“Una epifanía de la locura” Extensión del arte y revolución poética en el artista infame de Roberto Bolaño

Este artigo pretende ler o romance Estrela distantede Roberto Bolaño das noções de extensãode arte, arte e neovanguarda. Ele mostra como,a partir de tais categorias, é o processo pelo qualo trabalho do escritor é ligado a uma reflexão sobreas noções de revolução artística e revoluçãopolítica. Nós ap...

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Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2013
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
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Roberto Bolaño; Estrela distante; extensão artística; vanguarda; arte e poder; revolução política; revolução estética
Roberto Bolaño; Estrella distante; extensión del arte; vanguardia; arte y poder; revolución política; revolución estética
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Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
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“UMA EPIFANIA DE LOUCURA”. EXTENSÃO DA ARTE E REVOLUÇÃO POÉTICA NO INFAME ARTISTA DE ROBERTO BOLAÑO
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description Este artigo pretende ler o romance Estrela distantede Roberto Bolaño das noções de extensãode arte, arte e neovanguarda. Ele mostra como,a partir de tais categorias, é o processo pelo qualo trabalho do escritor é ligado a uma reflexão sobreas noções de revolução artística e revoluçãopolítica. Nós apresentamos as principais linhas doromance, o artista e algumas definições de arte eextensão artística. O trabalho apresenta as principaislinhas do romance, caracteriza o artista e exibealgumas definições de arte e extensão artística.Ele também explora como o romance, através dacaracterização do artista, pode reverter alguns dospressupostos herdados de concepções modernasde arte, literatura e política. Finalmente, o artigomostra o modo como redefine a interação entreespectador e obra através da mise en scène daexperiência estética. Para isso, o texto acrescenta algumas ideias sobre intertextualidade entre artedo século XX e romance de artista.
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Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 8, Núm. 2 (2013): Historia del arte y poder; 113-136
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