La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados

Este artigo descreve e analisa a experiência transmídia do projeto de pesquisa “Simulador IC, cenário transmedial de testes para a simulação de inteligência coletiva”, no que se explorou a capacidade de quatro artefatos ficcionais —texto literário, quadrinhos, videojogo e jogo de rol—, gerados a par...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2015
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27818
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/15166
http://hdl.handle.net/10554/27818
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Derechos de autor 2015 Signo y Pensamiento
id JAVERIANA_d529cf4275f98a6eceaeb73655f07cd5
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27818
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.none.fl_str_mv La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados
Narrativa transmídia como a experiência de simulação de inteligência coletiva. O caso de Atrapados (Atrapalhados)
Transmedia Narrative as an Experience of Collective Intelligence Simulation. The case of Atrapados (Trapped)
title La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados
spellingShingle La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados
Rodríguez Ruíz, Jaime Alejandro
title_short La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados
title_full La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados
title_fullStr La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados
title_full_unstemmed La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados
title_sort La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados
dc.creator.none.fl_str_mv Rodríguez Ruíz, Jaime Alejandro
López Peinado, Laura D.
González - Gutiérrez, Luis Felipe
author Rodríguez Ruíz, Jaime Alejandro
author_facet Rodríguez Ruíz, Jaime Alejandro
López Peinado, Laura D.
González - Gutiérrez, Luis Felipe
author_role author
author2 López Peinado, Laura D.
González - Gutiérrez, Luis Felipe
author2_role author
author
description Este artigo descreve e analisa a experiência transmídia do projeto de pesquisa “Simulador IC, cenário transmedial de testes para a simulação de inteligência coletiva”, no que se explorou a capacidade de quatro artefatos ficcionais —texto literário, quadrinhos, videojogo e jogo de rol—, gerados a partir da transmediação de um texto literário fonte, para desenvolver sensibilidade na resolução de problemas com características vinculadas à inteligência coletiva. O método de pesquisa foi misto, com componente principal qualitativo e componente quantitativo —metodologia observacional—. Quando realizada medição do gradiente de inteligência coletiva dos participantes, após contato e interação com diversas estratégias de simulação dos problemas —combinação de artefatos de acordo a design experimental específico—, verificou-se que a experiência transmídia completa, ou seja, a interação com os quatro artefatos, potencializa os efeitos e benefícios da simulação com artefatos individuais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
2020-04-15T19:16:59Z
2020-04-15T19:16:59Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
Artículo revisado por pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/15166
10.11144/Javeriana.syp34-67.ntes
2027-2731
0120-4823
http://hdl.handle.net/10554/27818
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/15166
http://hdl.handle.net/10554/27818
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.syp34-67.ntes
2027-2731
0120-4823
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/15166/12570
Signo y Pensamiento; Vol 34 No 67 (2015); 60 - 74
Signo y Pensamiento; Vol. 34 Núm. 67 (2015); 60 - 74
dc.rights.none.fl_str_mv Derechos de autor 2015 Signo y Pensamiento
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Derechos de autor 2015 Signo y Pensamiento
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712871790542848
spelling La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de AtrapadosNarrativa transmídia como a experiência de simulação de inteligência coletiva. O caso de Atrapados (Atrapalhados)Transmedia Narrative as an Experience of Collective Intelligence Simulation. The case of Atrapados (Trapped)Rodríguez Ruíz, Jaime AlejandroLópez Peinado, Laura D.González - Gutiérrez, Luis FelipeEste artigo descreve e analisa a experiência transmídia do projeto de pesquisa “Simulador IC, cenário transmedial de testes para a simulação de inteligência coletiva”, no que se explorou a capacidade de quatro artefatos ficcionais —texto literário, quadrinhos, videojogo e jogo de rol—, gerados a partir da transmediação de um texto literário fonte, para desenvolver sensibilidade na resolução de problemas com características vinculadas à inteligência coletiva. O método de pesquisa foi misto, com componente principal qualitativo e componente quantitativo —metodologia observacional—. Quando realizada medição do gradiente de inteligência coletiva dos participantes, após contato e interação com diversas estratégias de simulação dos problemas —combinação de artefatos de acordo a design experimental específico—, verificou-se que a experiência transmídia completa, ou seja, a interação com os quatro artefatos, potencializa os efeitos e benefícios da simulação com artefatos individuais.Este artículo describe y analiza la experiencia transmedia del proyecto de investigación “Simulador IC, un escenario transmedial de pruebas para la simulación de inteligencia colectiva”, en el que se exploró la capacidad de cuatro artefactos ficcionales — texto literario, cómic, videojuego y juego de rol—, generados a partir de la transmediación de un texto literario fuente, para desarrollar sensibilidad en la resolución de problemas con características vinculadas a la inteligencia colectiva. El método de investigación fue mixto, con un componente principal cualitativo y un componente cuantitativo —metodología observacional—. Al realizarse una medición del gradiente de inteligencia colectiva de los participantes, tras el contacto y la interacción con diversas estrategias de simulación de los problemas —combinación de artefactos, según un diseño experimental específico—, se comprobó que la experiencia transmedia completa, es decir, la interacción con los cuatro artefactos potencia los efectos y beneficios de la simulación con artefactos individuales.This article describes and analyzes the transmedia experience of the research project “Simulator IC, a transmedial test scenario for the simulation of collective intelligence”, in which the ability of four fictional artifacts was explored, —literary text, comic, videogame and role-playing game— generated from the transmediation of a literary source to develop sensitivity in resolving problems with characteristics linked to collective intelligence. The research method was mixed, with a main qualitative component and a quantitative one —observational methodology—. When a measurement of the collective intelligence gradient of the participants was performed upon contact and interaction with various problem simulation strategies —artifact combination according to a specific experimental design—, it was found that the complete transmedia experience, ie. Interaction with the four artifacts, enhances the effects and benefits the simulation with individual artifacts.Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje2020-04-15T19:16:59Z2020-04-15T19:16:59Z2015-12-10http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/1516610.11144/Javeriana.syp34-67.ntes2027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/27818spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/15166/12570Signo y Pensamiento; Vol 34 No 67 (2015); 60 - 74Signo y Pensamiento; Vol. 34 Núm. 67 (2015); 60 - 74Derechos de autor 2015 Signo y PensamientoAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:11:29Z