Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)

A partir da premissa que o automóvel transmudou substancialmente a vida urbana, este artigo visa investigar a dimensão ideacional que os residentes de dois bairros da cidade colombiana de Cali possuem sobre a mobilidade e os meios de transporte. Para isso, a análise vai ser baseada em uma interpreta...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
article
Fecha de publicación:
2018
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/37051
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22472
http://hdl.handle.net/10554/37051
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA_ba9e17aeb29c1170d720211c16a4b0be
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/37051
network_acronym_str JAVERIANA
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)García Jerez, Francisco AdolfoA partir da premissa que o automóvel transmudou substancialmente a vida urbana, este artigo visa investigar a dimensão ideacional que os residentes de dois bairros da cidade colombiana de Cali possuem sobre a mobilidade e os meios de transporte. Para isso, a análise vai ser baseada em uma interpretação  durkhemniana da representação social, entendendo que esta não é uma dimensão autónoma configurada de volta à realidade fatual, mas, pelo contrário, que interage, estrutura e é estruturada pelas práticas sociais. Três são as representações que, por fim, confluem na configuração de uma lógica automobilística nos moradores dos dois bairros de camadas meias analisados, as quais poderiam se sintetizar do modo: a do desiderátum da mobilidade sustentável, a do automóvel como dispositivo eficiente e a da mistificação do dirigimento.Partiendo de la premisa de que el automóvil ha transmutado sustancialmente la vida urbana, este artículo tiene como objetivo indagar sobre la dimensión ideacional que los residentes de dos barrios de la ciudad colombiana de Cali poseen acerca de su movilidad y de los medios de transporte. Para ello, el análisis se basará en una interpretación durkheimiana de la representación social, entendiendo que esta última no es una dimensión autónoma que se configura de espalda a la realidad fáctica sino, muy al contrario, que esta interactúa, estructura y es estructurada por las prácticas sociales. Tres son las representaciones que, finalmente, confluirán en la configuración de una lógica automovilística en los residentes de los dos barrios de clases medias analizados, y que podrían sintetizarse del siguiente modo: la del desiderátum de la movilidad sostenible, la del automóvil como dispositivo eficiente y la de la mixtificación de la conducción.Based on the premise that the car has substantially transformed urban life, the aim of this article is to investigate the dimension of the ideas that residents of two neighborhoods in Cali (Colombia) have about their mobility and means of transportation. For this purpose, the analysis will be grounded on a Durkheim-based interpretation of social representation, understanding that this is not an autonomous dimension configured with its back turned against factual reality; rather, it interacts, structures, and is structured by social practices. Three representations will finally converge in the configuration of automotive logic in the residents of the two middle-class neighborhoods analyzed, which could be summarized as follows: the desideratum of sustainable mobility, the automobile as an efficient device, and the mystification of driving.Editorial Pontificia Universidad Javeriana2020-04-15T18:40:54Z2020-04-15T18:40:54Z2018-06-29http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2247210.11144/Javeriana.uh85.ecrl2011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/37051spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22472/19883Universitas Humanística; Vol 85 No 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicasUniversitas Humanística; Vol. 85 Núm. 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicasUniversitas Humanística; v. 85 n. 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicasAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:55:21Z
dc.title.none.fl_str_mv Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)
title Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)
spellingShingle Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)
García Jerez, Francisco Adolfo
title_short Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)
title_full Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)
title_fullStr Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)
title_full_unstemmed Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)
title_sort Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)
dc.creator.none.fl_str_mv García Jerez, Francisco Adolfo
author García Jerez, Francisco Adolfo
author_facet García Jerez, Francisco Adolfo
author_role author
description A partir da premissa que o automóvel transmudou substancialmente a vida urbana, este artigo visa investigar a dimensão ideacional que os residentes de dois bairros da cidade colombiana de Cali possuem sobre a mobilidade e os meios de transporte. Para isso, a análise vai ser baseada em uma interpretação  durkhemniana da representação social, entendendo que esta não é uma dimensão autónoma configurada de volta à realidade fatual, mas, pelo contrário, que interage, estrutura e é estruturada pelas práticas sociais. Três são as representações que, por fim, confluem na configuração de uma lógica automobilística nos moradores dos dois bairros de camadas meias analisados, as quais poderiam se sintetizar do modo: a do desiderátum da mobilidade sustentável, a do automóvel como dispositivo eficiente e a da mistificação do dirigimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
2020-04-15T18:40:54Z
2020-04-15T18:40:54Z
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
Artículo de revista
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:eu-repo/semantics/article
Artículo revisado por pares
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22472
10.11144/Javeriana.uh85.ecrl
2011-2734
0120-4807
http://hdl.handle.net/10554/37051
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22472
http://hdl.handle.net/10554/37051
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.uh85.ecrl
2011-2734
0120-4807
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22472/19883
Universitas Humanística; Vol 85 No 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicas
Universitas Humanística; Vol. 85 Núm. 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicas
Universitas Humanística; v. 85 n. 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicas
dc.rights.none.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
publisher.none.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositorio Universidad Javeriana
instname:Pontificia Universidad Javeriana
instacron:Pontificia Universidad Javeriana
instname_str Pontificia Universidad Javeriana
instacron_str Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
reponame_str Repositorio Universidad Javeriana
collection Repositorio Universidad Javeriana
_version_ 1803712820068483072