Las contradicciones de la identidad de la Iglesia Israelita del Nuevo Pacto Universal
Há vinte anos, a doutrina da Igreja Israelita do Novo Pacto Universal chegou à Colômbia procedente do Peru. Durante estes anos, sua presença tem se consolidado no município de Santander de Quilichao, ao norte do estado do Cauca. Deste município orienta-se a vida sócio-religiosa da Igreja e planeja-s...
- Autores:
- Tipo de recurso:
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- Fecha de publicación:
- 2009
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- Pontificia Universidad Javeriana
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- Repositorio Universidad Javeriana
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- Acceso en línea:
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- israelite identity; Israelite church; southwestern Colombia
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Há vinte anos, a doutrina da Igreja Israelita do Novo Pacto Universal chegou à Colômbia procedente do Peru. Durante estes anos, sua presença tem se consolidado no município de Santander de Quilichao, ao norte do estado do Cauca. Deste município orienta-se a vida sócio-religiosa da Igreja e planeja-se a expansão desta para o resto da Colômbia. Por meio de diversas estratégias de expansão, têm-se consolidado igrejas locais em diversos lugares do país, participantes da sociedade e da política local e regional sem perder seus nexos com a igreja em Lima, conservando a doutrina criada por seu fundador. A baixa intensidade do seu proselitismo religioso contrasta com a forte identidade social. Dessa maneira, o grupo está preocupado antes no fortalecimento da «identidade israelita», como estratégia de proselitismo, do que na expansão quantitativa de sua doutrina. Esta identidade social baseada em elementos religiosos apresenta diversas contradições que são analisadas no texto. |
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Las contradicciones de la identidad de la Iglesia Israelita del Nuevo Pacto UniversalAs contradições da identidade da Igreja Israelita do Novo Pacto UniversalThe Contradictions of Identity in the Israelites of the New Universal Pact ChurchMeneses, Lucia Eufemia; Universidad del Caucaisraelite identity; Israelite church; southwestern Colombiaisraelite identity; Israelite church; southwestern Colombiaidentidade israelita; Igreja Israelita; Sudoeste da ColômbiaHá vinte anos, a doutrina da Igreja Israelita do Novo Pacto Universal chegou à Colômbia procedente do Peru. Durante estes anos, sua presença tem se consolidado no município de Santander de Quilichao, ao norte do estado do Cauca. Deste município orienta-se a vida sócio-religiosa da Igreja e planeja-se a expansão desta para o resto da Colômbia. Por meio de diversas estratégias de expansão, têm-se consolidado igrejas locais em diversos lugares do país, participantes da sociedade e da política local e regional sem perder seus nexos com a igreja em Lima, conservando a doutrina criada por seu fundador. A baixa intensidade do seu proselitismo religioso contrasta com a forte identidade social. Dessa maneira, o grupo está preocupado antes no fortalecimento da «identidade israelita», como estratégia de proselitismo, do que na expansão quantitativa de sua doutrina. Esta identidade social baseada em elementos religiosos apresenta diversas contradições que são analisadas no texto.La doctrina de la Iglesia Israelita del Nuevo Pacto Universal llegó hace 20 años a Colombia procedente de Perú. En estos años ha consolidado su presencia en el Municipio de Santander de Quilichao, norte del Departamento del Cauca. Desde allí se dirige la vida socio-religiosa de la Iglesia y se planea la expansión en Colombia. Utilizando diversas estrategias de expansión ha consolidado iglesias locales en diversos sitios de la geografía nacional y han participado de la sociedad y política local y regional, sin perder sus nexos con la Iglesia en Lima y guardando la doctrina señalada por su fundador. La baja intensidad de su proselitismo religioso contrasta con la fuerte identidad social, así, el grupo se preocupa más por el fortalecimiento de la «identidad israelita» como estrategia de proselitismo que en la expansión cuantitativa de su doctrina. Es identidad social basada en elementos religiosos presenta diversas contradicciones que son analizadas en el texto.The doctrine of the Identity in the Israelites of the New Universal Pact church arrived in Colombia 20 years ago from Peru. During these years it has consolidated its presence in the region Municipio de Santander de Quilichao, at the north of the Cauca state. From there, the church manages its the socio-religious life plans its expansion throughout Colombia. Using diverse expansion strategies, it has consolidated local churches in several different places of the national geography, and it has participated in local society and politics, without losing its nexus with the church in Lima and maintaining the doctrine laid out by its founder. The low intensity of its religious proselytism contrasts with its strong social identity; thus, the group is more concerned with the strengthening of the “Israelite identity” as strategy of expansion than the quantitative expansion of its doctrine. This social identity based on religious elements presents a series of contradictions that are analyzed in this text.Editorial Pontificia Universidad Javeriananullnullnull2018-02-24T15:49:11Z2020-04-15T18:43:06Z2018-02-24T15:49:11Z2020-04-15T18:43:06Z2009-07-01http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22682011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29110spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2268/1569Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009)Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009)Universitas Humanística; Vol. 68, Núm. 68 (2009)Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:54:25Z |