Artesanía
A partir das anotações de Hegel, este artigo explora o desenvolvimento da obra artesanal na cultura moderna e, especialmente, sua relação com a arte e a religião. O texto parte da hipótese que o artesanato mantém o valor de uso como traço definidor, perante o processo de valorização que a arte desen...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2009
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2276
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ArtesaníaArtesanatoCraftsOliva Mendoza, Carlos; Universidad Nacional Autónoma de Méxicocrafts; usability value; Hegeartesanía; valor de uso; HegelnullA partir das anotações de Hegel, este artigo explora o desenvolvimento da obra artesanal na cultura moderna e, especialmente, sua relação com a arte e a religião. O texto parte da hipótese que o artesanato mantém o valor de uso como traço definidor, perante o processo de valorização que a arte desenvolve. Nesse sentido, a obra de artesanato tem a tendência, de maneira rápida e violenta, de oscilar entre uma tentativa permanente de sublimação e a mais elementar resistência material: ser definida a partir do uso e da destruição de si mesmaEl presente texto explora, a partir de las anotaciones de Hegel, el desenvolvimiento de la obra artesanal dentro de la cultura moderna y, en especial, en su relación con el arte y la religión. El texto parte de la hipótesis que la artesanía mantiene como rasgo definitorio su valor de uso, frente al proceso de valorización del valor que desarrolla el arte. En este sentido, la obra artesanal tiende, de forma rápida y violenta, a oscilar entre un permanente intento de sublimación y la más elemental resistencia material: ser definida a partir del uso y la destrucción de sí misma.The present text explores, based on Hegel’s observations, the development of crafts within modern culture and, specially, its relation to arts and religion. The article is based on the hypothesis that crafts maintain as a defining trait their usability value, as opposed to the valorization of value that arts undergo. In this respect, crafts pieces tend to rapidly and violently oscillate between a permanent intent of sublimation and the most elemental material resistance: being defined by the use and destruction of itself.Editorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:52:16Z2020-04-15T18:47:26Z2018-02-24T15:52:16Z2020-04-15T18:47:26Z2009-07-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22762011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/30133spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2276/1585Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009)Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009)Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009)Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:53:55Z |
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