Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial en la era digital: la experiencia de Villa Mitre 3.0

Este artigo considera a natureza dos novos dispositivos de comunicação ou interfaces artefactuales (Gobato, 2014) na salvaguarda dos processos de Património Cultural Imaterial. Através de uma recuperação crítica do projeto Villa Mitre 3.0, que foi realizado em uma cidade argentina 2010-2012, nós foc...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2015
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23192
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/13183
http://hdl.handle.net/10554/23192
Palabra clave:
intangible cultural heritage; technology 2.0; collective memory; digital cartography; safeguarding ich
patrimonio cultural inmaterial; tecnología 2.0; memoria colectiva; cartografía digital; salvaguardia del pci
patrimônio cultural imaterial; tecnologia 2.0; memória coletiva; cartografia digital; salvaguarda ich
Rights
openAccess
License
Copyright (c) 2015 Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural
Description
Summary:Este artigo considera a natureza dos novos dispositivos de comunicação ou interfaces artefactuales (Gobato, 2014) na salvaguarda dos processos de Património Cultural Imaterial. Através de uma recuperação crítica do projeto Villa Mitre 3.0, que foi realizado em uma cidade argentina 2010-2012, nós focalizar nos pontos fortes e fracos da proposta para compreender o seu significado social na comunidade onde ele ocorreu. A ênfase analítica é sobre as possibilidades de novos dispositivos para canalizar as preocupações das comunidades para a sua própria história. A partir da coordenação de vários projetos pessoais e institucionais, iniciou-se Villa Mitre 3.0, um arquivo de histórico participativa e multimídia sobre Villa Mitre e bairros vizinhos, que foram projetados desde o georeferenciamento das histórias. Villa Mitre 3.0 foi concebido como um projeto de cartografia interativa e participativa, visando à produção, pesquisa e difusão da cultura digital, recuperação e preservação da memória coletiva, a partir da confluência da arte, ciência, tecnologia e sociedade.