEditorial Universidad Pedagógica Nacionalhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/7350https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/7727https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/8882Alves, T. y De Rezende Pinto, J.M. (2011). Remuneração e características do trabalho docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 41(143), 606-639; Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/105/113Atlas.ti (version 1.0.46 (208)). [Software]. (2015). Recuperado de https://atlasti.com/product/mac-os-edition/Banco Mundial (bm) (1996). Prioridades y estrategias para la educación. Washington, D.C.: Banco Internacional de Reconstrucción y Fomen-to/Banco Mundial. Recuperado de http://documentos.bancomun-dial.org/curated/es/715681468329483128/pdf/14948010spanish.pdfBanco Mundial (bm) (2016). Educación. Panorama general. Recuperado de http://www.bancomundial.org/es/topic/education/overview#1Bruns, B. y Luque, J. (2014). Docentes excelentes. Resumen. Washington, D.C.: Banco Mundial. Recuperado de https://openknowledge.worl-dbank.org/bitstream/handle/10986/20488/Spanish-excellent-tea-chers-report.pdf?sequence=5Ciavatta, M. (2009). Estudos comparados. Trab. Educ. Saúde., 7(suple-mento), 129-151. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/tes/v7s1/07.pdfDe Freitas, L.C. (2012). Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., 33(119), 379-404.Dussel, E. (2012). A produção teórica de Marx. 11a. ed. São Paulo: Ex-pressão Popular.Franco, M.C. (2000). Quando nós somos o outro. Educ. Soc.,21(72), 197-230; Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4200.pdfHayek, F.A. (2006). Los fundamentos de la libertad. Clásicos de la Liber-tad. 71a. ed. Madrid: Unión Editorial.Hillman, A.L. y Jenkner, E. (2004). La educación de los niños en los países pobres. Temas de Economía 33. Washington, D.C. Recuperado de https://www.imf.org/external/pubs/ft/issues/issues33/esl/issue33s.pdfInstituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (icfes) (2016). isce: Guía metodológica. Boletín Saber en Breve, (5), 1-4Kosík, K. (1995). Dialética do concreto. 21a. ed. Río de Janeiro: Paz e TerraLefebvre, H. (1958). Critique de la vie quotidienne. 21a. ed. París: L’Arche ÉditeurLefebvre, H. (1972). La vida cotidiana en el mundo moderno. Humanida-des. Madrid: Alianza Editorial.Lefebvre, H. (1975). Lógica formal. Lógica dialéctica. Río de Janeiro: Civi-lização BrasileiraLefebvre, H. (2006). La presencia y la ausencia: contribución a la teoría de las representaciones. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.Malaver, C. (2015). Llegó la hora de que colegios pasen al tablero cada año. Eltiempo.com. Recuperado de http://www.eltiempo.com/bogo-ta/nuevo-modelo-de-educacion-en-colombia/15399375; [Fecha de consulta: marzo 16 de 2015]Marx, K. y Engels, F. (2014). La ideología alemana. Serie Clásicos. Madrid, España: Ediciones Akal.Popkewitz, T.S. (1992). A Political/Sociological Critique of Teacher Educa-tion Reforms. En Focus on Evaluation and Measurement (pp. 287–314). Tomos 1-2 de Information Analyses – Viewpoints; National Research Symposium on Limited English Proficient Student Issues. Washington, D.C.: EDRS. Recuperado de http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED349818.pdfRavitch, D. (2011). Vida e morte do grande sistema escolar americano: Como os Testes Padronizados e o Modelo de Mercado Ameaçam a Educação. Porto Alegre: Sulina.Remolina, J.F. (2012). La evaluación en el contexto escolar de Francia y Portugal. RLEE; XLII(2), 95–117. Recuperado de http://cee.edu.mx/revista/r2011-2020/r\s\do6(t)exto/t\s\do6(2)012\s\do6(0)4.pdfRemolina, J.F. (2017). Crítica das políticas de avaliação externa na Colôm-bia e Brasil no contexto da sociedade capitalista. (Tesis Doctoral). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Edu-cação da Universidade Federal de Uberlândia; Uberlândia, MGSanchez, C.M. (2015). “Nuestros hijos pueden ser los más educados de Latinoamérica”: Santos. Eltiempo.com. Recuperado de http://www.eltiempo.com/bogota/nuestros-hijos-pueden-ser-los-mas-educa-dos-de-latinoamerica-santos/15460955; [Fecha de consulta: marzo 25 de 2015]Sistema Informativo del Gobierno (sig) (2014). Colombia debe trazarse hoy una meta: ser la nación más educada de América Latina en el año 2025. Recuperado de http://wsp.presidencia.gov.co/Prensa/2014/Fe-brero/Paginas/20140212_05-Colombia-debe-trazarse-hoy-una-me-ta-ser-la-nacion-mas-educada-de-America-Latina-en-el-2025.aspx; [Fecha de consulta: abril 19 de 2015]World Bank (2014). Economics of Education. Brief. Recuperado de http://www.worldbank.org/en/topic/education/brief/economics-of-educa-tionhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Attribution-NonCommercial 4.0 InternationalRevista Colombiana de Educación; Vol. 1 No. 77 (2019): Patrones de aprendizajePolítica educacionalCalidad de la educaciónIndicadores educativosEvaluación de la educaciónResponsabilidad del docentePolítica educacionalTrabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.Teacher’s Work and External Evaluation Policies in Colombia and Brazil.Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a8520.500.12209/14121oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/141212024-01-19 12:59:15.228Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacionalrepositorio@pedagogica.edu.co