La arquitectura moderna brasileña en los años cincuenta: entre el modelo corbusiano-carioca en declive y las alternativas en ascenso

O texto examina a arquitetura moderna produzida no Brasil que foi definida de modo reducionista como “estilo internacional”.Resultante das influências convergentes de Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Case Study House Program e o Concretismo,entre outras, inicialmente foi adotada em São Paulo, const...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/22984
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8917
http://hdl.handle.net/10554/22984
Palabra clave:
Modern Architecture in Brazil; Modern architecture in São Paulo; International Style; Modern Architecture in Porto Alegre; Legistative Palace of Rio Grande do Sul. Key Words Plus: Architecture; Modern-Brazil; Architecture; Modern-(São Paulo) Brazil;
Arquitectura moderna en Brasil; Arquitectura moderna en São Paulo; Estilo Internacional; Arquitectura moderna en Porto Alegre; Palacio Legislativo del Rio Grande do Sul. Descriptores: Arquitectura moderna-Brasil; Arquitectura moderna-(São Paulo) Brasil
Arquitetura moderna no Brasil; Arquitetura moderna em São Paulo; Estilo Internacional; Arquitetura moderna em Porto Alegre; Palácio Legislativo do Rio Grande do Sul. Palabras chave descritor: A arquitetura moderna; Brasil; São Paulo; Palácio Legislativo
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:O texto examina a arquitetura moderna produzida no Brasil que foi definida de modo reducionista como “estilo internacional”.Resultante das influências convergentes de Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Case Study House Program e o Concretismo,entre outras, inicialmente foi adotada em São Paulo, constituindo uma alternativa ao modelo hegemônico “corbusiano-carioca”vigente. Seu tom construtivo procurava características como síntese, racionalismo, atemporalidade e a conseqüente universalidade,afastando-se da matriz corbusiana e dos traços autóctones responsáveis pelo êxito internacional da Escola CariocaEste padrão alternativo de arquitetura moderna foi irradiado para outras regiões do País, como a cidade de Porto Alegre, ondea proposta vencedora do Concurso para o Palácio Legislativo rio-grandense (1958), da autoria de dois arquitetos paulistas,constituiu-se em um marco de referencia da produção local. Alem disso, esse projeto foi um dos indicadores do momento demudança de supremacia da Escola Carioca no âmbito nacional, que passaria a compartilhar espaço com aquela produçãodissidente no decorrer dos anos 50