Bases binária e hexadecimal no ensino fundamental através de um game.
Esta produção se originou de uma prática desenvolvida com a aplicação de um jogo digital(game). Tem como objetivo analisar a receptividade dos alunos à mecânica e ao conteúdo matemático presente no game Flippy Bit and The Attack of Hexadecimals from base 16(Flippy Bit). Os sujeitos da pesquisa foram...
- Autores:
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Corrêa, Emerson Blum
Souza, Rafaele
Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
Grossi, Luciane
Oliveira, Fabiane de
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2018
- Institución:
- Universidad Pedagógica Nacional
- Repositorio:
- Repositorio Institucional UPN
- Idioma:
- por
- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
- https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8940
http://hdl.handle.net/20.500.12209/15974
- Palabra clave:
- Bases numérica
Jogos digitai
Educação matemática
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- openAccess
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Corrêa, Emerson BlumSouza, RafaeleMendes, Luiz Otavio RodriguesGrossi, LucianeOliveira, Fabiane de2021-08-02T16:54:04Z2021-08-02T16:54:04Z2018-11-15https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/89402323-01262665-3184http://hdl.handle.net/20.500.12209/15974Esta produção se originou de uma prática desenvolvida com a aplicação de um jogo digital(game). Tem como objetivo analisar a receptividade dos alunos à mecânica e ao conteúdo matemático presente no game Flippy Bit and The Attack of Hexadecimals from base 16(Flippy Bit). Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola particular. A coleta de dados foi feita através de um questionário composto por perguntas abertas, fechadas e do tipo Likert. Os dados foram analisados de forma qualiquantitativa. Identificou-se que os alunos reagiram bem ao game, sua mecânica foi bem aceita e o conteúdo trabalhado despertou curiosidade nos mesmos.Made available in DSpace on 2021-08-02T16:54:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0Item created via OAI harvest from source: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/oai on 2021-08-02T16:54:04Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:pedagogica.edu.co-REVISTAS-UPN-CO:article/8940application/pdfporEditorial Universidad Pedagógica Nacionalhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8940/6717orrêa, E. B., Souza, R., Mendes, L. O. R.&Grossi, L. (Novembro de 2017). Hexadecimal para binário através de games: uma proposta de abordagem no Ensino Fundamental. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Curitiba, Brasil. Recuperada a 09 de abril de 2018 em http://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/CulturaShort/175491.pdf.Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa.6º ed. São Paulo, Brasil: Atlas.Martino, L. M.S. (2015). Teoria das Mídias Digitais.2ª ed.Petrópolis, Brasil:Vozes.Mattar, J. (2009). Games em Educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo, Brasil:PearsonPrentice Hall.Mattar, J. (2009). Games em Educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo, Brasil:PearsonPrentice Hall.Silva, A. H. (2016). Engajamento no Aprendizado Baseado em jogos Digitais: Estudo de Caso com o jogo Matemática Fácil. Congresso Regional Sobre Tecnologias na Educação CTRL+e.Natal,Brasil.Recuperada a 09 de abril de 2018 em http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_AC_paper_42.pdf.Prensky, M. (2001) "Digital Natives, Digital Immigrants Part 1", Onthe Horizon, Vol. 9 (Issue: 5), p.6. Recuperada a 09 de abril de 2018 em http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf.https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Attribution-NonCommercial 4.0 InternationalTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de CienciasTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de CienciasTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de CienciasBases numéricaJogos digitaiEducação matemáticaBases binária e hexadecimal no ensino fundamental através de um game.Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a8520.500.12209/15974oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/159742024-04-04 08:58:03.775Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacionalrepositorio@pedagogica.edu.co |
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Esta produção se originou de uma prática desenvolvida com a aplicação de um jogo digital(game). Tem como objetivo analisar a receptividade dos alunos à mecânica e ao conteúdo matemático presente no game Flippy Bit and The Attack of Hexadecimals from base 16(Flippy Bit). Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola particular. A coleta de dados foi feita através de um questionário composto por perguntas abertas, fechadas e do tipo Likert. Os dados foram analisados de forma qualiquantitativa. Identificou-se que os alunos reagiram bem ao game, sua mecânica foi bem aceita e o conteúdo trabalhado despertou curiosidade nos mesmos. |
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Prensky, M. (2001) "Digital Natives, Digital Immigrants Part 1", Onthe Horizon, Vol. 9 (Issue: 5), p.6. Recuperada a 09 de abril de 2018 em http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. |
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