Las contradicciones de la identidad de la Iglesia Israelita del Nuevo Pacto Universal

Há vinte anos, a doutrina da Igreja Israelita do Novo Pacto Universal chegou à Colômbia procedente do Peru. Durante estes anos, sua presença tem se consolidado no município de Santander de Quilichao, ao norte do estado do Cauca. Deste município orienta-se a vida sócio-religiosa da Igreja e planeja-s...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2009
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29110
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2268
http://hdl.handle.net/10554/29110
Palabra clave:
israelite identity; Israelite church; southwestern Colombia
israelite identity; Israelite church; southwestern Colombia
identidade israelita; Igreja Israelita; Sudoeste da Colômbia
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Há vinte anos, a doutrina da Igreja Israelita do Novo Pacto Universal chegou à Colômbia procedente do Peru. Durante estes anos, sua presença tem se consolidado no município de Santander de Quilichao, ao norte do estado do Cauca. Deste município orienta-se a vida sócio-religiosa da Igreja e planeja-se a expansão desta para o resto da Colômbia. Por meio de diversas estratégias de expansão, têm-se consolidado igrejas locais em diversos lugares do país, participantes da sociedade e da política local e regional sem perder seus nexos com a igreja em Lima, conservando a doutrina criada por seu fundador. A baixa intensidade do seu proselitismo religioso contrasta com a forte identidade social. Dessa maneira, o grupo está preocupado antes no fortalecimento da «identidade israelita», como estratégia de proselitismo, do que na expansão quantitativa de sua doutrina. Esta identidade social baseada em elementos religiosos apresenta diversas contradições que são analisadas no texto.