Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.
Este artigo visa pesquisar e analisar criticamente em que medida as políticas de avaliação externa implementadas na Colômbia e no Brasil influem na configuração do trabalho docente. A partir disso, abordamos as percepções dos professores sobre a materialização dessas políticas nas duas realidades, d...
- Autores:
-
Remolina Caviedes, Juan Francisco
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2019
- Institución:
- Universidad Pedagógica Nacional
- Repositorio:
- Repositorio Institucional UPN
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/14121
- Acceso en línea:
- https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497
http://hdl.handle.net/20.500.12209/14121
- Palabra clave:
- Política educacional
Calidad de la educación
Indicadores educativos
Evaluación de la educación
Responsabilidad del docente
Política educacional
- Rights
- openAccess
- License
- https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
id |
RPEDAGO2_c274836e106a98bb1e9244720765373e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/14121 |
network_acronym_str |
RPEDAGO2 |
network_name_str |
Repositorio Institucional UPN |
repository_id_str |
|
dc.title.spa.fl_str_mv |
Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil. |
dc.title.translated.eng.fl_str_mv |
Teacher’s Work and External Evaluation Policies in Colombia and Brazil. |
title |
Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil. |
spellingShingle |
Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil. Política educacional Calidad de la educación Indicadores educativos Evaluación de la educación Responsabilidad del docente Política educacional |
title_short |
Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil. |
title_full |
Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil. |
title_fullStr |
Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil. |
title_full_unstemmed |
Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil. |
title_sort |
Trabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil. |
dc.creator.fl_str_mv |
Remolina Caviedes, Juan Francisco |
dc.contributor.author.spa.fl_str_mv |
Remolina Caviedes, Juan Francisco |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Política educacional Calidad de la educación Indicadores educativos Evaluación de la educación Responsabilidad del docente Política educacional |
topic |
Política educacional Calidad de la educación Indicadores educativos Evaluación de la educación Responsabilidad del docente Política educacional |
description |
Este artigo visa pesquisar e analisar criticamente em que medida as políticas de avaliação externa implementadas na Colômbia e no Brasil influem na configuração do trabalho docente. A partir disso, abordamos as percepções dos professores sobre a materialização dessas políticas nas duas realidades, desde a perspectiva dos estudos históricos comparados no âmbito da matriz teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Nesse sentido, realizamos entrevistas semiestruturadas a 30 docentes que trabalhavam em diversas áreas de seis escolas públicas da Colômbia e o Brasil. Os resultados evidenciam que as políticas educacionais criadas e disseminadas por organismos multilaterais ao serviço do capital, como o Banco Mundial, influem na configuração das políticas educacionais dos dois países por meio da ideologia gestocrática, o que contribui progressivamente para a precarização do trabalho docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.none.fl_str_mv |
2019-02-13 |
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv |
2021-08-02T16:41:29Z |
dc.date.available.none.fl_str_mv |
2021-08-02T16:41:29Z |
dc.type.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1 |
dc.type.coarversion.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
dc.type.local.spa.fl_str_mv |
Artículo de revista |
dc.type.coar.eng.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.type.driver.eng.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497 10.17227/rce.num77-6497 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2323-0134 0120-3916 |
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12209/14121 |
url |
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497 http://hdl.handle.net/20.500.12209/14121 |
identifier_str_mv |
10.17227/rce.num77-6497 2323-0134 0120-3916 |
dc.language.iso.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/7350 https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/7727 https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/8882 |
dc.relation.references.none.fl_str_mv |
Alves, T. y De Rezende Pinto, J.M. (2011). Remuneração e características do trabalho docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 41(143), 606-639; Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/105/113 Atlas.ti (version 1.0.46 (208)). [Software]. (2015). Recuperado de https://atlasti.com/product/mac-os-edition/ Banco Mundial (bm) (1996). Prioridades y estrategias para la educación. Washington, D.C.: Banco Internacional de Reconstrucción y Fomen-to/Banco Mundial. Recuperado de http://documentos.bancomun-dial.org/curated/es/715681468329483128/pdf/14948010spanish.pdf Banco Mundial (bm) (2016). Educación. Panorama general. Recuperado de http://www.bancomundial.org/es/topic/education/overview#1 Bruns, B. y Luque, J. (2014). Docentes excelentes. Resumen. Washington, D.C.: Banco Mundial. Recuperado de https://openknowledge.worl-dbank.org/bitstream/handle/10986/20488/Spanish-excellent-tea-chers-report.pdf?sequence=5 Ciavatta, M. (2009). Estudos comparados. Trab. Educ. Saúde., 7(suple-mento), 129-151. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/tes/v7s1/07.pdf De Freitas, L.C. (2012). Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., 33(119), 379-404. Dussel, E. (2012). A produção teórica de Marx. 11a. ed. São Paulo: Ex-pressão Popular. Franco, M.C. (2000). Quando nós somos o outro. Educ. Soc.,21(72), 197-230; Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4200.pdf Hayek, F.A. (2006). Los fundamentos de la libertad. Clásicos de la Liber-tad. 71a. ed. Madrid: Unión Editorial. Hillman, A.L. y Jenkner, E. (2004). La educación de los niños en los países pobres. Temas de Economía 33. Washington, D.C. Recuperado de https://www.imf.org/external/pubs/ft/issues/issues33/esl/issue33s.pdf Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (icfes) (2016). isce: Guía metodológica. Boletín Saber en Breve, (5), 1-4 Kosík, K. (1995). Dialética do concreto. 21a. ed. Río de Janeiro: Paz e Terra Lefebvre, H. (1958). Critique de la vie quotidienne. 21a. ed. París: L’Arche Éditeur Lefebvre, H. (1972). La vida cotidiana en el mundo moderno. Humanida-des. Madrid: Alianza Editorial. Lefebvre, H. (1975). Lógica formal. Lógica dialéctica. Río de Janeiro: Civi-lização Brasileira Lefebvre, H. (2006). La presencia y la ausencia: contribución a la teoría de las representaciones. México D.F.: Fondo de Cultura Económica. Malaver, C. (2015). Llegó la hora de que colegios pasen al tablero cada año. Eltiempo.com. Recuperado de http://www.eltiempo.com/bogo-ta/nuevo-modelo-de-educacion-en-colombia/15399375; [Fecha de consulta: marzo 16 de 2015] Marx, K. y Engels, F. (2014). La ideología alemana. Serie Clásicos. Madrid, España: Ediciones Akal. Popkewitz, T.S. (1992). A Political/Sociological Critique of Teacher Educa-tion Reforms. En Focus on Evaluation and Measurement (pp. 287–314). Tomos 1-2 de Information Analyses – Viewpoints; National Research Symposium on Limited English Proficient Student Issues. Washington, D.C.: EDRS. Recuperado de http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED349818.pdf Ravitch, D. (2011). Vida e morte do grande sistema escolar americano: Como os Testes Padronizados e o Modelo de Mercado Ameaçam a Educação. Porto Alegre: Sulina. Remolina, J.F. (2012). La evaluación en el contexto escolar de Francia y Portugal. RLEE; XLII(2), 95–117. Recuperado de http://cee.edu.mx/revista/r2011-2020/r\s\do6(t)exto/t\s\do6(2)012\s\do6(0)4.pdf Remolina, J.F. (2017). Crítica das políticas de avaliação externa na Colôm-bia e Brasil no contexto da sociedade capitalista. (Tesis Doctoral). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Edu-cação da Universidade Federal de Uberlândia; Uberlândia, MG Sanchez, C.M. (2015). “Nuestros hijos pueden ser los más educados de Latinoamérica”: Santos. Eltiempo.com. Recuperado de http://www.eltiempo.com/bogota/nuestros-hijos-pueden-ser-los-mas-educa-dos-de-latinoamerica-santos/15460955; [Fecha de consulta: marzo 25 de 2015] Sistema Informativo del Gobierno (sig) (2014). Colombia debe trazarse hoy una meta: ser la nación más educada de América Latina en el año 2025. Recuperado de http://wsp.presidencia.gov.co/Prensa/2014/Fe-brero/Paginas/20140212_05-Colombia-debe-trazarse-hoy-una-me-ta-ser-la-nacion-mas-educada-de-America-Latina-en-el-2025.aspx; [Fecha de consulta: abril 19 de 2015] World Bank (2014). Economics of Education. Brief. Recuperado de http://www.worldbank.org/en/topic/education/brief/economics-of-educa-tion |
dc.rights.uri.none.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
dc.rights.creativecommons.none.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 Attribution-NonCommercial 4.0 International |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/pdf |
dc.publisher.spa.fl_str_mv |
Editorial Universidad Pedagógica Nacional |
dc.source.spa.fl_str_mv |
Revista Colombiana de Educación; Vol. 1 No. 77 (2019): Patrones de aprendizaje |
institution |
Universidad Pedagógica Nacional |
repository.name.fl_str_mv |
Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacional |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@pedagogica.edu.co |
_version_ |
1814445163146117120 |
spelling |
Remolina Caviedes, Juan Francisco2021-08-02T16:41:29Z2021-08-02T16:41:29Z2019-02-13https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/649710.17227/rce.num77-64972323-01340120-3916http://hdl.handle.net/20.500.12209/14121Este artigo visa pesquisar e analisar criticamente em que medida as políticas de avaliação externa implementadas na Colômbia e no Brasil influem na configuração do trabalho docente. A partir disso, abordamos as percepções dos professores sobre a materialização dessas políticas nas duas realidades, desde a perspectiva dos estudos históricos comparados no âmbito da matriz teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Nesse sentido, realizamos entrevistas semiestruturadas a 30 docentes que trabalhavam em diversas áreas de seis escolas públicas da Colômbia e o Brasil. Os resultados evidenciam que as políticas educacionais criadas e disseminadas por organismos multilaterais ao serviço do capital, como o Banco Mundial, influem na configuração das políticas educacionais dos dois países por meio da ideologia gestocrática, o que contribui progressivamente para a precarização do trabalho docente.El presente artículo tiene como objetivo investigar y analizar críticamente en qué medida las políticas de evaluación externa implementadas en Colombia y Brasil influyen en la configuración del trabajo docente. Con base en este interés, nos referimos a las percepciones docentes sobre la materialización de estas políticas en ambas realidades, adoptando la perspectiva de los Estudios Históricos Comparados en el ámbito de la matriz teórico-metodológica del Materialismo Histórico-Dialéctico. De tal manera, se realizaron entrevistas semi-dirigidas con un total de 30 docentes que actuaban en diferentes áreas de seis escuelas públicas de Colombia y Brasil. Los resultados evidenciaron que las políticas educacionales gestadas y diseminadas por organismos multilaterales al servicio del capital, como el Banco Mundial, median en la configuración de las políticas educativas de ambos países por intermedio de la ideología gestiocrática, contribuyendo progresivamente con la precarización del trabajo docente.Made available in DSpace on 2021-08-02T16:41:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0Item created via OAI harvest from source: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/oai on 2021-08-02T16:41:29Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:pedagogica.edu.co-REVISTAS-UPN-CO:article/6497This article aims to provide a critical research and analysis of the extent to which the external evaluation policies implemented in Colombia and Brazil influence the configuration of the teacher’s work. Based on this interest, we refer to teachers’ perceptions about the materialization of these policies in both realities, adopting the perspective of comparative historical studies within the scope of the theoretical-methodological matrix of historical-dialectical materialism. Thus, semi-structured interviews were conducted with a total of 30 teachers who worked in different areas of six public schools in Colombia and Brazil. The results showed that the educational policies developed and disseminated by multilateral organizations in the service of capital, such as the World Bank, mediate in the configuration of the educational policies of both countries through the gestiocratic ideology, contributing progressively to the precarization of teaching work.application/pdftext/xmlapplication/pdfspaEditorial Universidad Pedagógica Nacionalhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/7350https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/7727https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/6497/8882Alves, T. y De Rezende Pinto, J.M. (2011). Remuneração e características do trabalho docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 41(143), 606-639; Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/105/113Atlas.ti (version 1.0.46 (208)). [Software]. (2015). Recuperado de https://atlasti.com/product/mac-os-edition/Banco Mundial (bm) (1996). Prioridades y estrategias para la educación. Washington, D.C.: Banco Internacional de Reconstrucción y Fomen-to/Banco Mundial. Recuperado de http://documentos.bancomun-dial.org/curated/es/715681468329483128/pdf/14948010spanish.pdfBanco Mundial (bm) (2016). Educación. Panorama general. Recuperado de http://www.bancomundial.org/es/topic/education/overview#1Bruns, B. y Luque, J. (2014). Docentes excelentes. Resumen. Washington, D.C.: Banco Mundial. Recuperado de https://openknowledge.worl-dbank.org/bitstream/handle/10986/20488/Spanish-excellent-tea-chers-report.pdf?sequence=5Ciavatta, M. (2009). Estudos comparados. Trab. Educ. Saúde., 7(suple-mento), 129-151. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/tes/v7s1/07.pdfDe Freitas, L.C. (2012). Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., 33(119), 379-404.Dussel, E. (2012). A produção teórica de Marx. 11a. ed. São Paulo: Ex-pressão Popular.Franco, M.C. (2000). Quando nós somos o outro. Educ. Soc.,21(72), 197-230; Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/es/v21n72/4200.pdfHayek, F.A. (2006). Los fundamentos de la libertad. Clásicos de la Liber-tad. 71a. ed. Madrid: Unión Editorial.Hillman, A.L. y Jenkner, E. (2004). La educación de los niños en los países pobres. Temas de Economía 33. Washington, D.C. Recuperado de https://www.imf.org/external/pubs/ft/issues/issues33/esl/issue33s.pdfInstituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (icfes) (2016). isce: Guía metodológica. Boletín Saber en Breve, (5), 1-4Kosík, K. (1995). Dialética do concreto. 21a. ed. Río de Janeiro: Paz e TerraLefebvre, H. (1958). Critique de la vie quotidienne. 21a. ed. París: L’Arche ÉditeurLefebvre, H. (1972). La vida cotidiana en el mundo moderno. Humanida-des. Madrid: Alianza Editorial.Lefebvre, H. (1975). Lógica formal. Lógica dialéctica. Río de Janeiro: Civi-lização BrasileiraLefebvre, H. (2006). La presencia y la ausencia: contribución a la teoría de las representaciones. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.Malaver, C. (2015). Llegó la hora de que colegios pasen al tablero cada año. Eltiempo.com. Recuperado de http://www.eltiempo.com/bogo-ta/nuevo-modelo-de-educacion-en-colombia/15399375; [Fecha de consulta: marzo 16 de 2015]Marx, K. y Engels, F. (2014). La ideología alemana. Serie Clásicos. Madrid, España: Ediciones Akal.Popkewitz, T.S. (1992). A Political/Sociological Critique of Teacher Educa-tion Reforms. En Focus on Evaluation and Measurement (pp. 287–314). Tomos 1-2 de Information Analyses – Viewpoints; National Research Symposium on Limited English Proficient Student Issues. Washington, D.C.: EDRS. Recuperado de http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED349818.pdfRavitch, D. (2011). Vida e morte do grande sistema escolar americano: Como os Testes Padronizados e o Modelo de Mercado Ameaçam a Educação. Porto Alegre: Sulina.Remolina, J.F. (2012). La evaluación en el contexto escolar de Francia y Portugal. RLEE; XLII(2), 95–117. Recuperado de http://cee.edu.mx/revista/r2011-2020/r\s\do6(t)exto/t\s\do6(2)012\s\do6(0)4.pdfRemolina, J.F. (2017). Crítica das políticas de avaliação externa na Colôm-bia e Brasil no contexto da sociedade capitalista. (Tesis Doctoral). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Edu-cação da Universidade Federal de Uberlândia; Uberlândia, MGSanchez, C.M. (2015). “Nuestros hijos pueden ser los más educados de Latinoamérica”: Santos. Eltiempo.com. Recuperado de http://www.eltiempo.com/bogota/nuestros-hijos-pueden-ser-los-mas-educa-dos-de-latinoamerica-santos/15460955; [Fecha de consulta: marzo 25 de 2015]Sistema Informativo del Gobierno (sig) (2014). Colombia debe trazarse hoy una meta: ser la nación más educada de América Latina en el año 2025. Recuperado de http://wsp.presidencia.gov.co/Prensa/2014/Fe-brero/Paginas/20140212_05-Colombia-debe-trazarse-hoy-una-me-ta-ser-la-nacion-mas-educada-de-America-Latina-en-el-2025.aspx; [Fecha de consulta: abril 19 de 2015]World Bank (2014). Economics of Education. Brief. Recuperado de http://www.worldbank.org/en/topic/education/brief/economics-of-educa-tionhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Attribution-NonCommercial 4.0 InternationalRevista Colombiana de Educación; Vol. 1 No. 77 (2019): Patrones de aprendizajePolítica educacionalCalidad de la educaciónIndicadores educativosEvaluación de la educaciónResponsabilidad del docentePolítica educacionalTrabajo docente y políticas de evaluación externa en Colombia y Brasil.Teacher’s Work and External Evaluation Policies in Colombia and Brazil.Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a8520.500.12209/14121oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/141212024-01-19 12:59:15.228Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacionalrepositorio@pedagogica.edu.co |