Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza

O artigo apresenta uma visão compartilhada com as pesquisas sobre a base de conhecimentos e os processos cognitivos implicados na resolução de problemas, e como esses afeitam o desempenho dos estudantes quando resolvem problemas. Na base de conhecimentos discute-se o conhecimento declarativo, proced...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2008
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26319
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3361
http://hdl.handle.net/10554/26319
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_f2c0d11ae31a3538f54607ae62cd6840
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26319
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanzaConhecimentos e Processos Cognitivos na Resolução de Problemas de Ciências: Conseqüências para o EnsinoKnowledge Base and Cognitive Processes in Science Problem Solving: ConsequenceSolaz Portolés, Joan JosepSanjosé López, VicentO artigo apresenta uma visão compartilhada com as pesquisas sobre a base de conhecimentos e os processos cognitivos implicados na resolução de problemas, e como esses afeitam o desempenho dos estudantes quando resolvem problemas. Na base de conhecimentos discute-se o conhecimento declarativo, procedimental, estratégico, situacional, e esquemático. Entre os processos cognitivos, se fala do razoamento formal, construção de modelos mentais, transferência de conhecimentos e meta-cognição. A partir de tudo isto, sugere-se uma série de medidas instrucionais que podem ter aplicação na aula de ciências.Este artículo presenta una visión en conjunto de las investigaciones sobre la base de conocimientos y los procesos cognitivos implicados en la resolución de problemas, y cómo éstos afectan el desempeño de los estudiantes cuando resuelven los problemas. En la base de conocimientos se discute el conocimiento declarativo, el procedimental, el estratégico, el situacional y el esquemático. Entre los procesos cognitivos se habla del razonamiento formal, construcción de modelos mentales, transferencia de conocimientos y metacognición. A partir de todo ello, se sugiere una serie de medidas instruccionales que pueden tener aplicación en el aula de ciencias.This article presents a joint vision with studies about knowledge bases and cognitive processes implied in problem solving, and how these affect students’ performance as they solve problems. The knowledge base discusses declarative, procedural, strategic, situational, and schematic knowledge. Within cognitive processes, formal reasoning, mental model construction, knowledge transference, and meta-cognition are discussed. From all this, a series of institutional measures that can be applied in the science classroom are recommended.Editorial Pontificia Universidad Javeriana2020-04-16T18:34:10Z2020-04-16T18:34:10Z2008-12-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArticlesArtículosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/33612027-11822027-1174http://hdl.handle.net/10554/26319spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3361/2566Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 1 Núm. 1Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol 1 No 1Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 1 No 1Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; v. 1 n. 1Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:40:29Z
dc.title.none.fl_str_mv Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
Conhecimentos e Processos Cognitivos na Resolução de Problemas de Ciências: Conseqüências para o Ensino
Knowledge Base and Cognitive Processes in Science Problem Solving: Consequence
title Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
spellingShingle Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
Solaz Portolés, Joan Josep
title_short Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
title_full Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
title_fullStr Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
title_full_unstemmed Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
title_sort Conocimientos y procesos cognitivos en la resolución de problemas de ciencias: consecuencias para la enseñanza
dc.creator.none.fl_str_mv Solaz Portolés, Joan Josep
Sanjosé López, Vicent
author Solaz Portolés, Joan Josep
author_facet Solaz Portolés, Joan Josep
Sanjosé López, Vicent
author_role author
author2 Sanjosé López, Vicent
author2_role author
description O artigo apresenta uma visão compartilhada com as pesquisas sobre a base de conhecimentos e os processos cognitivos implicados na resolução de problemas, e como esses afeitam o desempenho dos estudantes quando resolvem problemas. Na base de conhecimentos discute-se o conhecimento declarativo, procedimental, estratégico, situacional, e esquemático. Entre os processos cognitivos, se fala do razoamento formal, construção de modelos mentais, transferência de conhecimentos e meta-cognição. A partir de tudo isto, sugere-se uma série de medidas instrucionais que podem ter aplicação na aula de ciências.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
2020-04-16T18:34:10Z
2020-04-16T18:34:10Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
Articles
Artículos
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3361
2027-1182
2027-1174
http://hdl.handle.net/10554/26319
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3361
http://hdl.handle.net/10554/26319
identifier_str_mv 2027-1182
2027-1174
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3361/2566
Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 1 Núm. 1
Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol 1 No 1
Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 1 No 1
Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; v. 1 n. 1
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712852316389376