Teorías de género y cine. Un aporte a los estudios de la representación
O artigo investiga a relação entre gênero e cinema como uma contribuição para os estudos darepresentação no campo da pesquisa social. Em primeiro lugar, expõem-se as características básicasda cultura visual na sociedade global atendendo os modos de pensar a identidade e o gênero nessecontexto geral...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29702
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/6475
http://hdl.handle.net/10554/29702
- Palabra clave:
- Cinema; Gender; Society; Social Research
Cine; Género; Sociedad; Investigación social
Cinema; Gênero; Sociedade; Pesquisa social
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Summary: | O artigo investiga a relação entre gênero e cinema como uma contribuição para os estudos darepresentação no campo da pesquisa social. Em primeiro lugar, expõem-se as características básicasda cultura visual na sociedade global atendendo os modos de pensar a identidade e o gênero nessecontexto geral e atual. Em segundo lugar, são revistos os vínculos históricos entre feminismos e cinema,e entre estudos de gênero e cinema enfatizando na perspectiva teórica de Teresa de Lauretis. Emterceiro lugar, postula-se o uso do filme no processo de pesquisa social a partir de uma experiênciaque –sobre a base de construir um olhar analítico no eixo cine/ gênero/ sociedade– perseguiu oobjetivo de identificar, conhecer e interpretar as mudanças na identidade feminina em Coréia desdeos sentidos e significados que o espaço cinematográfico condensa.Este trabalho conclui destacando a produtividade e a relevância de entrecruzar os estudos de gênero eos estudos sobre cinema no atual campo problemático das Ciências Sociais, profundamente marcadopor uma diversidade de objetos/sujeitos de estudo e de ‘novos’ enfoques epistemológicos, teóricos e metodológicos. |
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