Aproximações entre a filosofia antiga e o pensamento de Paulo Freire: desafios para pensar a aula no presente.

Este artigo, que resulta do recorte de uma pesquisa que investigou a aula desde a tradição greco-romana às práticas pedagó-gicas inovadoras, busca refletir a partir de uma perspectiva foucaultiana, sobre a educação no contemporâneo neste espaço microfísico de encontro entre vivos e mortos, que é a a...

Full description

Autores:
Gouvêa Campesato, Maria Alice
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2022
Institución:
Universidad Pedagógica Nacional
Repositorio:
Repositorio Institucional UPN
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/20132
Acceso en línea:
http://hdl.handle.net/20.500.12209/20132
Palabra clave:
Escola contemporânea
Exercícios espirituais
Pedagogia do oprimido
Contemporary school
Spiritual exercises
Pedagogy of the oppressed
Rights
License
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
id RPEDAGO2_8990abcb6505de3e5698163a7ed7562a
oai_identifier_str oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/20132
network_acronym_str RPEDAGO2
network_name_str Repositorio Institucional UPN
repository_id_str
dc.title.por.fl_str_mv Aproximações entre a filosofia antiga e o pensamento de Paulo Freire: desafios para pensar a aula no presente.
title Aproximações entre a filosofia antiga e o pensamento de Paulo Freire: desafios para pensar a aula no presente.
spellingShingle Aproximações entre a filosofia antiga e o pensamento de Paulo Freire: desafios para pensar a aula no presente.
Escola contemporânea
Exercícios espirituais
Pedagogia do oprimido
Contemporary school
Spiritual exercises
Pedagogy of the oppressed
title_short Aproximações entre a filosofia antiga e o pensamento de Paulo Freire: desafios para pensar a aula no presente.
title_full Aproximações entre a filosofia antiga e o pensamento de Paulo Freire: desafios para pensar a aula no presente.
title_fullStr Aproximações entre a filosofia antiga e o pensamento de Paulo Freire: desafios para pensar a aula no presente.
title_full_unstemmed Aproximações entre a filosofia antiga e o pensamento de Paulo Freire: desafios para pensar a aula no presente.
title_sort Aproximações entre a filosofia antiga e o pensamento de Paulo Freire: desafios para pensar a aula no presente.
dc.creator.fl_str_mv Gouvêa Campesato, Maria Alice
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Gouvêa Campesato, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Escola contemporânea
Exercícios espirituais
Pedagogia do oprimido
topic Escola contemporânea
Exercícios espirituais
Pedagogia do oprimido
Contemporary school
Spiritual exercises
Pedagogy of the oppressed
dc.subject.keywords.eng.fl_str_mv Contemporary school
Spiritual exercises
Pedagogy of the oppressed
description Este artigo, que resulta do recorte de uma pesquisa que investigou a aula desde a tradição greco-romana às práticas pedagó-gicas inovadoras, busca refletir a partir de uma perspectiva foucaultiana, sobre a educação no contemporâneo neste espaço microfísico de encontro entre vivos e mortos, que é a aula. Para tal, estabelece uma aproximação entre a filosofia antiga e o pensamento do educador brasileiro Paulo Freire no ano de seu centenário, tomando os exercícios espirituais aprender a viver, aprender a morrer, aprender a ler e aprender a dialogar (Hadot, 2014a) como uma abertura para pensar outras aulas possíveis e, por conseguinte, outros mundos possíveis.
publishDate 2022
dc.date.issued.none.fl_str_mv 2022-07-15
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2024-08-27T20:33:08Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2024-08-27T20:33:08Z
dc.type.spa.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.coarversion.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.version.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
status_str publishedVersion
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0121-2494
2500-6436
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12209/20132
identifier_str_mv 0121-2494
2500-6436
url http://hdl.handle.net/20.500.12209/20132
dc.language.iso.spa.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.references.por.fl_str_mv Aquino, J. G. (2015). A crítica educacional como recusa à metafísica pedagógica. Revista De Educação Pública, 24(56), 351-364.
Barthes, R. (2004). O rumor da língua. Martins Fontes.
Butler, J. (2015). Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto? Civilização Brasileira.
Cambi, F. (2009). História da pedagogia. Fundação Editora da unesp
Corazza, S. (2015). Nos tempos da educação: Cenas de uma vida de professora. Revista da Abem, 13(12), 7-10.
Dalbosco, C. A. (2012). Educação e formas de conhecimento: Do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau). Educação, 35(2), 268-276.
Deleuze, G. (1992). Conversações. 34.a ed.
Fernandes, D. G. (2018). A juventude estudantil moderna na confluência da contemporaneidade. Revista Eletrônica de Educação, 3(12), 776-791.
Foucault, M. (2004). Tecnologias de si. Verve. revista semestral autogestionária do Nu-Sol, 6, 321-360.
Foucault, M. (2005). Em defesa da sociedade. Martins Fontes.
Foucault, M. (2006). A hermenêutica do sujeito. Martins Fontes.
Freire, A. M. A. (2014). Notas explicativas. En P. Freire (Org.), Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido (pp. 273-333). Paz e Terra.
Freire, P. (1983). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.
Gadelha Costa, S. S. (2005). De fardos que podem acom-panhar a atividade docente ou de como o mestre pode devir burro (ou camelo). Educação & Sociedade, 26(93), 1257-1272.
Gadelha Costa, S. S. (2009). Governamentalidade neoli beral, teoria do capital humano e empreendedorismo. Educação & Realidade, 34(2), 171-186.
Hadot, P. (2014a). O que é a filosofia antiga? Loyola.
Hadot, P. (2014b). Exercícios espirituais e filosofia antiga. É Realizações.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ibge). (1960). Censo demográfico.
Jaeger, W.W. (1994). Paidéia: A formação do homem grego. Martins Fontes.
Kohan, W. O. (2019). Paulo Freire, mais do que nunca: Uma biografia filosófica. Vestígio.
Laval, C. (2003). A escola não é uma empresa: O neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Planta.
Lazzarato, M. (2006). As revoluções do capitalismo. Civilização Brasileira.
Marchionni, A. (2007). Introdução (pp. 7-8). Editora da Universidade São Francisco.
Masschelein, J. e Simons, M. (2014). Em defesa da escola: Uma questão pública. Autêntica Editora.
Ó, J. R. (2019). Fazer a mão: Por uma escrita inventiva na universidade. Edições do Saguão.
Quissini, A.R. (2016). As políticas deeja na América Latina em diálogo com a educação popular e oposição ao refe-rencial neoliberal: leituras entre Brasil e Argentina (tesis de maestría). Univille, Joinville, SC, Brasil.
Séneca, L. A. (2018). Cartas a Lucilio, 6.ª ed. (trad., pref. y notas J. A. Segurado e Campos). Fundação Calouste Gulbenkian.
Schuler, B. (2009). Veredito: Escola, inclusão, justiça restau-rativa e experiência de si (Tese de doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
Schuler, B. (2016). Docência e modos de subjetivação: dissoluções genealógicas e o cuidado de si. Revista Educação em Questão, 54, (40), 129-152.
Streck, D. (2006). A educação popular e a (re)construção do público: há fogo sob as brasas? Revista Brasileira de Educação, (32), 272-372.
Streck, D. (2011). Cinco razões para dialogar com Paulo Freire. Revista e-curriculum, (3), 1-18.
Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância. (2021). Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação, 1-58.
Veiga-Neto, A. (2013, setembro). Estudos de Biopolítica e Educação na América Latina: avaliação e perspectivas. Conferência de encerramento do iv Coloquio Latinoa-mericano de Biopolítica e Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación (pp. 1-14), Bogotá, Colômbia.
dc.relation.references.spa.fl_str_mv Deleuze, G. (1997). Crítica e clínica. 34.a ed.
Foucault, M. (1984). História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Graal
Platão. (2014). A República (Trad., Anna Lia Amaral de Almeida Prado) Martins Fontes. Obra original publicada en el 370 a. C.
Veyne, P. (2009). O Império Romano. Em Duby, G., Ariès, P. (orgs.). História da vida privada 1: do Império Romano ao ano mil (pp. 11-212). Companhia das Letras.
Zitkoski, J. J. (2008). Diálogo/Dialogicidade. EmStreck, D. R., Redin, E. e Zitkoski, J. J. (orgs.) Dicionário Paulo Freire(pp. 117-118). Autêntica
dc.rights.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.rights.uri.none.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
dc.rights.creativecommons.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.format.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.format.mimetype.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Editorial Universidad Pedagógica Nacional
dc.source.spa.fl_str_mv Pedagogía y Saberes ; Núm. 57(2022); 143-156
institution Universidad Pedagógica Nacional
bitstream.url.fl_str_mv http://repository.pedagogica.edu.co/bitstream/20.500.12209/20132/3/pys-57-septiembre1-143-156%20%281%29.pdf.jpg
http://repository.pedagogica.edu.co/bitstream/20.500.12209/20132/2/license.txt
http://repository.pedagogica.edu.co/bitstream/20.500.12209/20132/1/pys-57-septiembre1-143-156%20%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f1e25312864a12b58e52988fa1be764
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
8d8d9b87a2d74876419c4a68ad85eea1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacional
repository.mail.fl_str_mv repositorio@pedagogica.edu.co
_version_ 1814445309458120704
spelling Gouvêa Campesato, Maria Alice2024-08-27T20:33:08Z2024-08-27T20:33:08Z2022-07-150121-24942500-6436http://hdl.handle.net/20.500.12209/20132Este artigo, que resulta do recorte de uma pesquisa que investigou a aula desde a tradição greco-romana às práticas pedagó-gicas inovadoras, busca refletir a partir de uma perspectiva foucaultiana, sobre a educação no contemporâneo neste espaço microfísico de encontro entre vivos e mortos, que é a aula. Para tal, estabelece uma aproximação entre a filosofia antiga e o pensamento do educador brasileiro Paulo Freire no ano de seu centenário, tomando os exercícios espirituais aprender a viver, aprender a morrer, aprender a ler e aprender a dialogar (Hadot, 2014a) como uma abertura para pensar outras aulas possíveis e, por conseguinte, outros mundos possíveis.This article, which results from a clipping of research that investigated the class from a Greco-Roman tradition to innovative pedagogical practices, seeks to reflect, from a Foucaultian perspective, on a contemporary education in this microphysical space of encounter between the living and the dead that is the classroom. For this, an approach is established between the ancient philosophy and the thought of the Brazilian educator Paulo Freire, in the year of his centenary, taking spiritual exercises learning to live, learning to die, learning to read, and earning to dialogue (Hadot, 2014a) as an openness to think about other possible classes and, therefore, other possible worlds.Submitted by María Paula Cruz Ramírez (mpcruzr@upn.edu.co) on 2024-08-27T20:33:08Z No. of bitstreams: 1 pys-57-septiembre1-143-156 (1).pdf: 789273 bytes, checksum: 8d8d9b87a2d74876419c4a68ad85eea1 (MD5)Made available in DSpace on 2024-08-27T20:33:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 pys-57-septiembre1-143-156 (1).pdf: 789273 bytes, checksum: 8d8d9b87a2d74876419c4a68ad85eea1 (MD5) Previous issue date: 2022-07-15application/pdfapplication/pdfspaEditorial Universidad Pedagógica Nacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalhttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Pedagogía y Saberes ; Núm. 57(2022); 143-156Escola contemporâneaExercícios espirituaisPedagogia do oprimidoContemporary schoolSpiritual exercisesPedagogy of the oppressedAproximações entre a filosofia antiga e o pensamento de Paulo Freire: desafios para pensar a aula no presente.info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Aquino, J. G. (2015). A crítica educacional como recusa à metafísica pedagógica. Revista De Educação Pública, 24(56), 351-364.Barthes, R. (2004). O rumor da língua. Martins Fontes.Butler, J. (2015). Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto? Civilização Brasileira.Cambi, F. (2009). História da pedagogia. Fundação Editora da unespCorazza, S. (2015). Nos tempos da educação: Cenas de uma vida de professora. Revista da Abem, 13(12), 7-10.Dalbosco, C. A. (2012). Educação e formas de conhecimento: Do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau). Educação, 35(2), 268-276.Deleuze, G. (1992). Conversações. 34.a ed.Fernandes, D. G. (2018). A juventude estudantil moderna na confluência da contemporaneidade. Revista Eletrônica de Educação, 3(12), 776-791.Foucault, M. (2004). Tecnologias de si. Verve. revista semestral autogestionária do Nu-Sol, 6, 321-360.Foucault, M. (2005). Em defesa da sociedade. Martins Fontes.Foucault, M. (2006). A hermenêutica do sujeito. Martins Fontes.Freire, A. M. A. (2014). Notas explicativas. En P. Freire (Org.), Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido (pp. 273-333). Paz e Terra.Freire, P. (1983). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.Gadelha Costa, S. S. (2005). De fardos que podem acom-panhar a atividade docente ou de como o mestre pode devir burro (ou camelo). Educação & Sociedade, 26(93), 1257-1272.Gadelha Costa, S. S. (2009). Governamentalidade neoli beral, teoria do capital humano e empreendedorismo. Educação & Realidade, 34(2), 171-186.Hadot, P. (2014a). O que é a filosofia antiga? Loyola.Hadot, P. (2014b). Exercícios espirituais e filosofia antiga. É Realizações.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ibge). (1960). Censo demográfico.Jaeger, W.W. (1994). Paidéia: A formação do homem grego. Martins Fontes.Kohan, W. O. (2019). Paulo Freire, mais do que nunca: Uma biografia filosófica. Vestígio.Laval, C. (2003). A escola não é uma empresa: O neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Planta.Lazzarato, M. (2006). As revoluções do capitalismo. Civilização Brasileira.Marchionni, A. (2007). Introdução (pp. 7-8). Editora da Universidade São Francisco.Masschelein, J. e Simons, M. (2014). Em defesa da escola: Uma questão pública. Autêntica Editora.Ó, J. R. (2019). Fazer a mão: Por uma escrita inventiva na universidade. Edições do Saguão.Quissini, A.R. (2016). As políticas deeja na América Latina em diálogo com a educação popular e oposição ao refe-rencial neoliberal: leituras entre Brasil e Argentina (tesis de maestría). Univille, Joinville, SC, Brasil.Séneca, L. A. (2018). Cartas a Lucilio, 6.ª ed. (trad., pref. y notas J. A. Segurado e Campos). Fundação Calouste Gulbenkian.Schuler, B. (2009). Veredito: Escola, inclusão, justiça restau-rativa e experiência de si (Tese de doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.Schuler, B. (2016). Docência e modos de subjetivação: dissoluções genealógicas e o cuidado de si. Revista Educação em Questão, 54, (40), 129-152.Streck, D. (2006). A educação popular e a (re)construção do público: há fogo sob as brasas? Revista Brasileira de Educação, (32), 272-372.Streck, D. (2011). Cinco razões para dialogar com Paulo Freire. Revista e-curriculum, (3), 1-18.Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância. (2021). Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação, 1-58.Veiga-Neto, A. (2013, setembro). Estudos de Biopolítica e Educação na América Latina: avaliação e perspectivas. Conferência de encerramento do iv Coloquio Latinoa-mericano de Biopolítica e Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación (pp. 1-14), Bogotá, Colômbia.Deleuze, G. (1997). Crítica e clínica. 34.a ed.Foucault, M. (1984). História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. GraalPlatão. (2014). A República (Trad., Anna Lia Amaral de Almeida Prado) Martins Fontes. Obra original publicada en el 370 a. C.Veyne, P. (2009). O Império Romano. Em Duby, G., Ariès, P. (orgs.). História da vida privada 1: do Império Romano ao ano mil (pp. 11-212). Companhia das Letras.Zitkoski, J. J. (2008). Diálogo/Dialogicidade. EmStreck, D. R., Redin, E. e Zitkoski, J. J. (orgs.) Dicionário Paulo Freire(pp. 117-118). AutênticaTHUMBNAILpys-57-septiembre1-143-156 (1).pdf.jpgpys-57-septiembre1-143-156 (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg29368http://repository.pedagogica.edu.co/bitstream/20.500.12209/20132/3/pys-57-septiembre1-143-156%20%281%29.pdf.jpg0f1e25312864a12b58e52988fa1be764MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repository.pedagogica.edu.co/bitstream/20.500.12209/20132/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALpys-57-septiembre1-143-156 (1).pdfpys-57-septiembre1-143-156 (1).pdfapplication/pdf789273http://repository.pedagogica.edu.co/bitstream/20.500.12209/20132/1/pys-57-septiembre1-143-156%20%281%29.pdf8d8d9b87a2d74876419c4a68ad85eea1MD5120.500.12209/20132oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/201322024-08-27 23:00:22.257Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacionalrepositorio@pedagogica.edu.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