La sociología relacional: una propuesta de fundamentación sociológica para la institución educativa
Ante o funcionalismo moderno, a proposta da sociologia relacional de Pierpaolo Donati surge como uma nova forma de intervenção social, chave para o estudo das instituições educativas. Isso exige compreender sua fundamentação e a lógica que subjaz à perspectiva relacional. Apresenta-se a necessidade...
- Autores:
-
Sandoval Estupiñán, Luz Yolanda
Garro Gil, Nuria
- Tipo de recurso:
- Fecha de publicación:
- 2012
- Institución:
- Universidad de la Sabana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad de la Sabana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:intellectum.unisabana.edu.co:10818/15071
- Acceso en línea:
- http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354
http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354/2809
http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354/2888
http://hdl.handle.net/10818/15071
- Palabra clave:
- Sociología
Institución educativa
Investigación sobre la educación
Sociología de la educación
Sociology
educational institution
research on education
sociology of education
- Rights
- License
- Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
id |
REPOUSABA2_01a95e2c417531e3ffed750f0047af0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:intellectum.unisabana.edu.co:10818/15071 |
network_acronym_str |
REPOUSABA2 |
network_name_str |
Repositorio Universidad de la Sabana |
repository_id_str |
|
spelling |
Sandoval Estupiñán, Luz YolandaGarro Gil, Nuria2015-02-02T10:13:56Z2015-02-02T10:13:56Z20122012http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354/2809http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354/2888http://hdl.handle.net/10818/15071Ante o funcionalismo moderno, a proposta da sociologia relacional de Pierpaolo Donati surge como uma nova forma de intervenção social, chave para o estudo das instituições educativas. Isso exige compreender sua fundamentação e a lógica que subjaz à perspectiva relacional. Apresenta-se a necessidade da emergência de uma cidadania societária na qual tem lugar um fenômeno social que Donati denomina Privado Social, baseado no princípio de solidariedade.In the face of modern functionalism, Pierpaolo Donati’s proposal on relational sociology emerges as a new form of social intervention that is crucial to the study of educational institutions. This demands an understanding of the merits and logic behind the relational perspective. The need for the emergence of a “societal” citizenship is proposed, one with room for the social phenomenon Donati calls social private, founded on the principle of solidarity.spaUniversidad de La SabanaDirección de PublicacionesEducación y Educadores; Vol 15, No 2 (2012) p. 247-262Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Universidad de La SabanaRepositorio Institucional de la Universidad de La SabanaSociologíaInstitución educativaInvestigación sobre la educaciónSociología de la educaciónSociologyeducational institutionresearch on educationsociology of educationLa sociología relacional: una propuesta de fundamentación sociológica para la institución educativaRelational Sociology: A Proposed Sociological Basis for Educational InstitutionsA sociologia relacional: uma proposta de fundamentação sociológica para a instituição educativaarticleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpublishedVersionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85http://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1ORIGINALPortada Educación y Educadores Vol. 15, No 2 (2012).jpgPortada Educación y Educadores Vol. 15, No 2 (2012).jpgimage/jpeg308855https://intellectum.unisabana.edu.co/bitstream/10818/15071/1/Portada%20Educaci%c3%b3n%20y%20Educadores%20Vol.%2015%2c%20No%202%20%282012%29.jpg7e8bd938033fb0198ba545ba99dd4572MD5110818/15071oai:intellectum.unisabana.edu.co:10818/150712021-01-21 14:10:34.627Intellectum Universidad de la Sabanacontactointellectum@unisabana.edu.co |
dc.title.es_CO.fl_str_mv |
La sociología relacional: una propuesta de fundamentación sociológica para la institución educativa |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Relational Sociology: A Proposed Sociological Basis for Educational Institutions A sociologia relacional: uma proposta de fundamentação sociológica para a instituição educativa |
title |
La sociología relacional: una propuesta de fundamentación sociológica para la institución educativa |
spellingShingle |
La sociología relacional: una propuesta de fundamentación sociológica para la institución educativa Sociología Institución educativa Investigación sobre la educación Sociología de la educación Sociology educational institution research on education sociology of education |
title_short |
La sociología relacional: una propuesta de fundamentación sociológica para la institución educativa |
title_full |
La sociología relacional: una propuesta de fundamentación sociológica para la institución educativa |
title_fullStr |
La sociología relacional: una propuesta de fundamentación sociológica para la institución educativa |
title_full_unstemmed |
La sociología relacional: una propuesta de fundamentación sociológica para la institución educativa |
title_sort |
La sociología relacional: una propuesta de fundamentación sociológica para la institución educativa |
dc.creator.fl_str_mv |
Sandoval Estupiñán, Luz Yolanda Garro Gil, Nuria |
dc.contributor.author.none.fl_str_mv |
Sandoval Estupiñán, Luz Yolanda Garro Gil, Nuria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Sociología Institución educativa Investigación sobre la educación Sociología de la educación |
topic |
Sociología Institución educativa Investigación sobre la educación Sociología de la educación Sociology educational institution research on education sociology of education |
dc.subject.other.none.fl_str_mv |
Sociology educational institution research on education sociology of education |
description |
Ante o funcionalismo moderno, a proposta da sociologia relacional de Pierpaolo Donati surge como uma nova forma de intervenção social, chave para o estudo das instituições educativas. Isso exige compreender sua fundamentação e a lógica que subjaz à perspectiva relacional. Apresenta-se a necessidade da emergência de uma cidadania societária na qual tem lugar um fenômeno social que Donati denomina Privado Social, baseado no princípio de solidariedade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.created.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.issued.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv |
2015-02-02T10:13:56Z |
dc.date.available.none.fl_str_mv |
2015-02-02T10:13:56Z |
dc.type.es_CO.fl_str_mv |
article |
dc.type.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.coarversion.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
dc.type.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1 |
dc.type.hasVersion.es_CO.fl_str_mv |
publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.other.es_CO.fl_str_mv |
http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354 http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354/2809 http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354/2888 |
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10818/15071 |
url |
http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354 http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354/2809 http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2354/2888 http://hdl.handle.net/10818/15071 |
dc.language.iso.es_CO.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.ispartofseries.none.fl_str_mv |
Educación y Educadores; Vol 15, No 2 (2012) p. 247-262 |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
dc.rights.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de La Sabana |
dc.publisher.department.none.fl_str_mv |
Dirección de Publicaciones |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de La Sabana |
dc.source.es_CO.fl_str_mv |
Universidad de La Sabana Repositorio Institucional de la Universidad de La Sabana |
institution |
Universidad de la Sabana |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://intellectum.unisabana.edu.co/bitstream/10818/15071/1/Portada%20Educaci%c3%b3n%20y%20Educadores%20Vol.%2015%2c%20No%202%20%282012%29.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e8bd938033fb0198ba545ba99dd4572 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Intellectum Universidad de la Sabana |
repository.mail.fl_str_mv |
contactointellectum@unisabana.edu.co |
_version_ |
1811952244084441088 |