Prática pedagógica gamificada num evento de matemática.
Este trabalho apresenta perspectivas e potencialidades de uma atividade gamificadaimplementada no 1º Encontro Regional PR03 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) / Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)Na Escola (ONE). Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fund...
- Autores:
-
Treml, Henrique
Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
Corrêa, Emerson Blum
Grossi, Luciane
Oliveira, Fabiane de
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2018
- Institución:
- Universidad Pedagógica Nacional
- Repositorio:
- Repositorio Institucional UPN
- Idioma:
- por
- OAI Identifier:
- oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/15968
- Acceso en línea:
- https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8931
http://hdl.handle.net/20.500.12209/15968
- Palabra clave:
- Gamificação
Olimpíada de matemática
Estratégia de ensino
Educação
- Rights
- openAccess
- License
- https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
id |
RPEDAGO2_1f1aa2d179aa27e5bc6b27bd6f0942a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/15968 |
network_acronym_str |
RPEDAGO2 |
network_name_str |
Repositorio Institucional UPN |
repository_id_str |
|
spelling |
Treml, HenriqueMendes, Luiz Otavio RodriguesCorrêa, Emerson BlumGrossi, LucianeOliveira, Fabiane de2021-08-02T16:54:03Z2021-08-02T16:54:03Z2018-11-15https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/89312323-01262665-3184http://hdl.handle.net/20.500.12209/15968Este trabalho apresenta perspectivas e potencialidades de uma atividade gamificadaimplementada no 1º Encontro Regional PR03 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) / Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)Na Escola (ONE). Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental(E. F.)e Ensino Médio(E. M.), participantes do PIC / ONEe estandistas. A atividade ocorreu nas dependências da Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG),envolveu a resolução de problemasoriginados de uma narrativanumcontexto intergaláctico.Os dados, obtidos por questões abertas etipoLikert, foram analisados por métodos mistos em um delineamento convergente. Os resultados evidenciaram que a atividade promoveu maior envolvimento, curiosidade e propiciou maiorvisitação aos estandesdo evento.Made available in DSpace on 2021-08-02T16:54:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0Item created via OAI harvest from source: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/oai on 2021-08-02T16:54:04Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:pedagogica.edu.co-REVISTAS-UPN-CO:article/8931application/pdfporEditorial Universidad Pedagógica Nacionalhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8931/6710Alves, F. (2015). Gamification, como criar experiências de aprendizagem engajadoras um guia completo: do conceito à prática. São Paulo:DVSeditora.Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo:Atlas.Tori, R. (2017). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Artesanato Educacional.Bunchball. (2010). Gamification101: An Introduction to the Use of Game Dynamics to Influence Behavior. Recuperado a4de abril de 2018 em http://www.bunchball.com/sites/default/files/dowloads/gamification101.pdfKapp, K. (2012). The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. San Francisco:Pfeiffer.Prensky, M. (2001).Digital natives, Digital immigrants Part1. On the Horizont, Vol. 9 (Issue: 5),p.6. Recuperado a 06de abril de 2018 em https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Attribution-NonCommercial 4.0 InternationalTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de CienciasTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de CienciasTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de CienciasGamificaçãoOlimpíada de matemáticaEstratégia de ensinoEducaçãoPrática pedagógica gamificada num evento de matemática.Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a8520.500.12209/15968oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/159682024-04-17 11:14:56.647Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacionalrepositorio@pedagogica.edu.co |
dc.title.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica gamificada num evento de matemática. |
title |
Prática pedagógica gamificada num evento de matemática. |
spellingShingle |
Prática pedagógica gamificada num evento de matemática. Gamificação Olimpíada de matemática Estratégia de ensino Educação |
title_short |
Prática pedagógica gamificada num evento de matemática. |
title_full |
Prática pedagógica gamificada num evento de matemática. |
title_fullStr |
Prática pedagógica gamificada num evento de matemática. |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica gamificada num evento de matemática. |
title_sort |
Prática pedagógica gamificada num evento de matemática. |
dc.creator.fl_str_mv |
Treml, Henrique Mendes, Luiz Otavio Rodrigues Corrêa, Emerson Blum Grossi, Luciane Oliveira, Fabiane de |
dc.contributor.author.spa.fl_str_mv |
Treml, Henrique Mendes, Luiz Otavio Rodrigues Corrêa, Emerson Blum Grossi, Luciane Oliveira, Fabiane de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Olimpíada de matemática Estratégia de ensino Educação |
topic |
Gamificação Olimpíada de matemática Estratégia de ensino Educação |
description |
Este trabalho apresenta perspectivas e potencialidades de uma atividade gamificadaimplementada no 1º Encontro Regional PR03 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) / Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)Na Escola (ONE). Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental(E. F.)e Ensino Médio(E. M.), participantes do PIC / ONEe estandistas. A atividade ocorreu nas dependências da Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG),envolveu a resolução de problemasoriginados de uma narrativanumcontexto intergaláctico.Os dados, obtidos por questões abertas etipoLikert, foram analisados por métodos mistos em um delineamento convergente. Os resultados evidenciaram que a atividade promoveu maior envolvimento, curiosidade e propiciou maiorvisitação aos estandesdo evento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.none.fl_str_mv |
2018-11-15 |
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv |
2021-08-02T16:54:03Z |
dc.date.available.none.fl_str_mv |
2021-08-02T16:54:03Z |
dc.type.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1 |
dc.type.coarversion.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
dc.type.local.spa.fl_str_mv |
Artículo de revista |
dc.type.coar.eng.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.type.driver.eng.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8931 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2323-0126 2665-3184 |
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12209/15968 |
url |
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8931 http://hdl.handle.net/20.500.12209/15968 |
identifier_str_mv |
2323-0126 2665-3184 |
dc.language.iso.none.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8931/6710 |
dc.relation.references.por.fl_str_mv |
Alves, F. (2015). Gamification, como criar experiências de aprendizagem engajadoras um guia completo: do conceito à prática. São Paulo:DVSeditora. Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo:Atlas. Tori, R. (2017). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Artesanato Educacional. |
dc.relation.references.eng.fl_str_mv |
Bunchball. (2010). Gamification101: An Introduction to the Use of Game Dynamics to Influence Behavior. Recuperado a4de abril de 2018 em http://www.bunchball.com/sites/default/files/dowloads/gamification101.pdf Kapp, K. (2012). The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. San Francisco:Pfeiffer. Prensky, M. (2001).Digital natives, Digital immigrants Part1. On the Horizont, Vol. 9 (Issue: 5),p.6. Recuperado a 06de abril de 2018 em https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf |
dc.rights.uri.none.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
dc.rights.creativecommons.none.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 Attribution-NonCommercial 4.0 International |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.spa.fl_str_mv |
Editorial Universidad Pedagógica Nacional |
dc.source.spa.fl_str_mv |
Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias |
institution |
Universidad Pedagógica Nacional |
repository.name.fl_str_mv |
Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacional |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@pedagogica.edu.co |
_version_ |
1814445183292407808 |