Cartografías del campo político afrodescendiente en América Latina
Este artigo elabora, em traços gerais, uma cartografia do que se denomina de campo político afrodescendente na América Latina. Após estabelecer uma série de critérios teóricos e metodológicos para a análise histórica dos movimentos negros na modernidade, e dos movimentos afro-americanos em particula...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2009
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
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- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29222
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2273
http://hdl.handle.net/10554/29222
- Palabra clave:
- afrodescendientes; campo político; movimientos antisistémicos
afro-descendents; political camp; anti-systemic movements
afrodescendentes; campo político; movimentos antissistêmicos
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- openAccess
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- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
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Este artigo elabora, em traços gerais, uma cartografia do que se denomina de campo político afrodescendente na América Latina. Após estabelecer uma série de critérios teóricos e metodológicos para a análise histórica dos movimentos negros na modernidade, e dos movimentos afro-americanos em particular, o artigo focaliza-se no surgimento dos movimentos afro-americanos na América Latina no final de 1980. Um dos argumentos principais é a origem de um campo político afrodescendente na América Latina na década de 1990, baseado em uma série de desenvolvimentos dentre os quais se encontram: a emergência de novos movimentos sociais, incluindo movimentos étnico-raciais de afros e indígenas; eventos de espectro regional como a contracomemoração de 1492, em 1992; a Conferência Mundial contra o Racismo de 2001, em Durban, África do Sul; e os efeitos do padrão neoliberal de globalização. O campo político afrodescendente está composto não somente por movimentos sociais, mas também por atores estatais e transnacionais (como o Banco Mundial e a Fundação Ford). O artigo conclui-se com uma análise dos desafios e perspectivas para a política afro-americana, em geral, e para os movimentos afro-latinos em particular, levando em consideração a crise atual do sistema-mundo moderno/colonial |
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http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2273/1579 Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009) Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009) Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009) |
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Cartografías del campo político afrodescendiente en América LatinaCartografias do campo político afrodescendente na América LatinaCartographies of the Political Camp of Afro-Descendents in Latin AmericaLao-Montes, Agustín; University of Massachusetts at Amherst, USAafrodescendientes; campo político; movimientos antisistémicosafro-descendents; political camp; anti-systemic movementsafrodescendentes; campo político; movimentos antissistêmicosEste artigo elabora, em traços gerais, uma cartografia do que se denomina de campo político afrodescendente na América Latina. Após estabelecer uma série de critérios teóricos e metodológicos para a análise histórica dos movimentos negros na modernidade, e dos movimentos afro-americanos em particular, o artigo focaliza-se no surgimento dos movimentos afro-americanos na América Latina no final de 1980. Um dos argumentos principais é a origem de um campo político afrodescendente na América Latina na década de 1990, baseado em uma série de desenvolvimentos dentre os quais se encontram: a emergência de novos movimentos sociais, incluindo movimentos étnico-raciais de afros e indígenas; eventos de espectro regional como a contracomemoração de 1492, em 1992; a Conferência Mundial contra o Racismo de 2001, em Durban, África do Sul; e os efeitos do padrão neoliberal de globalização. O campo político afrodescendente está composto não somente por movimentos sociais, mas também por atores estatais e transnacionais (como o Banco Mundial e a Fundação Ford). O artigo conclui-se com uma análise dos desafios e perspectivas para a política afro-americana, em geral, e para os movimentos afro-latinos em particular, levando em consideração a crise atual do sistema-mundo moderno/colonialEste artículo elabora, a rasgos generales, una cartografía de lo que denomina como el campo político afrodescendiente en América Latina. Luego de establecer una serie de criterios teóricos, metodológicos para el análisis histórico de los movimientos negros en la modernidad y de los movimientos afroamericanos en particular, el artículo se enfoca en la emergencia de movimientos de afrodescendientes en América Latina hacia el final de la década de 1980. Uno de los argumentos principales es que en los 1990s comienza a surgir un campo político afrodescendiente en la región de América Latina con base en una serie de desarrollos incluyendo la emergencia de nuevos movimientos sociales que incluyeron movimientos étnico-raciales de afros e indígenas, eventos de envergadura regional como la contra-celebración del 1492 en el 1992 y la Conferencia Mundial contra el Racismo del 2001 en Durban, Sudáfrica, y los efectos del patrón neoliberal de globalización. El campo político afrodescendiente está compuesto no solo por movimientos sociales sino también por actores estatales y actores transnacionales (como el Banco Mundial y la Fundación Ford). El artículo concluye con un análisis de los desafíos y perspectivas para la política afroamericana en general y para los movimientos Afro-Latinos en particular en vista de la crisis actual del sistema-mundo moderno/colonial.This article lays out, in general terms, what it calls the political camp of Afro-descendents in Latin America. After establishing a series of theoretical and methodological criteria for the historical analysis of black movements in modernity and the Afro-American movements in particular, the article focuses on the emergence of afro-descendant movements in Latin America during the last part of the 1980s. One of the principal arguments is that in the 1990s a political camp of afro-descendents starts to emerge in the region of Latin America based on a series of developments, including the emergence of new social movements that included ethno-racial movements of Afros and indigenous people, events of regional importance like the contra-celebration of 1492 in 1992, the World Conference against Racism 2001 in Durban, South Africa, and the effects of the neoliberal pattern of globalization. The political camp of Afro-descendents is composed not only of social movements, but also of state actors and transnational actors (such as the World Bank and the Ford Foundation). The article concludes with an analysis of the challenges and perspectives of Afro-American politics in general and of Afro-Latin movements in particular considering the current crisis of the modern/colonial world-system.Editorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:49:31Z2020-04-15T18:43:59Z2018-02-24T15:49:31Z2020-04-15T18:43:59Z2009-07-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22732011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29222spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2273/1579Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009)Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009)Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009)Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:58:06Z |