Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.

Este artigo procura compreender por que e como é que se incorporam as mídias sociais na docência de um professor universitário. As mídias sociais são consideradas como plataformas interativas de comunicação relacionadas com a página web 2.0 (web social), as quais permitem gerar conteúdos, construir...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2013
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28590
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6948
http://hdl.handle.net/10554/28590
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_d0d58375d9cfe6c6356b77c82b10fa0d
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28590
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.none.fl_str_mv Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
Uso da plataforma social mídia na prática docente universitária: pesquisa biográfico-narrativa em um estudo de caso.
Using Social Media Platforms in University Teaching Practice: Biographical-Narrative Research in a Case Study.
title Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
spellingShingle Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
Menéndez Echavarría, Alfredo
title_short Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
title_full Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
title_fullStr Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
title_full_unstemmed Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
title_sort Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.
dc.creator.none.fl_str_mv Menéndez Echavarría, Alfredo
Sánchez Hernández, Claudia Marcela
author Menéndez Echavarría, Alfredo
author_facet Menéndez Echavarría, Alfredo
Sánchez Hernández, Claudia Marcela
author_role author
author2 Sánchez Hernández, Claudia Marcela
author2_role author
description Este artigo procura compreender por que e como é que se incorporam as mídias sociais na docência de um professor universitário. As mídias sociais são consideradas como plataformas interativas de comunicação relacionadas com a página web 2.0 (web social), as quais permitem gerar conteúdos, construir e compartilhar informação e conhecimento entre diversos utentes, favorecendo a aprendizagem colaborativa social ou a nomeada aprendizagem 2.0, enquadrada na visão de cidadãos reflexivos, comprometidos com seu devir individual e coletivo. A abordagem qualitativa deste trabalho permitiu a utilização de técnicas biográficonarrativas da pesquisa social, se centrando no método de estudo de caso único. Quatro entrevistas em profundidade foram aplicadas ao estudo de caso e posteriormente transcritas, e realizou-se um relato que evidenciou processos comunicativos, didática, trajetórias, transições e transformações de sua prática docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-15
2020-04-15T19:13:56Z
2020-04-15T19:13:56Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
Artículo revisado por pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6948
2027-2731
0120-4823
http://hdl.handle.net/10554/28590
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6948
http://hdl.handle.net/10554/28590
identifier_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6948/5538
Signo y Pensamiento; Vol 32 No 63 (2013); 152 - 168
Signo y Pensamiento; Vol. 32 Núm. 63 (2013); 152 - 168
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712852987478016
spelling Uso de plataformas social media en la práctica docente universitaria: investigación biográfico-narrativa en un estudio de caso.Uso da plataforma social mídia na prática docente universitária: pesquisa biográfico-narrativa em um estudo de caso.Using Social Media Platforms in University Teaching Practice: Biographical-Narrative Research in a Case Study.Menéndez Echavarría, AlfredoSánchez Hernández, Claudia MarcelaEste artigo procura compreender por que e como é que se incorporam as mídias sociais na docência de um professor universitário. As mídias sociais são consideradas como plataformas interativas de comunicação relacionadas com a página web 2.0 (web social), as quais permitem gerar conteúdos, construir e compartilhar informação e conhecimento entre diversos utentes, favorecendo a aprendizagem colaborativa social ou a nomeada aprendizagem 2.0, enquadrada na visão de cidadãos reflexivos, comprometidos com seu devir individual e coletivo. A abordagem qualitativa deste trabalho permitiu a utilização de técnicas biográficonarrativas da pesquisa social, se centrando no método de estudo de caso único. Quatro entrevistas em profundidade foram aplicadas ao estudo de caso e posteriormente transcritas, e realizou-se um relato que evidenciou processos comunicativos, didática, trajetórias, transições e transformações de sua prática docente.Este artículo busca comprender por qué y cómo se incorporan los medios sociales en la docencia de un profesor universitario. Los medios sociales son considerados como plataformas interactivas de comunicación relacionadas con la web 2.0 (web social), las cuales permiten generar contenidos, construir y compartir información y conocimiento entre diversos usuarios, favoreciendo el aprendizaje colaborativo social o el denominado aprendizaje 2.0, enmarcado en la visión de ciudadanos reflexivos, comprometidos con su devenir individual y colectivo. El enfoque cualitativo de este trabajo permitió la utilización de técnicas biográfico-narrativas de la investigación social, centrándose en el método de estudio de caso único. Se aplicaron cuatro entrevistas en profundidad al estudio de caso, que posteriormente fueron transcritas, y se realizó un relato que evidenció procesos comunicativos, didáctica, trayectorias, transiciones y transformaciones de su práctica docente.This article seeks to understand why and how social media is incorporated in the teaching of a university professor. Social media is considered as an interactive communication platform related to web 2.0 (social web), which can generate contents, build, share information and knowledge among different users, favoring social collaborative learning or the so-called learning 2.0, that is framed in the vision of thoughtful citizens committed to their individual and collective evolution. The qualitative approach of this work allowed the use of biographical-narrative techniques of social research, by focusing on the single case study method. Four interviews were applied in-depth to the case study, which were subsequently transcribed, and a narrative process was carried out that showed communication processes, didactic, trajectories, transitions and transformations of their teaching practice.Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje2020-04-15T19:13:56Z2020-04-15T19:13:56Z2013-09-15http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/69482027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/28590spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6948/5538Signo y Pensamiento; Vol 32 No 63 (2013); 152 - 168Signo y Pensamiento; Vol. 32 Núm. 63 (2013); 152 - 168Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T19:11:09Z