Michel de Certeau y las ciencias sociales: un lenguaje alterado
A obra de Michel de Certeau pode ser entendida a partir de três eixos fundamentais de reflexão que aparecem ao longo da sua obra. Eles percorrem de princípio até o fim, manifestamse na sua reflexão teológica, sua interpretação histórica, seu trabalho sociológico, sua antropologia política ou nas sua...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26792
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17722
http://hdl.handle.net/10554/26792
- Palabra clave:
- null
Michel de Certeau; alteridad; heterología; po- lítica de la diferencia; ciencias sociales y hu- manidades; artes del hacer; tácticas
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Michel de Certeau; otherness; heterology; po- litics of difference; social sciences and huma- nities; the arts of doing; tactics and strategies
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Michel de Certeau; alteridade; heterologia; política da diferença; ciências sociais e huma- nidades; artes de fazer; táticas
- Rights
- openAccess
- License
- Copyright (c) 2016 Francisco Ortega
Summary: | A obra de Michel de Certeau pode ser entendida a partir de três eixos fundamentais de reflexão que aparecem ao longo da sua obra. Eles percorrem de princípio até o fim, manifestamse na sua reflexão teológica, sua interpretação histórica, seu trabalho sociológico, sua antropologia política ou nas suas reflexões de caráter psicanalítica. No primeiro lugar, Certeau mostra uma recorrente preocupação pelos lugares e modos de produção do saber. Em segundo lugar, Certeau se ocupa constantemente do que ele chama de “artes de fazer”, os modos de consumo ordinário e, em particular, da maneira como o cidadão comum e corrente recebe, vive, transforma e resiste as interpelações hegemônicas do Estado, do aparelho produtivo dos meios de comunicação de massa. Em terceiro lugar, Certeau desenvolve uma reflexão sustida sobre alteridade, seu lugar na sociedade, sua produção social no fato de interpretação e as demandas éticas e políticas que assistemno. Em torno desse último eixo é que enfoco o presente texto. |
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