Dime cómo te vistes y te diré quién eres. Un estudio del material arqueológico de la Iglesia de La Candelaria de Bogotá
Apesar da importância que têm o vestido e os objetos pessoais nos estudos de cultura material; existem poucas evidências arqueológicas e pesquisas sobre estes temas para o contexto colonial da Nova Granada que permitam compreender melhor os processos e práticas individuais e coletivas em torno do fa...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
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- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/15178
http://hdl.handle.net/10554/23181
- Palabra clave:
- Historical Archaeology; Material Culture Studies; Archaeometry; Archaeological Heritage; Archaeological Textiles
Arqueología histórica; estudios de cultura material; arqueometría; patrimonio arqueológico; textiles arqueológicos
Arqueologia histórica; estudios de cultura material; arqueometria; património arqueológico; têxteis arqueológicos.
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- openAccess
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- Copyright (c) 2015 Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural
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Dime cómo te vistes y te diré quién eres. Un estudio del material arqueológico de la Iglesia de La Candelaria de Bogotá Cohen Daza, David; Docente del departamento de Historia del Arte de la Universidad de Los Andes. Investigador de la Fundación Erigaie. Historical Archaeology; Material Culture Studies; Archaeometry; Archaeological Heritage; Archaeological Textiles Arqueología histórica; estudios de cultura material; arqueometría; patrimonio arqueológico; textiles arqueológicos Arqueologia histórica; estudios de cultura material; arqueometria; património arqueológico; têxteis arqueológicos. |
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Apesar da importância que têm o vestido e os objetos pessoais nos estudos de cultura material; existem poucas evidências arqueológicas e pesquisas sobre estes temas para o contexto colonial da Nova Granada que permitam compreender melhor os processos e práticas individuais e coletivas em torno do fato de vestir-se; e em particular; de vestir-se para a morte. Além das imagens amplamente difundidas e fortemente estereotipadas das classes sociais e raciais na Colônia; assim como também dos jeitos em que as diferentes pessoas supostamente tinham que se-vestir; esta pesquisa pretende fazer uma reflexão teórica sobre a construção destas categorias e suas limitações para interpretar a produção; o consumo; o intercâmbio e o uso de diferentes tipos de roupas e bens. As conclusões do estudo fundamentam-se nas análises de laboratório das evidências arqueológicas recuperadas em 2004 durante as escavações dos enterramentos na Igreja “La Candelaria”. Tais evidências incluem têxteis; ornamentos religiosos; calçados; adornos e outros objetos pessoais que pertenceram às elites entre o século XVIII e começos do século XX em Santafé de Bogotá |
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Investigador de la Fundación Erigaie.Historical Archaeology; Material Culture Studies; Archaeometry; Archaeological Heritage; Archaeological TextilesArqueología histórica; estudios de cultura material; arqueometría; patrimonio arqueológico; textiles arqueológicosArqueologia histórica; estudios de cultura material; arqueometria; património arqueológico; têxteis arqueológicos.Apesar da importância que têm o vestido e os objetos pessoais nos estudos de cultura material; existem poucas evidências arqueológicas e pesquisas sobre estes temas para o contexto colonial da Nova Granada que permitam compreender melhor os processos e práticas individuais e coletivas em torno do fato de vestir-se; e em particular; de vestir-se para a morte. Além das imagens amplamente difundidas e fortemente estereotipadas das classes sociais e raciais na Colônia; assim como também dos jeitos em que as diferentes pessoas supostamente tinham que se-vestir; esta pesquisa pretende fazer uma reflexão teórica sobre a construção destas categorias e suas limitações para interpretar a produção; o consumo; o intercâmbio e o uso de diferentes tipos de roupas e bens. As conclusões do estudo fundamentam-se nas análises de laboratório das evidências arqueológicas recuperadas em 2004 durante as escavações dos enterramentos na Igreja “La Candelaria”. Tais evidências incluem têxteis; ornamentos religiosos; calçados; adornos e outros objetos pessoais que pertenceram às elites entre o século XVIII e começos do século XX em Santafé de BogotáLa importancia que tienen los elementos de vestido y los objetos personales en los estudios de cultura material es bien conocida; aunque en el contexto colonial de la Nueva Granada existen muy pocas evidencias arqueológicas o investigaciones; que permitan comprender mejor cómo eran los procesos y prácticas individuales y colectivas en el vestirse y en particular; en el vestirse para la muerte. Más allá de las imágenes ampliamente difundidas y fuertemente estereotipadas de las clases sociales y raciales del período colonial y la manera como se supone se debían vestir unas y otras trabajo de investigación pretende generar una reflexión acerca de la construcción de estas categorías de análisis; que limitan la interpretación en términos de la producción; consumo; comercio y uso de diferentes bienes relacionados con el vestuario. Se presentan los resultados del estudio; elaborado a partir de los análisis de laboratorio; de las evidencias arqueológicas recuperadas en 2004 durante las excavaciones de los enterramientos en la Iglesia de La Candelaria que incluyen textiles; elementos religiosos; zapatos; adornos y otra serie de objetos personales pertenecientes a los siglos XVII a comienzos del siglo XX; en Santafé de Bogotá.The importance of clothes and the act of dressing is well known for the material culture studies. However; in the colonial context of the Reign of Nueva Granada; there are a very few archaeological evidences; or researches of this kind; looking for a better understanding of the individual or collective practices of dressing; and particularly those practices related to the burial of the bodies. Despite the widespread and strongly stereotyped images of social classes during the colony; and the apparently obvious ways in which those classes were supposed to dress; the current research presents theoretical considerations about the construction of these categories; and their troubles in terms of the interpretation of production; consumption; trade and use of different cloths and goods. The results are based on the laboratory analysis of the archaeological evidences recovered back in 2004; during the excavations of the burials in “La Candelaria” Church. The material includes garments; religious ornaments; shoes; adornments and other elite personal items from 18th century to early 20th century in Santafe de Bogotá.Instituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbanonullnullnull2018-02-24T14:45:28Z2020-04-14T20:21:44Z2018-02-24T14:45:28Z2020-04-14T20:21:44Z2014-12-30http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/1517810.11144/Javeriana.apc27-2.dcvd1657-9763http://hdl.handle.net/10554/23181spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/15178/13689Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 27, Núm. 2 (2014)Copyright (c) 2015 Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio culturalAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:09:49Z |