Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)
A partir da premissa que o automóvel transmudou substancialmente a vida urbana, este artigo visa investigar a dimensão ideacional que os residentes de dois bairros da cidade colombiana de Cali possuem sobre a mobilidade e os meios de transporte. Para isso, a análise vai ser baseada em uma interpreta...
- Autores:
- Tipo de recurso:
- article
- Fecha de publicación:
- 2018
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/37051
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22472
http://hdl.handle.net/10554/37051
- Palabra clave:
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA_ba9e17aeb29c1170d720211c16a4b0be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/37051 |
network_acronym_str |
JAVERIANA |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia)García Jerez, Francisco AdolfoA partir da premissa que o automóvel transmudou substancialmente a vida urbana, este artigo visa investigar a dimensão ideacional que os residentes de dois bairros da cidade colombiana de Cali possuem sobre a mobilidade e os meios de transporte. Para isso, a análise vai ser baseada em uma interpretação durkhemniana da representação social, entendendo que esta não é uma dimensão autónoma configurada de volta à realidade fatual, mas, pelo contrário, que interage, estrutura e é estruturada pelas práticas sociais. Três são as representações que, por fim, confluem na configuração de uma lógica automobilística nos moradores dos dois bairros de camadas meias analisados, as quais poderiam se sintetizar do modo: a do desiderátum da mobilidade sustentável, a do automóvel como dispositivo eficiente e a da mistificação do dirigimento.Partiendo de la premisa de que el automóvil ha transmutado sustancialmente la vida urbana, este artículo tiene como objetivo indagar sobre la dimensión ideacional que los residentes de dos barrios de la ciudad colombiana de Cali poseen acerca de su movilidad y de los medios de transporte. Para ello, el análisis se basará en una interpretación durkheimiana de la representación social, entendiendo que esta última no es una dimensión autónoma que se configura de espalda a la realidad fáctica sino, muy al contrario, que esta interactúa, estructura y es estructurada por las prácticas sociales. Tres son las representaciones que, finalmente, confluirán en la configuración de una lógica automovilística en los residentes de los dos barrios de clases medias analizados, y que podrían sintetizarse del siguiente modo: la del desiderátum de la movilidad sostenible, la del automóvil como dispositivo eficiente y la de la mixtificación de la conducción.Based on the premise that the car has substantially transformed urban life, the aim of this article is to investigate the dimension of the ideas that residents of two neighborhoods in Cali (Colombia) have about their mobility and means of transportation. For this purpose, the analysis will be grounded on a Durkheim-based interpretation of social representation, understanding that this is not an autonomous dimension configured with its back turned against factual reality; rather, it interacts, structures, and is structured by social practices. Three representations will finally converge in the configuration of automotive logic in the residents of the two middle-class neighborhoods analyzed, which could be summarized as follows: the desideratum of sustainable mobility, the automobile as an efficient device, and the mystification of driving.Editorial Pontificia Universidad Javeriana2020-04-15T18:40:54Z2020-04-15T18:40:54Z2018-06-29http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDFapplication/pdfhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2247210.11144/Javeriana.uh85.ecrl2011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/37051spahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22472/19883Universitas Humanística; Vol 85 No 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicasUniversitas Humanística; Vol. 85 Núm. 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicasUniversitas Humanística; v. 85 n. 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicasAtribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2reponame:Repositorio Universidad Javerianainstname:Pontificia Universidad Javerianainstacron:Pontificia Universidad Javeriana2023-03-29T17:55:21Z |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia) |
title |
Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia) |
spellingShingle |
Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia) García Jerez, Francisco Adolfo |
title_short |
Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia) |
title_full |
Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia) |
title_fullStr |
Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia) |
title_full_unstemmed |
Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia) |
title_sort |
Entre cuatro ruedas: lógica automovilística y barrios semicerrados en la ciudad de Cali (Colombia) |
dc.creator.none.fl_str_mv |
García Jerez, Francisco Adolfo |
author |
García Jerez, Francisco Adolfo |
author_facet |
García Jerez, Francisco Adolfo |
author_role |
author |
description |
A partir da premissa que o automóvel transmudou substancialmente a vida urbana, este artigo visa investigar a dimensão ideacional que os residentes de dois bairros da cidade colombiana de Cali possuem sobre a mobilidade e os meios de transporte. Para isso, a análise vai ser baseada em uma interpretação durkhemniana da representação social, entendendo que esta não é uma dimensão autónoma configurada de volta à realidade fatual, mas, pelo contrário, que interage, estrutura e é estruturada pelas práticas sociais. Três são as representações que, por fim, confluem na configuração de uma lógica automobilística nos moradores dos dois bairros de camadas meias analisados, as quais poderiam se sintetizar do modo: a do desiderátum da mobilidade sustentável, a do automóvel como dispositivo eficiente e a da mistificação do dirigimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 2020-04-15T18:40:54Z 2020-04-15T18:40:54Z |
dc.type.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 Artículo de revista http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 info:eu-repo/semantics/article Artículo revisado por pares info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22472 10.11144/Javeriana.uh85.ecrl 2011-2734 0120-4807 http://hdl.handle.net/10554/37051 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22472 http://hdl.handle.net/10554/37051 |
identifier_str_mv |
10.11144/Javeriana.uh85.ecrl 2011-2734 0120-4807 |
dc.language.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/22472/19883 Universitas Humanística; Vol 85 No 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicas Universitas Humanística; Vol. 85 Núm. 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicas Universitas Humanística; v. 85 n. 85 (2018): Ciudadanía y movilidad urbana: prácticas, experiencias, estrategias y políticas públicas |
dc.rights.none.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional info:eu-repo/semantics/openAccess http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editorial Pontificia Universidad Javeriana |
publisher.none.fl_str_mv |
Editorial Pontificia Universidad Javeriana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositorio Universidad Javeriana instname:Pontificia Universidad Javeriana instacron:Pontificia Universidad Javeriana |
instname_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
instacron_str |
Pontificia Universidad Javeriana |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
reponame_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
collection |
Repositorio Universidad Javeriana |
_version_ |
1803712820068483072 |