Hacerse la víctima: aborto, performance y teatralidades liminales

Desde 2012 a Coordenadora Universitária pela Dissidência Sexual (CUDS) realiza a campanha “Doe por Um Aborto Ilegal”, performance de ativismo artístico que através de diferentes suportes disciplinares, tentava fazer visível o conflito do aborto no Chile. Através da coleta de dinheiro nas ruas para a...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29520
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/6480
http://hdl.handle.net/10554/29520
Palabra clave:
liminal theatrics; performance studies; bio-politics; gender studies
Teatralidades liminales; estudios de la performance; biopolítica; estudios de género
teatralidades liminares; estudos da performance; biopolítica; estudos de gênero
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_dc13b629200757e22c73c91377c6ea5d
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29520
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.none.fl_str_mv Hacerse la víctima: aborto, performance y teatralidades liminales
Se tornar vítima: Aborto, performance e teatralidades liminares
Making a Victim of Yourself: Abortion, Performance and Liminal Theatrics
title Hacerse la víctima: aborto, performance y teatralidades liminales
spellingShingle Hacerse la víctima: aborto, performance y teatralidades liminales
Henríquez Murgas, Tomás; Universidad de Chile, Santiago, Chile
liminal theatrics; performance studies; bio-politics; gender studies
Teatralidades liminales; estudios de la performance; biopolítica; estudios de género
teatralidades liminares; estudos da performance; biopolítica; estudos de gênero
title_short Hacerse la víctima: aborto, performance y teatralidades liminales
title_full Hacerse la víctima: aborto, performance y teatralidades liminales
title_fullStr Hacerse la víctima: aborto, performance y teatralidades liminales
title_full_unstemmed Hacerse la víctima: aborto, performance y teatralidades liminales
title_sort Hacerse la víctima: aborto, performance y teatralidades liminales
dc.creator.none.fl_str_mv Henríquez Murgas, Tomás; Universidad de Chile, Santiago, Chile
author Henríquez Murgas, Tomás; Universidad de Chile, Santiago, Chile
author_facet Henríquez Murgas, Tomás; Universidad de Chile, Santiago, Chile
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
dc.subject.none.fl_str_mv liminal theatrics; performance studies; bio-politics; gender studies
Teatralidades liminales; estudios de la performance; biopolítica; estudios de género
teatralidades liminares; estudos da performance; biopolítica; estudos de gênero
topic liminal theatrics; performance studies; bio-politics; gender studies
Teatralidades liminales; estudios de la performance; biopolítica; estudios de género
teatralidades liminares; estudos da performance; biopolítica; estudos de gênero
description Desde 2012 a Coordenadora Universitária pela Dissidência Sexual (CUDS) realiza a campanha “Doe por Um Aborto Ilegal”, performance de ativismo artístico que através de diferentes suportes disciplinares, tentava fazer visível o conflito do aborto no Chile. Através da coleta de dinheiro nas ruas para a realização de abortos clandestinos, vídeo-clips, jingles musicais, campanhas pela internet, oficinas de capacitação de voluntários, entre outros, tentava posicionar um debate cujas divergências visavam serem neutralizadas pelas retóricas conservadoras do consenso vigilante. Assim, a normalidade da paisagem urbana é interrompida mediante a produção de fatos performativos que parodiam manobras tradicionais para as retóricas neoliberais do consumo da solidariedade e abre-nos a possibilidade de relocalizar os campos de intervenção da disputa feminista estendendo seus imaginários e corpos desejantes. Assim mesmo é possível redefinir os estatutos dos feminismos tradicionais e reordenar a paisagem regular das economias políticas da imagem da dor e seus corpos visíveis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-12
2018-02-24T15:50:31Z
2018-02-24T15:50:31Z
2020-04-15T18:42:26Z
2020-04-15T18:42:26Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/6480
10.11144/Javeriana.UH79.hvap
2011-2734
0120-4807
http://hdl.handle.net/10554/29520
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/6480
http://hdl.handle.net/10554/29520
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.UH79.hvap
2011-2734
0120-4807
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/6480/7949
Universitas Humanística; Vol. 79, Núm. 79 (2015): Feminismos Disidentes II
Universitas Humanística; Vol. 79, Núm. 79 (2015): Feminismos Disidentes II
Universitas Humanística; Vol. 79, Núm. 79 (2015): Feminismos Disidentes II
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712803001860096
spelling Hacerse la víctima: aborto, performance y teatralidades liminalesSe tornar vítima: Aborto, performance e teatralidades liminaresMaking a Victim of Yourself: Abortion, Performance and Liminal TheatricsHenríquez Murgas, Tomás; Universidad de Chile, Santiago, Chileliminal theatrics; performance studies; bio-politics; gender studiesTeatralidades liminales; estudios de la performance; biopolítica; estudios de géneroteatralidades liminares; estudos da performance; biopolítica; estudos de gêneroDesde 2012 a Coordenadora Universitária pela Dissidência Sexual (CUDS) realiza a campanha “Doe por Um Aborto Ilegal”, performance de ativismo artístico que através de diferentes suportes disciplinares, tentava fazer visível o conflito do aborto no Chile. Através da coleta de dinheiro nas ruas para a realização de abortos clandestinos, vídeo-clips, jingles musicais, campanhas pela internet, oficinas de capacitação de voluntários, entre outros, tentava posicionar um debate cujas divergências visavam serem neutralizadas pelas retóricas conservadoras do consenso vigilante. Assim, a normalidade da paisagem urbana é interrompida mediante a produção de fatos performativos que parodiam manobras tradicionais para as retóricas neoliberais do consumo da solidariedade e abre-nos a possibilidade de relocalizar os campos de intervenção da disputa feminista estendendo seus imaginários e corpos desejantes. Assim mesmo é possível redefinir os estatutos dos feminismos tradicionais e reordenar a paisagem regular das economias políticas da imagem da dor e seus corpos visíveis.Desde 2012 la Coordinadora Universitaria por la Disidencia Sexual (CUDS) realiza la campaña “Dona por Un Aborto Ilegal”, performance de activismo artístico que mediante distintos soportes disciplinares, intentaba hacer visible el conflicto del aborto en Chile. A través de la recolección de dinero en las calles para la realización de abortos clandestinos, video-clips, jingles cancioneros, campañas por internet, talleres de capacitación para voluntarios, entre otros, se intentaba posicionar un debate cuyas divergencias tienden a ser neutralizadas por las retóricas conservadoras del consenso vigilante. Así, se interrumpe la normalidad del paisaje urbano mediante la producción de actos performativos que parodian maniobras tradicionales para las retóricas neo-liberales del consumo de la solidaridad y se nos abre la posibilidad de re-localizar los campos de intervención de la disputa feminista ampliando sus imaginarios y cuerpos deseantes. Así mismo es posible redefinir los estatutos de los feminismos tradicionales, y reordenar el paisaje regular de las economías políticas de la imagen del dolor y sus cuerpos visibles.Since 2012, the University Coordinator for Sexual Dissidence (CUDS) leads the campaign “Donate for an Illegal Abortion”, an artistic activism performance that tried to make visible the conflict related to abortion in Chile by means of several different disciplinary supports. They tried to position a debate by means of the collection of money on the streets for the performance of illegal abortions, video-clips, jingle songbooks, internet campaigns, training workshops for volunteers, among others. The divergences of the debate, however, tended to be neutralized by the conservative rhetoric of the vigilant consensus. In this way, the normality of the urban landscape is interrupted by performance acts that parody traditional schemes for the neoliberal rhetoric of consumption of solidarity. Also, this opens for us the possibility to relocate the intervention fields of the feminist dispute, widening its imaginaries and lusting bodies. Likewise, it is possible to redefine the traditional feminisms statutes, and reorder the regular landscape of the political economies of the image of pain and its visible bodies.Editorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:50:31Z2020-04-15T18:42:26Z2018-02-24T15:50:31Z2020-04-15T18:42:26Z2014-07-12http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/648010.11144/Javeriana.UH79.hvap2011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29520spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/6480/7949Universitas Humanística; Vol. 79, Núm. 79 (2015): Feminismos Disidentes IIUniversitas Humanística; Vol. 79, Núm. 79 (2015): Feminismos Disidentes IIUniversitas Humanística; Vol. 79, Núm. 79 (2015): Feminismos Disidentes IIAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:54:02Z