Bóvedas de madera y bahareque en iglesias coloniales bogotanas. Estudio de cuatro iglesias del siglo xvii

As primeiras igrejas que os espanhóis construíram na Colômbia tinham uma coberta de estrutura triangular -chamada “par enó”- feita com madeira. Sobre esta estrutura colocava-se um emadeiramento de canas unidas com couro ou fibra vegetal, esobre este encanamento uma camada de argila com cobertura de...

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Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
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OAI Identifier:
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Acceso en línea:
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Palabra clave:
Wood Vaults; History; Structural Behavior. Key Words Plus: Church architecture-Bogotá (Colombia)-17th century; Vaults (Architecture).
Bóvedas en madera; historia; comportamiento estructural. - Descriptores: Arquitectura religiosa-Bogotá (Colombia)-Siglo XVII; Bóvedas.
Abóbadas em madeira; história; comportamento estrutural. Palabras chave descritor: Arquitetura religiosa; Bogotá; Colombia, Siglo XVII; Architecture Vaults.
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Abóbadas de madeira e bahareque dentro de templos do colonial de Bogotá. Estudo de quatro igrejas do século XVII
Wood vaults and bahareque in of Bogota colonial churches. Study of four churches of century xvii
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description As primeiras igrejas que os espanhóis construíram na Colômbia tinham uma coberta de estrutura triangular -chamada “par enó”- feita com madeira. Sobre esta estrutura colocava-se um emadeiramento de canas unidas com couro ou fibra vegetal, esobre este encanamento uma camada de argila com cobertura de palha ou de telha dura de argila.Depois, as abóbadas apareceram como sistema estrutural interno da zona central das igrejas. As abóbadas elaboraram-seinicialmente em materiais pesados como a pedra ou o tijolo, e em conseqüência colapsaram durante os terremotos, sendosubstituídas pelas abóbadas construídas em madeira ou “bahareque”. As abóbadas feitas com estes materiais tornaram-sepopulares em diversos países de América do Sul, devido a que por sua flexibilidade e baixo peso estas abóbadas tem resistidomelhor os terremotos.Na Colômbia, durante o período colonial foram construídas diversas destas abóbadas em igrejas do centro histórico de Bogotá.Este artigo apresenta os resultados encontrados na pesquisa desenvolvida pelo “Grupo de Investigación en materiales yestructuras (grime) de la Pontificia Universidad Javeriana” (Grupo de investigação em materiais e estruturas da PUJ) em quatroigrejas -construídas entre 1610 e 1654-: La Candelaria, San Juan de Dios, Santa Clara e San Ignacio. Este estudo procurouidentificar os elementos que as formam, materiais, conexões e técnicas de construção.
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Sobre esta estrutura colocava-se um emadeiramento de canas unidas com couro ou fibra vegetal, esobre este encanamento uma camada de argila com cobertura de palha ou de telha dura de argila.Depois, as abóbadas apareceram como sistema estrutural interno da zona central das igrejas. As abóbadas elaboraram-seinicialmente em materiais pesados como a pedra ou o tijolo, e em conseqüência colapsaram durante os terremotos, sendosubstituídas pelas abóbadas construídas em madeira ou “bahareque”. As abóbadas feitas com estes materiais tornaram-sepopulares em diversos países de América do Sul, devido a que por sua flexibilidade e baixo peso estas abóbadas tem resistidomelhor os terremotos.Na Colômbia, durante o período colonial foram construídas diversas destas abóbadas em igrejas do centro histórico de Bogotá.Este artigo apresenta os resultados encontrados na pesquisa desenvolvida pelo “Grupo de Investigación en materiales yestructuras (grime) de la Pontificia Universidad Javeriana” (Grupo de investigação em materiais e estruturas da PUJ) em quatroigrejas -construídas entre 1610 e 1654-: La Candelaria, San Juan de Dios, Santa Clara e San Ignacio. Este estudo procurouidentificar os elementos que as formam, materiais, conexões e técnicas de construção.Las primeras iglesias que los españoles construyeron en Colombia tenían una cubierta en estructura triangular —denominada“par y nudillo”— elaborada con madera. Sobre esta estructura se colocaba un entramado en cañas unidas con cuero o confibra vegetal, y sobre este encañado se colocaba una capa de barro con cubierta en paja o teja de barro.Posteriormente, las bóvedas aparecieron como sistema estructural interno de la zona central de las iglesias. Las bóvedas seelaboraron inicialmente en materiales pesados, como piedra o ladrillo, y en consecuencia colapsaron durante los terremotos,siendo reemplazadas por bóvedas construidas en madera o “bahareque”. Las bóvedas hechas con estos materiales se popularizaronen varios países de Suramérica, ya que por su flexibilidad y bajo peso han resistido mejor los sismos.En Colombia, durante el periodo colonial se construyeron varias de estas bóvedas en iglesias del centro histórico de Bogotá.En el presente artículo se presentaran los resultados encontrados en la investigación desarrollada por el Grupo de Investigaciónen materiales y estructuras (grime) de la Pontificia Universidad Javeriana sobre cuatro iglesias —construidas entre 1610 y1654—: La Candelaria, San Juan de Dios, Santa Clara y San Ignacio. La investigación buscó establecer los elementos que lasconforman, materiales, uniones y técnicas constructivas.The first churches that the Spaniards builded in Colombia had a cover in triangular structure —denominated “par y nudillo”—made with wood. Over this structure a cane framework was placed and fixed with leather or vegetal fiber and on this a mudlayer cover with straw or mud roofing tile.Later the vaults appeared like internal structural system of the central zone of the churches. The vaults initially were made inheavy materials as stone or brick and as a result of this collapsed during the earthquakes, being replaced by vaults constructedin wood or “bahareque”. The vaults done with these materials became popular in several countries of South America since bytheir flexibility these vaults have resisted better the earthquakes.In Colombia, during the colonial period were built several of these vaults in churches of the historical center of Bogota. Thisarticle presents the results found in research by the group grime —Research Group in materials and structures-puj— on fourchurches —built between 1610 and 1654—: La Candelaria, San Juan de Dios, Santa Clara and San Ignacio. This study soughtto identify the elements that shape, materials, connections and construction techniques.Instituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbanonullnullnull2018-02-24T14:45:34Z2020-04-14T20:21:57Z2018-02-24T14:45:34Z2020-04-14T20:21:57Z2014-07-08http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/89201657-9763http://hdl.handle.net/10554/23225spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8920/7212Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 23, Núm. 1 (2010): Arte y arquitectura en la segunda mitad del siglo XXAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-28T21:09:38Z