La narrativa transmedia como experiencia de simulación de inteligencia colectiva. El caso de Atrapados

Este artigo descreve e analisa a experiência transmídia do projeto de pesquisa “Simulador IC, cenário transmedial de testes para a simulação de inteligência coletiva”, no que se explorou a capacidade de quatro artefatos ficcionais —texto literário, quadrinhos, videojogo e jogo de rol—, gerados a par...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2015
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27818
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/15166
http://hdl.handle.net/10554/27818
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Derechos de autor 2015 Signo y Pensamiento
Description
Summary:Este artigo descreve e analisa a experiência transmídia do projeto de pesquisa “Simulador IC, cenário transmedial de testes para a simulação de inteligência coletiva”, no que se explorou a capacidade de quatro artefatos ficcionais —texto literário, quadrinhos, videojogo e jogo de rol—, gerados a partir da transmediação de um texto literário fonte, para desenvolver sensibilidade na resolução de problemas com características vinculadas à inteligência coletiva. O método de pesquisa foi misto, com componente principal qualitativo e componente quantitativo —metodologia observacional—. Quando realizada medição do gradiente de inteligência coletiva dos participantes, após contato e interação com diversas estratégias de simulação dos problemas —combinação de artefatos de acordo a design experimental específico—, verificou-se que a experiência transmídia completa, ou seja, a interação com os quatro artefatos, potencializa os efeitos e benefícios da simulação com artefatos individuais.