Mitologias midiáticas de Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar jr. análise semiótico-discursiva das hqs de Maurício de Sousa.
Este artigo apresenta e discute os perfis de três personagens-títulos das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa – Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr., craques do futebol brasileiro – para evidenciar as diferentes formas de representação simbólica do futebol no imagin...
- Autores:
-
Carvalho Messa, Fábio de
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Universidad Pedagógica Nacional
- Repositorio:
- Repositorio Institucional UPN
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
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- Palabra clave:
- Futebol
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Este artigo apresenta e discute os perfis de três personagens-títulos das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa – Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr., craques do futebol brasileiro – para evidenciar as diferentes formas de representação simbólica do futebol no imaginário midiático. A partir de um trabalho metodo-lógico de monitoramento semiótico-discursivo das edições impressas de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, sele-cionaram-se algumas passagens para destacar as distintas nuances do conhecimento sobre o futebol veiculado nas narrativas, por meio de determinadas ocorrências sígnicas. São elas: características das personalidades dos heróis (sujeitos históricos) e suas bases parafrásticas e paródicas; figuratividades do futebol – presença da bola, aspectos sociais e pedagógicos do desporto, propaganda ideológica, estereótipos e índices morais e políticos subjacentes às narrativas. Com base nessa categorização e nas teorias da linguagem de Roland Barthes e Umberto Eco, identifica-mos que a revista do Pelezinho, proposta mais antiga do autor, concentra no personagem grande parte do repertório cultural do futebol brasileiro dos anos 70-80, condensando questões de linguagem e comportamento, assim como a disseminação dos saberes sobre o futebol e sua pedagogia, incluindo seus desdobramentos afetivos e sociais. Já as histórias de Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. têm suas propostas encomendadas a partir de temas recorrentes da agenda midiática nacional dos anos 2000, com um menor comprometimento com os saberes acerca do futebol. Por meio de enredos pouco problematizáveis, as políticas editoriais dessas duas últimas tematizam amenidades do uni-verso infantil, engrenam campanhas ideológicas, que reforçam estereótipos e padrões morais, geralmente extraídos da factualidade jornalística e/ou da mitologia midiático-esportiva brasileira. |
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Barthes, R. (2001). Mitologias. 11a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Bibe-Luyten, S. (1985). O que é História em Quadrinhos. São Paulo: Brasiliense. Camara Jr., Mattoso, J. (1992). Dicionário de Lingüística e Gramática. 16a ed. Petró-polis: Vozes. Eco, U. (1971). A Estrutura Ausente. São Paulo: Perspectiva. _ (1976). Tratado Geral de Semiótica. 2a ed. São Paulo: Perspectiva. García, O. (1986). Comunicação em Prosa Moderna. 13aed. FGV: Rio de Janeiro. Greimas, A. J. (1975). Sobre o Sentido: ensaios semióti-cos. Petrópolis: Vozes. Greimas, A. J. y Courtés, J. (2008). Dicionário de Semió-tica. São Paulo: Contexto. Koch, I. V. (2000). O texto e a construção de sentidos. 3. ed. São Paulo: Contexto. Marcuschi, L. A. (2003). Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In Dionisio, A. (Eds.) Gêneros Tex-tuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna. Peirce, C.S. (1998). Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1998. Santaella, L. (1990). O que é semiótica. São Paulo: Brasilense. _ (2008). Semiótica Aplicada. São Paulo: Cen-gage Learning. Sousa, M. (2014). Pelezinho. Edições históricas 1 a 12. São Paulo: Panini. __ (2007/2014). Ronaldinho Gaúcho. Edições 1 a 90. São Paulo: Panini. _ (2013/2014). Neymar Jr. Edições 1 a 14. São Paulo: Panini. Teixeira, C. (1999). Semiótica, Informação e Comuni-cação. São Paulo: Perspectiva. Travaglia .L.C. (1998). Texto e Coerência. 4 ed. São Paulo: Cortez. Trevisan, E. (1992). Leitura: coerência e conhecimento prévio. Santa Maria/RS: Ed. da UFSM. |
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São elas: características das personalidades dos heróis (sujeitos históricos) e suas bases parafrásticas e paródicas; figuratividades do futebol – presença da bola, aspectos sociais e pedagógicos do desporto, propaganda ideológica, estereótipos e índices morais e políticos subjacentes às narrativas. Com base nessa categorização e nas teorias da linguagem de Roland Barthes e Umberto Eco, identifica-mos que a revista do Pelezinho, proposta mais antiga do autor, concentra no personagem grande parte do repertório cultural do futebol brasileiro dos anos 70-80, condensando questões de linguagem e comportamento, assim como a disseminação dos saberes sobre o futebol e sua pedagogia, incluindo seus desdobramentos afetivos e sociais. Já as histórias de Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. têm suas propostas encomendadas a partir de temas recorrentes da agenda midiática nacional dos anos 2000, com um menor comprometimento com os saberes acerca do futebol. Por meio de enredos pouco problematizáveis, as políticas editoriais dessas duas últimas tematizam amenidades do uni-verso infantil, engrenam campanhas ideológicas, que reforçam estereótipos e padrões morais, geralmente extraídos da factualidade jornalística e/ou da mitologia midiático-esportiva brasileira.Item created via OAI harvest from source: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/oai on 2021-08-02T16:26:54Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:pedagogica.edu.co-REVISTAS-UPN-CO:article/3137This article presents and discusses the profiles of three characters-titles of comics Monica’s Gang, Maurício de Sousa - Pelezinho, Ronaldinho and Neymar Jr., stars of Brazilian football - to highlight the different forms of symbolic rep-resentation of football in media imagery. From a methodological work of semiotic-discursive monitoring of printed editions from February 2013 to February 2014, we selected some passages to highlight the distinct nuances of knowl-edge about football in the narratives conveyed through certain signical occurrences. They are: Personality charac-teristics of heroes (historical subjects) and its parodic paraphrastics bases; figurativities football - the presence of the ball, social and educational aspects of sport, ideological advertising, stereotypes and narratives underlying moral and political indices. Based on this categorization and the theories of Roland Barthes and Umberto Eco language, we identified that the magazine Pelezinho, older proposal of the author, focuses on the character much of the cultural repertoire of Brazilian football of 70-80 years, condensing language issues and behavior, as well as the dissemination of knowledge about soccer and its pedagogy, including their emotional and social consequences. Have the stories of Ronaldinho and Neymar Jr. have their proposals ordered from recurring themes of the national media agenda of the 2000s, with a smaller commitment to knowledge about football. Through problematics little plots, the editorial poli-cies of these last two thematize amenities of childhood, engage ideological campaigns that reinforce stereotypes and moral standards, usually extracted from the journalistic factuality and / or the Brazilian media-sports mythology.application/pdfspaEditorial Universidad Pedagógica Nacionalhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/3137/2777Barthes, R. (2001). Mitologias. 11a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.Bibe-Luyten, S. (1985). O que é História em Quadrinhos. São Paulo: Brasiliense. Camara Jr., Mattoso, J. (1992). Dicionário de Lingüística e Gramática. 16a ed. Petró-polis: Vozes.Eco, U. (1971). A Estrutura Ausente. São Paulo: Perspectiva._ (1976). Tratado Geral de Semiótica. 2a ed. São Paulo: Perspectiva.García, O. (1986). Comunicação em Prosa Moderna. 13aed. FGV: Rio de Janeiro.Greimas, A. J. (1975). Sobre o Sentido: ensaios semióti-cos. Petrópolis: Vozes.Greimas, A. J. y Courtés, J. (2008). Dicionário de Semió-tica. São Paulo: Contexto.Koch, I. V. (2000). O texto e a construção de sentidos. 3. ed. São Paulo: Contexto.Marcuschi, L. A. (2003). Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In Dionisio, A. (Eds.) Gêneros Tex-tuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna.Peirce, C.S. (1998). Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1998.Santaella, L. (1990). O que é semiótica. São Paulo: Brasilense._ (2008). Semiótica Aplicada. São Paulo: Cen-gage Learning.Sousa, M. (2014). Pelezinho. Edições históricas 1 a 12. São Paulo: Panini.__ (2007/2014). Ronaldinho Gaúcho. Edições 1 a 90. São Paulo: Panini._ (2013/2014). Neymar Jr. Edições 1 a 14. São Paulo: Panini.Teixeira, C. (1999). Semiótica, Informação e Comuni-cação. São Paulo: Perspectiva.Travaglia .L.C. (1998). Texto e Coerência. 4 ed. São Paulo: Cortez.Trevisan, E. (1992). Leitura: coerência e conhecimento prévio. Santa Maria/RS: Ed. da UFSM.https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Attribution-NonCommercial 4.0 InternationalLúdica Pedagógica; Vol. 2 Núm. 20 (2014): IV Congreso ALESDE (jul-dic)FutebolHistória em QuadrinhosSemióticaMitoMetáforaFootballComicsSemioticsMythMetaphorMitologias midiáticas de Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar jr. análise semiótico-discursiva das hqs de Maurício de Sousa.Mythologies media of Pelé, Ronaldinho Gaucho and Neymar jr. semiotic-discursive analysis of Mauricio de Sousa ́s comics.Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a8520.500.12209/4743oai:repository.pedagogica.edu.co:20.500.12209/47432024-01-19 13:02:41.136Repositorio Institucional Universidad Pedagógica Nacionalrepositorio@pedagogica.edu.co |