Educação musical e criatividade : propostas para o desenvolvimento criativo em ambientes coletivos de banda de música.
O conteúdo deste artigo foi gerado a partir de uma pesquisa em andamento, financiada pela Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo (FAPESP), desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em música da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. A investigação propõe a reflexão sobre os aspectos c...
- Autores:
-
da Costa Nazario, Luciano
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Universidad Pedagógica Nacional
- Repositorio:
- Repositorio Institucional UPN
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/3517
- Acceso en línea:
- https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/revistafba/article/view/2303
http://hdl.handle.net/20.500.12209/3517
- Palabra clave:
- Educación musical
Creatividad
Procesos heurísticos
Music education
Creativity
Heuristic processes
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Criatividade
Processos heurísticos
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O conteúdo deste artigo foi gerado a partir de uma pesquisa em andamento, financiada pela Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo (FAPESP), desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em música da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. A investigação propõe a reflexão sobre os aspectos criativos e cognitivos em ambientes de ensino coletivo de bandas de música, bem como a busca por referenciais teóricos e práticos e a o emprego de uma pesquisa laboratorial com intuito de se obter diagnósticos que facilitem o ensino e aprendizagem nestes contextos educacionais. Sendo assim, o princípio epistemológico deste artigo é a reflexão e a articulação de algumas atividades de improvisação, bem como a análise e o exame de determinadas propostas focadas integralmente no processo criativo e educativo. Com isso, conjectura-se a possibilidade de instigar o ato criativo desde a aprendizagem instrumental, propondo e analisando os elementos que promovam processos heurísticos e o desenvolvimento musical, considerando os diversos contextos sociaise formações musicais dos estudantes. Agência financiadora: FAPESP |
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Alves, L. (2009). As bandas de música e seus mestres. Cadernos de colóquio. p. 154-167. Alencar, M.L.S. (1992). Pensando no futuro:a necessidade de se promover a criatividade no contexto educacional. Núcleo de Estudos Psicológicos: de criatividade e de criação. Campinas: Editora Unicamp/NEP, SP.p. 67-89. Barbosa, J. (2010). Da capo criatividade: método elementar para o ensino individual e/ou coletivo de instrumentos de banda. vol. 1 e 2. Jundiaí: Editora Keyboard Costa, R. L.M. (2003). O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação. São Paulo, 2003. 179 f. Tese de doutorado em música. Programa de comunicação e semiótica. São Paulo: PUC Costa, R.L.M. (2007). Notas, atos e gestos. Livre improvisação e pensamento musical em ação: novas perspectivas (ou na livre improvisação não se deve nada). Org. Silvio Ferraz. São Paulo: Editora 7 letras. Giglio, Z. G. (1992). Sobre criatividade e escola: Núcleo de estudos psicológicos. De Criatividade e de educação. Campinas: Editora UNICAMP/ NEP, SP. p. 92-137. Giglio, Z. G. (1992). Sobre criatividade e escola: Núcleo de estudos psicológicos. De Criatividade e de educação. Campinas: Editora UNICAMP/ NEP, SP. p. 92-137. Hickey, M. y Webster, P. (2001).Creative thinking in music. Music Educators Journal, Vol. 88, (1) pp. 19-23. Houaiss, A. (2009). Dicionário eletrônico HOUAISS. Versão 3.0. Instituto Antônio Houaiss. Ed. Objetiva LTDA. Kneller, G.F. (1999). Arte e ciência da criatividade. Tradução de José reis. 14 ed. São Paulo: IBRASA LTDA, SP. Kratus, J. (1995). Developmental approach to teaching music improvisation. International jornal of Music education. pp. 27-38. Kratus, J. (1991). Growing with improvisation. Music educators jornal, 88, (4), pp. 36-40. Kratus, J. (1990). Structuring the music curriculum for creative learning. Music educators journal, 76, (9), pp. 33-37. Mannis, J.A. (2008). Alexandros Markeas: improvisação generativa. Relatório FAPESP 2008/04187-0. UNICAMP, SP Monk, A. (2013). Symbolic Interactionism in Music Education: Eight Strategies for Collaborative Improvisation. Music educators journal. pp. 76-81. Nachmanovitch, S. (1993). O poder da improvisação na vida e na arte.trad. Eliana Rocha. São Paulo: Summus, SP. Penna, M. (2007). Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 16, pp. 38-39, março. Sloboda, J.A. (1985).The musical mind: the cognitive psychology of music. New York: Oxford University Press. Sloboda, J.A; Woody, R.H y Lehnmann, A.C. (2007). Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. New york: oxford university press.Luciano da Costa Nazariolucomposer@yahoo.com.brDoutorando pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil. Trabalha na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) atuando como regente de banda, compositor e arranjador. Escreveu obras para orquestra, banda sinfônica, big band e diversas formações camerísticas. Como pesquisador e educador musical, publicou livro de harmonia e artigos em congressos e periódicos no Brasil e Argentina. Artículo recibido en noviembre de 2013 y aceptado en diciembre de 2013(pensamiento), (palabra)... Y oBra77No.11, enero - junio de 2014ISSN 2011-804X. PP. 68 - 77 |
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da Costa Nazario, Luciano2014-05-09https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/revistafba/article/view/230310.17227/2011804X.11PPO68.772462-84412011-804Xhttp://hdl.handle.net/20.500.12209/3517O conteúdo deste artigo foi gerado a partir de uma pesquisa em andamento, financiada pela Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo (FAPESP), desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em música da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. A investigação propõe a reflexão sobre os aspectos criativos e cognitivos em ambientes de ensino coletivo de bandas de música, bem como a busca por referenciais teóricos e práticos e a o emprego de uma pesquisa laboratorial com intuito de se obter diagnósticos que facilitem o ensino e aprendizagem nestes contextos educacionais. Sendo assim, o princípio epistemológico deste artigo é a reflexão e a articulação de algumas atividades de improvisação, bem como a análise e o exame de determinadas propostas focadas integralmente no processo criativo e educativo. Com isso, conjectura-se a possibilidade de instigar o ato criativo desde a aprendizagem instrumental, propondo e analisando os elementos que promovam processos heurísticos e o desenvolvimento musical, considerando os diversos contextos sociaise formações musicais dos estudantes. Agência financiadora: FAPESPItem created via OAI harvest from source: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/revistafba/oai on 2021-08-02T16:35:26Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:pedagogica.edu.co-REVISTAS-UPN-CO:article/2303The content of this article was generated from an ongoing study, funded by the Foundation for Research Support of São Paulo (FAPESP), developed at the music postgraduate program at University of Campinas - UNICAMP. The research proposes a reflection on the creative and cognitive aspects inside collective learning of music bands environments, as well as the search for theoretical and practical references and the use of a laboratory research with the aim of obtaining diagnoses that facilitate teaching and learning in these educational contexts. Thus, the epistemological principle of this article is the reflection and articulation of some activities of improvisation, as well as the analysis and examination of certain proposals focused entirely on creative and educational process. Thus, it is conjectured the possibility of instigating the creative act along with the instrumental learning, proposing and analyzing the elements that promote heuristic processes and musical development, considering the different social contexts and musical backgrounds of the students. application/pdfspaEditorial Universidad Pedagógica Nacionalhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/revistafba/article/view/2303/2167Alves, L. (2009). As bandas de música e seus mestres. Cadernos de colóquio. p. 154-167.Alencar, M.L.S. (1992). Pensando no futuro:a necessidade de se promover a criatividade no contexto educacional. Núcleo de Estudos Psicológicos: de criatividade e de criação. Campinas: Editora Unicamp/NEP, SP.p. 67-89.Barbosa, J. (2010). Da capo criatividade: método elementar para o ensino individual e/ou coletivo de instrumentos de banda. vol. 1 e 2. Jundiaí: Editora KeyboardCosta, R. L.M. (2003). O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação. São Paulo, 2003. 179 f. Tese de doutorado em música. Programa de comunicação e semiótica. São Paulo: PUCCosta, R.L.M. (2007). Notas, atos e gestos. Livre improvisação e pensamento musical em ação: novas perspectivas (ou na livre improvisação não se deve nada). Org. Silvio Ferraz. São Paulo: Editora 7 letras.Giglio, Z. G. (1992). Sobre criatividade e escola: Núcleo de estudos psicológicos. De Criatividade e de educação. Campinas: Editora UNICAMP/ NEP, SP. p. 92-137.Giglio, Z. G. (1992). Sobre criatividade e escola: Núcleo de estudos psicológicos. De Criatividade e de educação. Campinas: Editora UNICAMP/ NEP, SP. p. 92-137.Hickey, M. y Webster, P. (2001).Creative thinking in music. Music Educators Journal, Vol. 88, (1) pp. 19-23.Houaiss, A. (2009). Dicionário eletrônico HOUAISS. Versão 3.0. Instituto Antônio Houaiss. Ed. Objetiva LTDA.Kneller, G.F. (1999). Arte e ciência da criatividade. Tradução de José reis. 14 ed. São Paulo: IBRASA LTDA, SP.Kratus, J. (1995). Developmental approach to teaching music improvisation. International jornal of Music education. pp. 27-38.Kratus, J. (1991). Growing with improvisation. Music educators jornal, 88, (4), pp. 36-40.Kratus, J. (1990). Structuring the music curriculum for creative learning. Music educators journal, 76, (9), pp. 33-37.Mannis, J.A. (2008). Alexandros Markeas: improvisação generativa. Relatório FAPESP 2008/04187-0. UNICAMP, SPMonk, A. (2013). Symbolic Interactionism in Music Education: Eight Strategies for Collaborative Improvisation. Music educators journal. pp. 76-81.Nachmanovitch, S. (1993). O poder da improvisação na vida e na arte.trad. Eliana Rocha. São Paulo: Summus, SP.Penna, M. (2007). Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 16, pp. 38-39, março.Sloboda, J.A. (1985).The musical mind: the cognitive psychology of music. New York: Oxford University Press.Sloboda, J.A; Woody, R.H y Lehnmann, A.C. (2007). Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. New york: oxford university press.Luciano da Costa Nazariolucomposer@yahoo.com.brDoutorando pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil. Trabalha na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) atuando como regente de banda, compositor e arranjador. Escreveu obras para orquestra, banda sinfônica, big band e diversas formações camerísticas. Como pesquisador e educador musical, publicou livro de harmonia e artigos em congressos e periódicos no Brasil e Argentina. Artículo recibido en noviembre de 2013 y aceptado en diciembre de 2013(pensamiento), (palabra)... Y oBra77No.11, enero - junio de 2014ISSN 2011-804X. PP. 68 - 77https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Attribution-NonCommercial 4.0 International(pensamiento), (palabra)... Y obra; Núm. 11 (2014): ene-junEducación musicalCreatividadProcesos heurísticosMusic educationCreativityHeuristic processesEducação musicalCriatividadeProcessos heurísticosEducação musical e criatividade : propostas para o desenvolvimento criativo em ambientes coletivos de banda de música.Education in music and creativity : a proposal for a creative development in collective ambiances of a music band.Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a8520.500.12209/3517oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/35172024-01-19 13:01:42.14Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacionalrepositorio@pedagogica.edu.co |