De las reliquias patrimoniales a los recuerdos materializados en el Museo Nacional
O seguinte escrito nasce dum trabalho etnográfico no Museu Nacional da Colômbia e tem como objetivo analisar os objetos das suas salas de exposição e da loja a fim de compreender o relacionamento entre patrimônio e consumo cristalizado entre elas. Nesse sentido, a representação do Museu Nacional é c...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27136
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/12537
http://hdl.handle.net/10554/27136
- Palabra clave:
- Historia
Museo Nacional; objetos de las salas de exposición; tienda; souvenires; patrimonio; consumo
null
National Museum; objects in exhibit halls; store; souvenirs; patrimony; consumption
null
Museu Nacional; objetos das salas de exposição; loja; souvenires; patrimônio; consumo
- Rights
- openAccess
- License
- Copyright (c) 2016 Sandra Carolina Pulido Chaparro
Summary: | O seguinte escrito nasce dum trabalho etnográfico no Museu Nacional da Colômbia e tem como objetivo analisar os objetos das suas salas de exposição e da loja a fim de compreender o relacionamento entre patrimônio e consumo cristalizado entre elas. Nesse sentido, a representação do Museu Nacional é concretada em uma criação de identidade nacional cimentada na história oficial dos heróis da pátria e sua descendência expressada na maioria dos objetos das salas de exposição. Frente a isso, na loja é construída uma outra narrativa guiada pela economia neoliberal na que emergem representações marginadas na maioria das salas do museu como o afro, o indígena e o camponês, cimentadas na economia étnica impulsionada pelo turismo e a publicidade. Tal dualidade faz o visitante do museu consumir tanto as representações construídas pelo Estado quanto as das empresas e as multinacionais. |
---|