Transmutaciones del cuerpo como sonido proyectado
A pesquisa aqui apresentada reflete sobre o caráter do corpo e sua identidade a partir dos contextos tecnológicos iniciais que permitiram interpretá-lo como uma natureza incorpórea e principalmente sonora. O objetivo é destacar o impacto social da transmutação do corpo como um som tecnicamente proje...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2018
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
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- Acceso en línea:
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A pesquisa aqui apresentada reflete sobre o caráter do corpo e sua identidade a partir dos contextos tecnológicos iniciais que permitiram interpretá-lo como uma natureza incorpórea e principalmente sonora. O objetivo é destacar o impacto social da transmutação do corpo como um som tecnicamente projetado a partir de uma perspectiva criativa, bem como revelar práticas artísticas fundamentais realizadas em ambientes midiáticos onde habita a voz sem o corpo. Para isso, utiliza-se uma metodologia qualitativa, investigando as principais chaves teórico-práticas que ocorrem em contextos essenciais, como a fonografia, o telefone e a rádio. Foram analisados vários textos, documentos e trabalhos, destacando as fontes que se referem à percepção do corpo como um evento sonoro deslocado no tempo e no espaço. O resultado oferece uma leitura particular da evolução tecnológica em seu aspecto sonoro que enfatiza o valor da voz projetada como uma alegoria de um corpo virtual e imaterial que se expressa e comunica. Esta se realiza a partir do campo das artes plásticas, enfatizando o interesse de práticas criativas concretas que estimulam a reflexão e a interpretação como paradigmas. Como conclusão, determinou-se que as tecnologias sonoras e seus contextos midiáticos contribuíram desde o início para transformar irreversivelmente o conceito de sujeito e identidade em uma nova substância de natureza tecnológica, imaterial, alegórica e virtual. A contribuição fundamental da pesquisa foi revelar, através de reflexões particulares, algumas dessas chaves que ocorreram nas práticas artísticas. |
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Transmutaciones del cuerpo como sonido proyectadoTransmutações do corpo como som projetadoeTransmutations of the body as projected soundAriza Pomareta, JavierA pesquisa aqui apresentada reflete sobre o caráter do corpo e sua identidade a partir dos contextos tecnológicos iniciais que permitiram interpretá-lo como uma natureza incorpórea e principalmente sonora. O objetivo é destacar o impacto social da transmutação do corpo como um som tecnicamente projetado a partir de uma perspectiva criativa, bem como revelar práticas artísticas fundamentais realizadas em ambientes midiáticos onde habita a voz sem o corpo. Para isso, utiliza-se uma metodologia qualitativa, investigando as principais chaves teórico-práticas que ocorrem em contextos essenciais, como a fonografia, o telefone e a rádio. Foram analisados vários textos, documentos e trabalhos, destacando as fontes que se referem à percepção do corpo como um evento sonoro deslocado no tempo e no espaço. O resultado oferece uma leitura particular da evolução tecnológica em seu aspecto sonoro que enfatiza o valor da voz projetada como uma alegoria de um corpo virtual e imaterial que se expressa e comunica. Esta se realiza a partir do campo das artes plásticas, enfatizando o interesse de práticas criativas concretas que estimulam a reflexão e a interpretação como paradigmas. Como conclusão, determinou-se que as tecnologias sonoras e seus contextos midiáticos contribuíram desde o início para transformar irreversivelmente o conceito de sujeito e identidade em uma nova substância de natureza tecnológica, imaterial, alegórica e virtual. A contribuição fundamental da pesquisa foi revelar, através de reflexões particulares, algumas dessas chaves que ocorreram nas práticas artísticas.La investigación que aquí se presenta reflexiona sobre el carácter del cuerpo y su identidad a partir de los contextos tecnológicos iniciales que permitieron interpretarlo como una naturaleza incorpórea y principalmente sonora. El objetivo pretende destacar el impacto social que supuso desde una perspectiva creativa la transmutación del cuerpo como sonido proyectado técnicamente, así como revelar prácticas artísticas fundamentales realizadas en entornos mediáticos en los que habita la voz sin cuerpo. Para ello, se recurre a una metodología cualitativa indagando las principales claves de carácter teórico-práctico acontecidas en contextos esenciales como la fonografía, el teléfono y la radio. Se han analizado numerosos textos, documentos y obras resaltando aquellas fuentes que remitían a la percepción del cuerpo como un acontecimiento sonoro desplazado en el tiempo y el espacio. El resultado ofrece una lectura particular del devenir tecnológico en su vertiente sonora que subraya el valor de la voz proyectada como alegoría de un cuerpo virtual e inmaterial que se expresa y comunica. Esta se realiza desde el ámbito de las bellas artes haciendo hincapié en el interés de prácticas creativas concretas que fomentan la reflexión e interpretación como paradigmas. A modo de conclusión, se determinó que las tecnologías del sonido y sus contextos mediáticos contribuyeron desde sus inicios a transformar de forma irreversible el concepto de sujeto e identidad en una nueva sustancia de naturaleza tecnológica, inmaterial, alegórica y virtual. El aporte fundamental de la investigación ha sido la de revelar a través de la reflexión particular algunas de estas claves acontecidas en las prácticas artísticas.This research reflects on the character of the body and its identity from the initial technological contexts that allowed its interpretation as a disembodied and mainly sound nature. The objective is to highlight the social impact of the transmutation of the body as a technically projected sound from a creative perspective, as well as to reveal fundamental artistic practices carried out in media environments in which the disembodied voice inhabits. For this purpose, a qualitative methodology is used, investigating the main theoretical-practical keys that occur in essential contexts such as phonography, telephone and radio. Numerous texts, documents and works have been analyzed, which highlight those sources that refer to the perception of the body as a sound event displaced in time and space. The result offers a particular reading of technological evolution in its sonorous aspect that emphasizes the value of the projected voice as an allegory of a virtual and immaterial body that expresses and communicates. This is done from the field of fine arts, emphasizing the interest of concrete creative practices that encourage reflection and interpretation as paradigms. As a conclusion, it was determined that sound technologies and their media contexts contributed from the beginning to irreversibly transform the concept of subject and identity into a new substance of a technological, immaterial, allegorical and virtual nature. The fundamental contribution of the research has been to reveal through particular reflection some of these keys occurred in artistic practices.Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá2020-04-16T13:54:16Z2020-04-16T13:54:16Z2018-07-06http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfapplication/xmlhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/2093210.11144/javeriana.mavae13-2.tdcc2215-99591794-6670http://hdl.handle.net/10554/37441spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/20932/20737http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/20932/19993http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/20932/20738Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 13 Núm. 2 (2018): Explorando Entornos Mediáticos; 65-86Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; v. 13 n. 2 (2018): Explorando Entornos Mediáticos; 65-86Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol 13 No 2 (2018): Explorando Entornos Mediáticos; 65-86Derechos de autor 2018 Javier Ariza PomaretaAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:14:15Z |